Inverno

Estação de frio intenso

O inverno é uma entre as quatro estações do ano, e é caracterizada pelo frio. Em alguns países o frio pode ser sentido de forma mais rigorosa, enquanto que em outros, a exemplo do Brasil, somente em algumas regiões ele costuma ser mais intenso, como é o caso da região Sul.

O Brasil é um país de clima tropical, logo suas estações não são muito definidas, o que faz com que o frio seja mais aparente em algumas regiões do que em outras. Na região Norte e Nordeste do país, por exemplo, os efeitos são menos perceptíveis.

Essas diferenças acontecem, principalmente, em virtude da posição geográfica de cada país, pois os efeitos mais intensos são sentidos nas áreas de maiores latitudes, isto é, nas faixas do globo mais afastadas da Linha do Equador.

No Hemisfério Sul, como é o caso do território brasileiro, a estação mais fria do ano tem início ao final do outono, mais precisamente no dia 21 de junho e acaba com o início da primavera, no dia 23 de setembro. Nesse caso, ele recebe o nome de inverno austral.

No Hemisfério Norte, por sua vez, como é o caso dos países da Europa, a estação começa no dia 22 de dezembro e termina no dia 20 de março, sendo chamado de inverno boreal.

Isso acontece porque a origem do inverno associa-se ao período do ano conhecido como solstício, no qual os dias e as noites possuem durações diferentes em razão da desigual iluminação dos hemisférios pela radiação solar.

O termo solstício é de origem latina, da combinação Sol +Sistere, que quer dizer: não se mexe. Nesse momento, o sol, durante o seu movimento aparente na esfera celeste, atinge uma maior declinação em latitude, medida a partir da Linha do Equador.

Basicamente, os solstícios acontecem duas vezes por ano: junho e dezembro, porém o dia e hora exatos variam de um ano para o outro.

Principais características do inverno

Entre as características mais marcantes do inverno está o frio intenso. Mas além das baixas temperaturas, a estação também apresenta: céu cinzento, tempo gélido, ventos fortes e, em alguns casos, neve e geada.

A estação costuma apresentar dias mais curtos e noites mais longas, uma vez que, nessa época, uma parte do planeta Terra é menos iluminada pelos raios solares. Outro fator muito recorrente nesse período é o aparecimento de doenças respiratórias, sobretudo, de gripes e resfriados.

Isso ocorre devido ao clima frio e seco, escassez de chuvas e baixa umidade do ar, aspectos que facilitam a presença de vírus e bactérias.

Além disso, nessa época, muitas espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Por outro lado, animais como os ursos hibernam, o que reduz consideravelmente sua atividade metabólica.

Inverno nas regiões do Brasil

Região Sul

Dentre as regiões do país, o Sul é a região que mais sente os efeitos do inverno, pois ela é a única a apresentar as menores temperaturas. Isso acontece porque nessa época a região recebe a influência da massa polar atlântica que é fria e úmida.

Em algumas áreas dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina as geadas acontecem com mais intensidade nessa época do ano, enquanto que nas regiões serranas, como é o caso das Serras Gaúchas e Planalto Serrano de Santa Catarina, há ocorrência de geada e neve nos dias mais frios.

O inverno é marcado por geadas
Geada (Foto: Wikipedia)

Nesses dias, as temperaturas costumam ficar abaixo de zero. A temperatura média anual na região Sul fica entre 16°C e 22°C.

Região Sudeste

Na região Sudeste, as temperaturas mais baixas são sentidas com mais intensidade nas serras da Mantiqueira, do Mar e do Espinhaço, com registros médios de 18ºC. Isso ocorre devido ao efeito conjugado da latitude com a frequência das correntes polares.

Além disso, as temperaturas nessas regiões podem chegar a 4°C negativos, com geadas ocasionais, e a máxima a 20°C.

Região Norte

Na região Norte do país a característica mais comum do inverno são as chuvas. Elas acontecem em virtude da localização da região em uma zona de convergência intertropical, formada por rios e vegetação densa, de modo que a temperatura abaixa, porém não o suficiente para evitar a evaporação da água e a formação de nuvens.

Região Centro-Oeste

O inverno nessa região é bastante seco e com temperaturas amenas. Nos meses da estação, por exemplo, pode acontecer a precipitação de geada em virtude da elevação do local que pode atingir altitudes superiores a 1000 metros.

Região Nordeste

No Nordeste do Brasil, as características do inverno são menos perceptíveis que em outras regiões. Nos estados banhados pelo Oceano Atlântico, a exemplo da Bahia, as baixas temperaturas e chuvas intensas costumam aparecer nos meses de março e julho, logo depois que termina o verão.

Já em outras áreas as chuvas podem ser mais intensas no outono que no inverno propriamente dito.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDONÇA, Camila. Inverno; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/inverno >. Acesso em 18 de novembro de 2019 às 16:25.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]