Futebol

Esporte predileto dos brasileiros

O futebol é um dos esportes mais populares no Brasil. A forma simples de jogar e a presença constante na vida das pessoas faz da modalidade um ícone da cultura brasileira.

Atualmente, as crianças crescem assistindo ao futebol pela TV, visitando estádios com os pais, ou são presenteadas pelos familiares com roupas de times ao nascer, o que caracteriza maneiras indiretas de influenciar a preferência pelo esporte.

A história do futebol passou por muitas mudanças. Os primeiros sinais surgiram com a prática de jogos violentos. Mas, com o passar dos anos, o esporte definiu regras, se popularizou e conquistou espaço em diversos países do mundo.

Origem do futebol

O início do futebol ainda é algo incerto, mas há relatos de que as pessoas utilizavam bolas para praticar jogos, porém sem as instruções dos dias atuais. Os historiadores confirmam a existência do esporte em diversas culturas antigas.

Os primeiros sinais apareceram na China por volta de 3000 a.C. Os militares chineses praticavam um jogo que funcionava como uma espécie de treino militar. Eles faziam isso sempre que voltavam da Guerra, mas ao invés de bolas, os chutes eram realizados contra a cabeça dos inimigos.

No Japão, o esporte já não era tão violento. O “Kemari”, como era conhecido, acontecia em um campo de aproximadamente 200 metros quadrados e era praticado por integrantes da corte do imperador japonês. Na época, era proibido o contato físico entre os participantes.

Outra referência de futebol na história antiga foi um esporte criado pelos gregos em meados do século I a.C. O jogo era conhecido como “Episkiros” e nele os soldados se dividiam em duas esquipes de nove jogadores cada.

O que chamava atenção nesse jogo era o material da bola: feita de bexiga de boi e preenchida com areia. O terreno em que acontecia as partidas tinha o formato retangular parecido com o dos dias atuais.

Futebol na Idade média

Os primeiros relatos do futebol começaram a surgir na Idade Média, porém o esporte era considerado muito violento. Na Itália havia um jogo conhecido como gioco del cálcio composto por 27 jogadores. Para conseguir a vitória, era permitido usar pontapés, socos, rasteiras, e praticar outros atos violentos.

Com isso, o jogo foi extinto, mas acabou retornando. Nesse momento, os atos começaram a ser controlados por mais de 10 juízes.

Primeiras regras

O futebol foi sistematizado na Inglaterra com a instituição das primeiras regras. O esporte recebeu o primeiro código unificado em 1848 e a partir de então, a prática foi autorizada em qualquer lugar do mundo.

Com isso, a bola passou a ser de couro e o tamanho do campo definido. Além dessas regras, outras evoluções foram implantadas a partir de 1871 com a introdução dos guarda-redes (goleiro); a determinação do tempo de 90 minutos (1875); o pênalti (1891) e a regra do impedimento (1907).

O futebol começou a ser jogado profissionalmente em todo o mundo a partir de 1885.  Em 1897, uma equipe inglesa, conhecida como Corinthians, realizou uma excursão fora da Europa com o objetivo de expandir o esporte para todo o mundo.

Futebol no Brasil
O futebol é um dos esportes mais populares do mundo. (Foto: Pixabay)

A maior organizadora de esportes no mundo, a FIFA (Federação Internacional de Futebol Association), foi criada em 1904. Ela é quem organiza os maiores campeonatos de seleções, como a Copa do Mundo de Futebol, a cada 4 anos. Além disso, a FIFA é responsável por organizar a Copa Libertadores da América, Copa da UEFA, Liga dos Campeões da Europa e Copa Sul-Americana.

Futebol no Brasil

O Brasil conheceu o esporte oficialmente através do estudante brasileiro Charles Miller. Ele viajou para Inglaterra e retornou ao país trazendo as primeiras instruções do futebol em um livro, além da primeira bola de couro. Com isso, Miller ficou conhecido como o “pai do futebol”.

Apesar disso, o primeiro time de futebol do Brasil foi fundado em maio de 1888. O São Paulo Athletic já existia antes das técnicas oficiais serem trazidas por Charles Miller.

Porém, a primeira disputa entre times no Brasil ocorreu em 1895.  O jogo aconteceu entre dois times organizados por funcionários de uma empresa inglesa, que atuava na cidade de São Paulo. 

Primeira Copa

No Brasil, a primeira Copa do Mundo foi realizada em 1950 com a disputa da seleção brasileira contra a seleção uruguaia. Mas, infelizmente o Brasil perdeu o título nesse jogo, ficando o placar por 2×1.

Jogadores influentes

Pelé: é considerado o maior futebolista da história. O jogador ficou conhecido pela sua excelente habilidade em campo, sendo considerado o maior artilheiro da seleção brasileira pela FIFA e o único futebolista a fazer parte de três equipes campeãs da Copa do Mundo. Em toda a sua carreira, Pelé marcou um total de 1282 gols.

Mané Garrincha: o jogador foi considerado por muitos brasileiros o maior ponta-direita da história do futebol. Ele ficou notoriamente conhecido em 1962 quando assumiu o lugar de Pelé (após uma contusão) durante um jogo da Copa do Mundo.

Ronaldo: considerado “fenômeno” na história do futebol no Brasil, Ronaldo foi eleito três vezes o melhor jogador do mundo.  Ele integrou a seleção brasileira em dois momentos vitoriosos: nas  Copas do Mundo de 1994 e 2002.

Romário: é considerado o quarto maior artilheiro da seleção brasileira com um total de 55 gols marcados, inclusive superou a marca de gols realizado por Pelé em jogos da seleção. Atualmente, o jogador é empresário e ocupa um cargo político no país.

Ronaldinho Gaúcho: foi nomeado melhor jogador do mundo pela FIFA em 2004 e 2005. Além disso, foi considerado o maior artilheiro da sua geração. Atualmente, é embaixador do Barcelona.

Neymar Jr: considerado o maior jogador em atividade no país e um dos maiores futebolista no mundo. Entrou para a história do futebol brasileiro ao marcar o gol do primeiro título olímpico da história da seleção brasileira. Atualmente, Neymar joga no Paris Saint Germain.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDONÇA, Camila. Futebol; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/futebol >. Acesso em 06 de dezembro de 2019 às 20:21.

Copiar referência

Outros Artigos de Educação Física

Importância da atividade física para saúde

A importância da atividade física para a saúde

A importância da atividade física para a saúde está diretamente […]

esportes-paralimpicos-atletismo-pista

Esportes Paralímpicos

Os Esportes Paralímpicos melhoram a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora […]

beisebol

Beisebol

Em uma partida de beisebol o objetivo  é pontuar batendo […]

ginástica laboral

Ginástica laboral

A ginástica laboral é o alongamento de várias partes do […]