Granito

Rocha ígnea formada por um conjunto de minerais (quartzo, feldspato e mica)

Granito é uma rocha magmática ou ígnea composta por elementos químicos encontrados naturalmente no planeta, os minerais.  A rocha é resultado do resfriamento lento e da solidificação do magma (lava vulcânica) no interior da crosta terrestre. 

A coloração diversificada desta rocha e o seu brilho provém dos mineiras. O granito é estudado na geografia do Brasil, no campo de estudo da geologia.

Granito
Decoração de uma cozinha com bancada de granito na tonalidade amarelada. (Foto: Pixabay)

Composição

O granito é composto por variadas associações de quartzo, feldspato, micas, anfíbolas, piroxenas e olivina. Alguns desses minerais podem não estar presentes na rocha.

Contudo, na sua composição mineralógica estão mais presente:

  • Quartzo – um mineral incolor e no granito se encontra em forma de grãos cinzas. O quartzo, assim como a maioria dos minerais é formado por fracções que aparentam figuras geométricas, formando lindos cristais;
  • Feldspato (ortoclase, sanidina e microlina) – mineral que apresenta uma variedade de tonalidade: verde, creme-acinzentada, amarelo, vermelho e branco;
  • Mica (biotite e moscovite) – responsável pelo brilho do granito, ela corresponde aos pequenos grãos na cores preta ou cinza-escura. Além disso, é usada no ferro de passar por ser um bom isolante de calor de eletricidade.

Características

As rochas ígneas se caracterizam pelo altíssimo grau de resistência, de dureza. Granito é um material cristalino, mas sua coloração depende principalmente do tipo de feldspato, que pode assumir tonalidades de branco, verde, vermelho, amarelo claro, etc. Essas tonalidades dependem do grau de impureza e das características dos outros minerais.

O tamanho dos cristais presentes no granito dependerá do tempo de resfriamento. Além disso, é uma rocha resistente a riscos e agentes químicos.

História

A palavra granito vem do latim “granum” que quer dizer “grão”. Os egípcios foram os primeiros a extrair e fazer uso da rocha, e posteriormente passou a ser utilizado na arquitetura romana. A civilização egípcia era bastante preocupada com a estética, por isso o granito era utilizado muito em construções de monumentos e túmulos faraônicos, enquanto que na Idade Média, a rocha foi utilizada fortemente nas igrejas e nas casas. Atualmente, ela é usada na construção civil como rocha ornamental para revestimento de pisos, paredes e pias.

Extração no Brasil

O Brasil é um dos maiores exportadores do mundo, sendo um dos principais produtores de granito. No país, entre os maiores e mais valorizados exploradores desse tipo de rocha ornamental destacam-se os estados da Bahia (com rochas na tonalidade azuladas), Minas Gerais (tonalidade na cor lilás) e São Paulo (tonalidade esverdeada).

Granito
Pedra de Granito. (Foto: Wikipedia)

Como é feita a extração?

A extração da rocha tem início em reservas naturais de grande montanhas rochosas, as jazidas, locais onde esse tipo de pedra está em seu estado natural.

O granito é extraído em pedaços e, posteriormente, por meio de equipamentos com discos de diamante é cortado. O processo de extração é finalizado após o profissional demarcar os vários formatos de corte do material que será ilustrado e polido, e em seguida comercializado.

Dureza, porosidade e permeabilidade

O granito é uma das pedras mais duras, e pode resistir a altas pressões e a vários elementos.  Sua dureza é mensurada de acordo com a escala de Mohs, e fica entre 6 e 7 em uma escala de 1 a 10.

A porosidade da rocha é bem baixa, normalmente entre 0,4 a 1,5%, o que tende a ter um desenho de veios e não poroso. A impermeabilidade mensura como os veios da rocha se interconectam criando “sistema de inundação”. A rocha tem um percentual de absorção entre 0,2 e 0,5.

Diferença entre granito e mármore

O granito é um material mais resistente, menos poroso e formado pelos três principais minerais (mica, quartzo e feldspato), enquanto que o mármore é uma rocha composta principalmente por minerais de calcita.

Em relação à coloração, o mármore apresenta uma cor mais uniformizada, enquanto o granito é mais misturado com pontos pretos. Outra diferença é que o mármore é mais poroso que o granito, então é mais sensível às manchas e pode absorver gordura.

O Brasil produz e exporta muito granito, mas a produção de mármore é bem menor, fazendo com que seu valor seja mais elevado. E para diferenciar se uma pedra é mármore ou granito, basta pegar um objeto de metal e riscar a superfície do material, pois o mármore é mais suscetível à mancha e o granito não.

Curiosidades

  • O granito é radioativo, por conter uma quantia acima do normal de urânio, que pode provocar o gás radônio, e este pode causar tumores cancerígenos;
  • O granito é responsável por formar os penhascos mais altos do mundo, como o “Great Tango Tower”, no Paquistão, com 1676 metros de altura. Esse penhasco é formado por granito baltoro. “Mont Blanc, na França, “Ruth Gorge”, no Alasca, “Burgados”, no Canadá são outros grandes penhascos formados pela rocha;
  • Todo granito encontrado na superfície terrestre vem das altíssimas profundidades, geralmente em volta de 32km subterrâneos;
  • Está no Himalaia, com 8586 metros de queda, o “Kangchengjunga”, a maior montanha de granito do mundo, sendo a terceira em tamanho, atrás apenas do Evereste (8848 metros) e do K2 (8611metros);
  • Os granitos da Cidade das Rochas, no Idaho, “Cochise Stronghold”, no “Monte Lemmon” e no “Little Cottonwood Canyon”, no Utah foram formados na mesma época, há mais de 30 milhões de anos, mas possuem granitos distintos entre si.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Lima, Cleane. Granito; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/granito >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 15:18.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]