Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Guerra Civil
História
Conteúdos Escolares » Disciplinas » História » Guerra Civil
Postado por Fabiana Dias em 14/03/2019 e atualizado pela última vez em 15/03/2019
Guerra Civil é um conflito armado entre membros de uma mesma nação, cujo objetivo é assumir o controle de determinada região ou de toda uma nação, a fim de conseguir independência ou alteração de políticas do governo.
Diferente de uma guerra entre nações, em uma guerra civil não há luta contra uma ameaça externa. Salvo em raros casos em que o conflito se dá entre dois países que foram criados a partir da divisão de um único Estado.
em uma guerra civil não há luta contra uma ameaça externa. Salvo em raros casos em que o conflito se dá entre dois países que foram criados a partir da divisão de um único Estado.
Também pode ser considerada como guerra civil, o conflito de um Estado contra um grupo de opositores dentro do mesmo território. Muitas vezes, as guerras civis envolvem forças armadas regulares e podem resultar em um grande número de vítimas e no consumo de recursos expressivos.
Muitas vezes, as guerras civis envolvem forças armadas regulares e podem resultar em um grande número de vítimas e no consumo de recursos expressivos.
Um dos fatores que contribuem para a explosão de uma guerra civil é a instabilidade política de uma nação. Países com governos autoritários ou com oscilações constantes do cenário político são, historicamente, alvos de conflitos civis.
Estudiosos definem guerra civil como um conflito violento dentro de um país entre grupos organizados que visam tomar o poder central ou em uma região, ou para alterar as políticas do governo.
Alguns cientistas políticos divergem sobre o conceito de guerra civil. Enquanto uns consideram uma guerra civil como tendo mais de mil vítimas, outros ainda consideram que pelo menos cem vítimas devem vir de cada lado do conflito.
No século XIX, grandes potências mundiais se reuniram na cidade de Genebra, Suíça, para discutir os limites da guerra. Assim, surgiu a Convenção de Genebra, a partir da qual foram elaborados tratados internacionais entre 1864 e 1949.
Apesar de não definir especificamente a guerra civil, a Convenção de Genebra definiu os critérios de qualificação para os atos que inclui guerras civis. Entre as condições listadas estão:
a Convenção de Genebra definiu os critérios de qualificação para os atos que inclui guerras civis.
Cabe ressaltar que os tratados, geralmente, são revisados para se adaptar às novas tecnologias e formas de combate.
Os motivos para uma comunidade entrar em conflito armado são variados, desde razões religiosas até pretextos territoriais e econômicos. As guerras civis costumam apresentar algumas características e os principais aspectos que caracterizam o conflito nacional são:
Antes do período da Segunda Guerra Mundial as guerras civis duravam em média 1 ano e meio. No entanto, desde o fim do conflito militar global que os conflitos nacionais passaram a se estender para, em média, pouco mais de quatro anos.
A partir de meados do século XIX, a taxa de surgimento de novas guerras se tornaram constantes. Além disso, aumentou o número de conflitos em curso simultaneamente em diferentes países.
A partir de meados do século XIX, a taxa de surgimento de novas guerras se tornaram constantes.
No início do século XX haviam cerca de cinco conflitos simultâneos, já no final da Guerra Fria, o número de guerras civis concomitante passavam de 20.
Esses números caíram após o fim do conflito ideológico e houve uma diminuição significativa, no entanto, ao longo dos anos subsequentes outras guerras foram surgindo, fazendo vítimas em diversos países do mundo.
Estima-se que desde 1945, as guerras civis já mataram mais de 25 milhões de pessoas, provocou colapsos econômicos em diversas nações, forçou a migração de milhões de pessoas que foram obrigadas a sair do país para fugir dos conflitos.
O Brasil já passou por algumas guerras civis que vão desde conflitos do Período Regencial à Revolução de 1932. Entre os principais exemplos de guerra civil no Brasil, estão:
Calcula-se que o conflito matou cerca de 20 mil sertanejos e 5 mil militares.
Algumas cidades foram bombardeadas e estima-se que mais de 600 tenham morrido, apesar dos números serem imprecisos.
Na atualidade, diversos países do mundo encontram-se em conflitos armados. A estimativa é que esses conflitos sejam responsáveis por mais de mil mortes violentas por ano, com base em uma categorização utilizada pelo Programa de Dados de Conflitos de Uppsala, que foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
estimativa é que esses conflitos sejam responsáveis por mais de mil mortes violentas por ano, com base em uma categorização utilizada pelo Programa de Dados de Conflitos de Uppsala, que foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
As principais guerras civis em andamento na atualidade ocorrem em diversos lugres do mundo e continuam fazendo vítimas fatais.
DIAS, Fabiana. Guerra Civil; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/guerra-civil >. Acesso em 11 de dezembro de 2019 às 22:44.
A China Antiga tem uma vasta contribuição para o desenvolvimento […]
As Causas da Segunda Guerra Mundial formaram um conjunto de […]
As Causas da Revolução Industrial foram eventos que promoveram muitas […]
Uma das Causas da Primeira Guerra Mundial, a razão que […]