Ionosfera

É uma camada da atmosfera

A ionosfera é uma das camadas da atmosfera do planeta Terra, contêm cargas de íons e elétrons e pode atingir entre 50 km e 100 km de altitude.

A ionosfera também recebe o nome de termosfera e fica entre a mesosfera e a exosfera. Essa camada é frequentemente ionizada por causa da radiação que recebe dos raios cósmicos e solares.

Camadas da ionosfera

A ionosfera é formada por quatro camadas principais: D, E, F1 e F2.

  • Camada D: essa camada é a mais próxima do solo e é a que tem menos energia iônica, porém é a camada que mais pega energia eletromagnética.
  • Camada E: essa camada fica situada acima da camada D e abaixo da camada F1, sua principal característica é a intensificação que sofre ao receber os raios do sol em sentido perpendicular.
  • Camada F1: exerce um papel de refletor de algumas frequências radiofônicas, por exemplo.
  • Camada F2: essa é a principal camada de reflexão das frequências de comunicação, através dela as frequências são transmitidas por centenas de quilômetros.

Particularidades

Devido à ionosfera ser constantemente ionizada, por causa da radiação que recebe dos raios cósmicos e solares, essa camada possui uma amplitude térmica muito grande, variando dos -70° C aos 1.500°C.

Na ionosfera os elétrons se movimentam mais livremente, devido à baixa densidade dos gases que existem nessa camada. Devido a isso, a ionosfera é um ambiente propício para condução da eletricidade, bem como as ondas de rádio e de televisão.

Alguns fenômenos ocorrem na ionosfera como, a aurora polar, que são luzes coloridas causadas pela radiação ultravioleta e por partículas carregadas de eletricidade.

Missões espaciais

Uma missão espacial patrocinada pela NASA teve início oficialmente em janeiro de 2018. Nessa data satélites foram lançados com o objetivo de coletar informações sobre a composição e a temperatura da ionosfera.

Desde a última missão realizada, a missão Apollo 16, que aconteceu em 1972, poucas informações foram recolhidas a respeito da relação entre a Terra e suas camadas. Os heliofísicos acreditavam que a radiação solar dominava a atmosfera do globo terrestre nessa altitude.

Contudo, na última década, os pesquisadores começaram a compreender que o clima na superfície do planeta pode mudar essas condições.

Outras camadas da atmosfera

A atmosfera do planeta é dividida em diversas camadas, elas são definidas pelas diferentes características.

Troposfera

Essa é a camada inferior do planeta, onde vivem e respiram os seres vivos. Essa camada vai da superfície terrestre até uma altitude variável entre 8 km (nos polos) a 20 km (no Equador). Nessa camada, a temperatura diminui com a altitude.

É também nessa região que ocorrem os fenômenos relacionados com o tempo: chuvas, relâmpagos, nuvens e poluição do ar.

O significado de troposfera tem origem no grego “tropos” e quer dizer mudança.

Estratosfera

Na estratosfera fica localizada a camada de ozônio. Nessa camada a temperatura é constante na parte inicial, e se estende até, aproximadamente, 50 km acima do solo. A temperatura vai aumentando gradativamente até o topo da camada. Isso corre devido à absorção da radiação ultravioleta pelo ozônio.

A ionosfera é uma camada do Planeta Terra
Além da ionosfera o Planeta Terra é formado por outras camadas (Foto: Pixabay)

Mesosfera

Na mesosfera a temperatura vai diminuindo com a altitude, podendo atingir -90°C. A mesosfera atinge até 80 km.

Exosfera

Essa camada fica a 500 km de altura. Na exosfera, a movimentação dos íons é condicionado pelos campos magnéticos da Terra. Essa região é denominada de Magnetosfera.

Algumas partículas seguem o campo magnético do planeta em direção aos polos geomagnéticos.

Ao entrar na ionosfera, batem com átomos e moléculas de oxigênio e nitrogênio, que são provisoriamente energizados.

Quando os átomos e moléculas voltam do seu estado energético estressado, eles emitem uma luz, o que forma a aurora boreal.

O que é atmosfera?

A atmosfera é uma camada de gás que envolve e segue a Terra em todos os seus movimentos, por causa da força de gravidade. Além disso, a atmosfera tem o papel de manter equilibrada a temperatura do planeta.

A atmosfera é formada por vários gases essenciais para a vida, como o oxigênio, o nitrogênio e o gás carbônico, que constituem uma mistura transparente, incolor e inodora chamada de ar atmosférico. Além desses gases, existe também o vapor d’água, partículas em pó, micro-organismos etc.

Os gases com mais peso ficam concentrados na superfície terrestre e o mais leves ficam concentrados em maiores altitudes.

À proporção que a altitude aumenta, a atmosfera fica rarefeita. Em grandes altitudes sentimos falta de ar. A uma altitude de 80 km o oxigênio é quase inexistente, pois por ser um gás com muito peso, não se concentra em grandes altitudes.

A atmosfera compõe um extrato geográfico juntamente com a litosfera (conjunto de rochas e solos), a hidrosfera (conjunto de todas as águas do planeta) e a biosfera (elementos encontrados na atmosfera, na litosfera e na hidrosfera).

Esses componentes têm relações entre si, ou seja, são interdependentes: qualquer modificação em um deles resulta na modificação do conjunto.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Filipe. Ionosfera; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/ionosfera >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 15:18.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]