Gastroenterologia

Especialidade da medicina que estuda e trata o sistema digestivo

A gastroenterologia é o ramo da medicina responsável por cuidar do conjunto de órgãos que constituem o sistema digestivo do corpo humano.

O aparelho digestivo é composto pela boca, esôfago, estômago, intestino grosso, intestino delgado, fígado, pâncreas, vesícula biliar, cólon, concluindo no íleo.

O especialista responsável pelo estudo dessa ramificação da medicina é o gastroenterologista, apto para desenvolver funções e avaliar diagnósticos relacionados a área digestiva.

Oriunda do grego, a palavra “gastroenterologia” deriva dos termos gastro = estômago + entero = intestino.

O profissional capacitado para atuar na área é avaliado através da prova de títulos de especialista, desenvolvida por meio de comissão técnica responsável pelo procedimento.

A gastroenterologia estuda também o sistema digestivo
A gastroenterologia é responsável por tratar enfermidades do sistema digestivo. (Foto: Wikipédia)

Após a graduação realizada no período regular de clínica geral, o profissional demonstra interesse na especialização.

Somente o profissional que obtiver o título de especialista reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou a comprovação por meio da prova de títulos terá permissão para atuar como gastroenterologista.

Além de atuar na função de clínica médica, também possui aptidão técnica para realizar exames ou fazer cirurgias gastroenterológicas.

De acordo com as regras estabelecidas no Brasil, além do curso de nível superior em Medicina, o estudante precisa fazer uma residência médica de mais dois anos, pelo menos, com o intuito de concluir a especialização.

Além das funções específicas, o médico também poderá atuar em áreas que não possuem uma especificidade clínica, sendo também administrada pelo especialista em gastroenterologia.

Dentre elas estão a endoscopia digestiva, sistema digestivo voltado para atender crianças e funções da hepatologia.

Doenças tratadas pela gastroenterologia

Há uma vasta lista de enfermidades diagnosticadas e tratadas por esta especialidade médica, entretanto, as mais comuns e conhecidas são gastrite, úlceras, colite, inflamação do pâncreas e esofagites, que são as infamações no esôfago.

Em alguns pacientes, ainda que não haja nenhum tipo de enfermidade, mas apresentem disfunção no processo digestivo, também devem pedir o auxílio destes profissionais.

Além da consulta e histórico de sintomas do paciente, o médico, muitas vezes, também irá solicitar exames para concluir o diagnóstico. São eles:

  • Endoscopia Digestiva Alta: analisa as funções condições de funcionamento do estômago, esôfago e regiões do duodeno, com o objetivo de avaliar a presença de gastrites e úlceras.
  • Colonoscopia: avalia as condições relacionadas ao intestino grosso.

Alguns exames de sangue, realizados em laboratório, também podem ser solicitados para verificar a glicose, colesterol e proteína do sangue, exatamente para identificar a qualidade de produção do fígado e a função hepática, além de outras funções importantes para detectar o problema.

Enfermidades do sistema digestivo

Abaixo, estão listadas as principais doenças de responsabilidade da gastroenterologia, suas características, riscos e evolução que podem prejudicar a pessoa afetada.

  • Gastrite: é um tipo de inflamação que afeta as paredes do estômago, causando sensação de queimação, dor e azia, podendo ser provocada por fatores diferentes.

A doença pode ter caráter agudo (quando surge de repente) ou então pode ser crônica. Nesse caso, ela leva um tempo maior para se instalar e demanda mais tempo para ser controlada.

A gastrite pode acometer toda a área da parede estomacal ou uma parte dela, podendo provocar intensa inflamação, lesão no órgão, além da perda da mucosa estomacal. A gastrite erosiva pode causar úlceras e sangramentos nas fezes.

  • Úlceras: a úlcera gástrica é uma inflamação que acomete o estômago e o esôfago, em casos mais raros. Os principais sintomas são queimação e dor na área intestinal, principal na região estomacal.
  • Colite: a colite ocorre quando há inflamação do intestino grosso, sendo de caráter agudo ou crônico, a depender da gravidade e nível de evolução da enfermidade.

Os principais sintomas da colite incluem: dilatação abdominal, dor abdominal constante ou reincidente, sangue nas fezes, calafrios, necessidade constante de evacuação, desidratação, diarreia e febre

  • Pancreatite: como o próprio nome já sugere, é um tipo de inflamação no pâncreas. Localizado atrás do estômago, o pâncreas tem a função de digerir as gorduras e carboidratos absorvidos.

Os principais sintomas da pancreatite são dor abdominal superior, dor abdominal que se prolonga até as costas, náuseas, vômitos e febre.

  • Esofagite: é uma inflamação da parede do esôfago, um órgão muscular que desce pelo tórax, na frente da coluna vertebral, responsável por transportar os alimentos da boca até o estômago, principal órgão que realiza o processo digestivo.

O surgimento da esofagite ocorre por vários fatores, dentre eles estão obesidade, excesso de vômitos, dieta sem acompanhamento médico, uso de álcool e hábito de tabagismo.

Principais atividades do gastroenterologista

O médico gastroenterologista, depois de realizar a consulta e solicitar os exames de laboratório e testes laboratoriais, faz um diagnóstico preciso da enfermidade.

O especialista atua na prevenção, orientando os pacientes sobre os hábitos saudáveis que devem ser adotados para melhoria do aparelho digestivo.

Neste caso, deve sempre avaliar o histórico familiar, os exames já realizados e os hábitos adotados pelo paciente.

Portanto, o médico gastroenterologista é responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças que acometem o aparelho digestório.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Neves, Juliete. Gastroenterologia; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/gastroenterologia >. Acesso em 30 de janeiro de 2020 às 02:32.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

Celoma

O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]

Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]

Cavalo

O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]

Caule

O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]