Interpretação de texto

Assunto muito recorrente em provas

Bolsas de Estudo

A interpretação de texto é um dos principais temas cobrados em prova escolar, vestibular e concurso. Esse conteúdo diz respeito a forma com o que o leitor interpreta um assunto. Trata-se da informação que vai além do que já é abordada. Por isso, consiste em uma análise subjetiva.

Em muitos casos, para conseguir interpretar o texto é exigido do leitor conhecimento prévio do assunto tratado. Além disso, demanda o domínio da língua e o entendimento dos termos empregados que podem, por sua vez, ser desconhecidos para o estudante. 

Medidas importantes

A interpretação de texto é uma atividade considerada como um procedimento complexo. Contudo, algumas medidas são fundamentais para conseguir obter êxito na prova, como: a leitura com atenção e a utilização de recursos como o dicionário no intuito de entender as palavras desconhecidas. Entram na lista também a releitura do conteúdo e a prática de interpretação, dentre outras medidas.

Interpretação de texto, assunto da língua portuguesa.
A interpretação de texto é recorrente em provas. (Foto: Shutterstock)

Leitura com atenção

Um dos passos fundamentais para fazer uma boa interpretação de texto consiste na leitura com atenção. Durante o primeiro contato com o texto, é importante ler o conteúdo com calma para entender pontos importantes como: o que o texto aborda e o objetivo.

Nesse momento não é necessário interpretar todas as informações. O importante é realizar a leitura com calma e atenção.

A releitura

Outro passo necessário é a releitura do conteúdo, pois no primeiro olhar alguns pontos podem não ser percebidos. O estudante pode ler o assunto quantas vezes considerar conveniente.

Termos não conhecidos

Durante a leitura é possível encontrar palavras desconhecidas. Por isso é importante ainda sublinhar os termos tendo em vista que podem interferir na interpretação do conteúdo. Por isso, é sempre uma boa opção contar com um dicionário.

Analises dos parágrafos

Para interpretar o texto é importante que o redator separe cada parágrafo e realize um rascunho sobre o que entendeu. É interessante adotar essa prática para não obter uma interpretação errada do conteúdo.

Prática de interpretação

Como mencionado, a interpretação de texto é um conteúdo muito cobrado em provas. Por isso, para ter um bom desempenho é importante praticá-la. 

Além de provas anteriores, outro meio capaz de ajudar a fixar o conteúdo são análises de músicas e poemas. Revistas, jornais e quadrinhos também são boas ideias.

Na prática é necessário identificar as ideias centrais do texto e relacionar o assunto com fatores importantes para a sociedade. Além disso, é indispensável produzir um resumo do conteúdo mencionando as impressões ou conclusões.

Interpretações de questões

Utilizar bem o tempo para responder as questões de prova é um dos principais desafios de um estudante. Por isso, uma boa medida é buscar entender antes quais são as perguntas do teste e, só depois disso, ler o texto.

Ao realizar a análise textual e, em seguida, ir às questões, o estudante tem a tendência de voltar ao texto. Como o interessante é “ganhar tempo”, quando adota-se primeiro a prática de interpretar as perguntas, o leitor já vai ao texto na busca de responder as questões tratadas. 

Interpretação de texto x compreensão

A compreensão e a interpretação de texto são dois assuntos próximos, no entanto, não são iguais. Em síntese compreender é diferente de interpretar.

A compreensão de texto

A compreensão consiste em uma análise objetiva do texto. Nesse caso, o leitor deve examinar o que já está escrito no conteúdo. Questões que têm o comando de compreensão textual utilizam-se geralmente expressões como: “conforme o autor”, “o texto expressa que…” ou “o texto diz que”, ou ainda “de acordo com o escritor”, além de outros.

O que é a interpretação de texto

A interpretação de texto, por sua vez, trata-se do que o leitor pode concluir ligado ao conteúdo. É importante pontuar que essa interpretação deve ser realizada a partir das análises conceituais do autor. 

Há interpretação de texto quando o conteúdo requer do leitor um conhecimento do assunto tratado. Além disso, exige considerações do estudante sobre o tema.

Questões com interpretação de texto usam-se expressões como: "a partir das ideias mencionadas, permite-se dizer que...", ou como "conclui-se que", dentre outros.

Em síntese, quando o comando da questão remete ao conteúdo com o uso de expressão como “com base no texto” está exigindo do leitor a compreensão. Já se a pergunta solicita “o texto permite concluir, deduzir” o comando solicita a interpretação do texto.

Para compreender mais sobre o conteúdo assista ao vídeo abaixo:

Saber quem é o autor e a época

Para interpretar o texto o leitor pode extrair informações que podem o ajudá-lo, como: o autor e a época em que o conteúdo foi escrito. 

Caso o estudante saiba informações do autor é possível ter um conhecimento prévio sobre os tipos de textos escritos por ele, assim como a época.

Isso implicará na interpretação de texto porque entender as características de quem escreve, assim como a época, deixam claro, previamente, sobre o que espera-se do conteúdo, como por exemplo: qual será a linguagem utilizada: moderna ou mais antiga?

Na Literatura Brasileira, por exemplo, ao analisar o estilo Barroco sabe-se que escritores utilizavam linguagens subjetivas com riquezas de figuras de linguagem, como: antítese, paradoxo e hipérbole. Nesse caso, há o uso de linguagem rebuscada e erudita. Com esse conhecimento, o leitor já sabe do que pode esperar no texto e, dessa forma, interpretá-lo corretamente.

Obs.: o final de um texto é geralmente acompanhado de informações importantes como: o nome do autor e o ano de publicação.

Resumo sobre a interpretação de texto

A interpretação de texto corresponde as impressões ou conclusões que podem ser obtidas durante a leitura de um determinado conteúdo. As sínteses devem ter conexão ao texto, as ideias propostas pelo autor e aos fatos da realidade.

Entende-se também que compreensão e interpretação de texto são diferentes, sendo esse último ligado a análise objetiva das informações que são apresentadas no texto.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

ALVES, Jéssica. Interpretação de texto; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/interpretacao-de-texto >. Acesso em 18 de novembro de 2019 às 16:22.

Copiar referência

Outros Artigos de Língua Portuguesa

Trovadores apresentando em forma de cantiga o que foi escrito em seus textos com seus instrumentos.

Características do Trovadorismo

As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]

Chegada dos portugueses.

Características do Quinhentismo

As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]

Características do Classicismo

As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]

Características do Arcadismo

As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]