Guerra do Vietnã

Conflito ideológico que aconteceu entre 1959 a 1975

A Guerra do Vietnã aconteceu entre os anos de 1959 e 1975 e foi motivada por divergências ideológicas entre o Vietnã do Norte e o Vietnã o Sul. Esse conflito contou com a participação intensa do exército dos Estados Unidos e é conhecido até hoje como um dos conflitos armados mais violentos do século XX.

Ainda hoje, a população vietnamita sofre com os danos deixado pela guerra. Acredita-se que entre 1,5 milhão e 3 milhões de pessoas tenham morrido nessa guerra.

Guerra do Vietnã
A Guerra do Vietnã foi uma das mais sangrentas da história. (Foto: Flickr)

Contexto histórico da Guerra do Vietnã

O início da Guerra do Vietnã está diretamente ligado aos desdobramentos da Guerra da Indochina, que aconteceu entre 1946 e 1954. Essa guerra começou com um grupo de vietnamitas que entraram em conflito direto contra o domínio da França no território da Indochina, composto pelos países Laos, Camboja e Vietnã, e chamado de Indochina Francesa.

Após a guerra, o Vietnã garantiu sua independência determinada através da Conferência de Genebra. Essa conferência também definiu que o Vietnã seria dividido em dois países de ideologias políticas distintas. São eles:

  • Vietnã do Sul (apoiado pelos Estados Unidos), governado por Bao Dai (substituído em 1955 por Ngo Diem Dinh), teria orientação capitalista e teria como capital Saigon
  • Vietnã do Norte (apoiado pela União Soviética), governado por Ho Chi Minh, teria orientação comunista e como capital Hanói.

Além da divisão, também ficou acordado que haveria eleições em 1956 para reunificar o país. O que acabou não acontecendo porque em 1955, Ngo Dinh Diem deu um golpe e tomou o poder no Vietnã do Sul, o que só agravou ainda mais os conflitos já existentes

A União Soviética entrou no cenário para apoiar o Vietnã do Norte e os Estados Unidos, para apoiar o regime capitalista de Ngo.

Como o mundo ainda vivia um contexto de Guerra Fria, os outros países se envolveram na Guerra do Vietnã, mas de forma indireta e sem se envolver de fato no conflito.

Os Estados Unidos começaram a dar apoio ao governo do Ngo, enquanto Ho Chi Minh contava com os guerrilheiros comunistas vietnamitas chamado vietcongues.

A Guerra do Vietnã

Em 1959, uma base militar americana que estava no Vietnã do Sul (montada para dar suporte ao país) foi supostamente atacada pelos vietcongues.

Esse ataque ficou conhecido como o Incidente do Golfo de Tonkin, foi apoiado por Ho Chin Min e pela URSS, e foi o estopim para o início da Guerra do Vietnã. Os Estados Unidos começaram a enviar armamentos e soldados a partir de 1964 e o Vietnã continuava contando com seus guerrilheiros.

De forma muito sangrenta, a guerra começou a se desenvolver e os ataques afetaram não apenas as tropas de cada lado, mas também os civis das pequenas regiões e aldeias que foram envolvidas no conflito.

Os guerrilheiros vietcongues conheciam cada centímetro do seu território, assim como o clima, o que acabou se tornando uma grande vantagem sobre os soldados americanos. Enquanto a tropa americana fazia o uso de armas modernas e helicópteros, os vietcongues faziam o uso de táticas de guerrilhas específicas, que só eles conheciam e que foram muito eficazes.

A falta de preparação dos soldados americanos em lidar com o território do Vietnã foi um dos principais fatores para o fim da guerra e para derrota dos Estados Unidos.

Outro fator importante para o fim da guerra foi a opinião pública, principalmente dos americanos, a respeito do que estava acontecendo. Muitos soldados jovens morreram nos conflitos e, além disso, a população vietnamita sofreu muita violência com as armas avançadas das tropas americanas.

Eles utilizavam bombas e armas químicas para destruir as plantações que serviam como esconderijo para os guerrilheiros. O agente laranja foi usado como herbicida e ficou bastante conhecido por ser extremamente tóxico e causar problemas crônicos de saúde como danos neurológicos, câncer, má formação do feto, entre outros. Esse composto químico causa problemas de saúde na população até hoje e deixou sérios danos para o ecossistema do país.

Depois de sofrer seguidas derrotas e perder totalmente o apoio popular, o governo dos Estados Unidos aceitou o Acordo de Paris e retirou as tropas americanas do conflito, em 1975.  Isso gerou o enfraquecimento do Vietnã do Sul e a vitória do Vietnã do Norte. Em 1976, a Guerra do Vietnã acabou e o Vietnã foi unificado, sendo governado pelos comunistas.

Assista o vídeo para entender melhor este conflito:

Curiosidades da Guerra do Vietnã

  • A Guerra do Vietnã, durou 16 anos e se estendeu de 1959 até 1975.
  • Soldados da Coreia do Sul, Tailândia, Nova Zelândia, Filipinas e Austrália foram enviados para dar suporte aos soldados americanos. A China por sua vez, enviou cerca de 170 mil soldados para ajudar o Vietnã do Norte.
  • A guerra foi um marco para o jornalismo mundial. Houve uma cobertura intensa de repórteres e fotojornalistas que mostravam as atrocidades cometidas no conflito, o que foi muito importante para a formação da opinião popular sobre o que estava acontecendo.
  • Mais de 58 mil soldados americanos foram mortos durante a guerra.
  • Esse é considerado o conflito mais sangrento e violento da história depois da Segunda Guerra Mundial.
  • Existem vários filmes e documentários que retratam a história da guerra e seus desdobramentos. Rambo e Badrock são uns dos mais conhecidos.
  • Os guerrilheiros vietcongues utilizavam uma espécie de chão falso com armadilha para pegar os soldados americanos. Quando eles pisavam no chão onde a armadilha estava instalada, eles caiam em um buraco com lanças afiadas que estavam sujas com fezes. Mesmo que o artefato não matasse o soldado, lhe causava sérias infecções devido o contato da ferida com as fezes.
  • Muitos soldados perderam seus membros e se tornaram deficientes durante a guerra. Além disso, muitos deles passaram por vários transtornos psicológicos como resultados do sofrimento causado pelo conflito. E foi a a partir dessas questões que passou a ser estudado o TEPT – Transtorno de Estresse Pós-Traumático na psiquiatria.
  • Além do agente laranja, outra arma que ficou bastante conhecida na Guerra do Vietnã foi o fuzil AK-47, principal arma do exército dos vietcongues.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Maria Azevedo, Amanda. Guerra do Vietnã; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/guerra-do-vietna >. Acesso em 07 de dezembro de 2019 às 08:10.

Copiar referência

Outros Artigos de História

A China antiga tem uma história muito rica.

China Antiga

A China Antiga tem uma vasta contribuição para o desenvolvimento […]

Causas da Segunda Guerra Mundial

As Causas da Segunda Guerra Mundial formaram um conjunto de […]

Todas as causas da Revolução Industrial foram importantes para o desenvolvimento tecnológico.

Causas da Revolução Industrial

As Causas da Revolução Industrial foram eventos que promoveram muitas […]

Monumento em homenagem aos mortos pelas causas da Primeira Guerra Mundial.

Causas da Primeira Guerra Mundial

Uma das Causas da Primeira Guerra Mundial, a razão que […]