Isaac Newton

Criador da Lei da Gravitação Universal e das Leis de Newton

Isaac Newton ficou muito reconhecido como físico e matemático, mas também era filósofo, astrônomo, teólogo, alquimista e cientista. Ele é considerado o físico que trouxe maior impacto para a história das ciências.

Newton foi o responsável pela descoberta da Lei da Gravitação Universal. Também é o responsável pelas Leis de Newton, que trouxeram grandes contribuições para a compreensão dos comportamentos da estática e da dinâmica dos corpos materiais.

Biografia de Isaac Newton

Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe, uma aldeia na Inglaterra, no dia 4 de janeiro de 1643, mas foi registrado como se tivesse nascido no dia 25 de dezembro de 1642. Sua mãe se chamava Hannah Ayscough Newton, e o pai, assim como ele, Isaac Newton. Ele nasceu prematuro e seu pai morreu antes mesmo dele nascer.

Isaac Newton
Isaac Newton também foi o inventor do primeiro telescópio refletor. (Foto: Wikipédia)

A situação financeira da família era boa, pois possuíam uma propriedade rural que dava bons lucros. Quando Newton completou três anos, foi morar com a avó materna, pois sua mãe casou-se novamente e ele não gostava do padrasto.

Ainda criança, já mostrava o seu talento manual, criando um moinho de vento e um quadrante solar de pedra. Quando completou 14 anos, o seu padrasto faleceu, então ele voltou para a casa da mãe, para ajudar com o trabalho na fazenda. Isaac Newton não gostava das atividades rurais e dedicava seu tempo inteiro à leitura.

Com 18 anos foi estudar no Trinity College, da Universidade de Cambridge, onde se tornou Bacharel em Artes, em 1665. Com orientação do professor Isaac Barrow, Newton foi um dos precursores do Iluminismo. Ele também sofreu influências de René Descartes e Galileu Galilei.

Trabalhando como assistente do seu orientador Barrow, Isaac Newton teve que ficar afastado da Universidade por quase dois anos. A universidade foi fechada por conta de uma epidemia de peste bubônica na Inglaterra. Conta-se que foi nesse período que Newton fez as suas maiores descobertas, ficando esses anos conhecidos como “anos admiráveis”.

Nesse período ele descobriu a Lei fundamental da gravitação, as leis básicas da mecânica aplicadas aos corpos celestes, inventou os métodos de cálculo diferencial e integral, e estabeleceu os alicerces de suas descobertas ópticas.

Em 1669 se tornou professor de matemática em Cambridge. Entre os anos de 1687 e 1690 ele foi membro do Parlamento Britânico, representando a Universidade.

As Leis de Newton

Isaac Newton foi o criador do que ele chamava de “três leis do movimento” ou “Leis de Newton”. As leis explicam comportamentos relativos ao movimento de objetos físicos.

  • A primeira lei Newton diz que “todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento, ao não ser que seja forçado a mudar o seu estado por forças imprimidas sobre ele”. É o chamado “princípio da inércia”.
  • A segunda lei de Newton diz que “a mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e ela é produzida na direção em que a força é imprimida”. É o que se conhece como “princípio da dinâmica”.
  • A terceira lei de Newton diz que “para toda ação existe uma reação igual, ou, as mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas”. É também conhecido como “princípio da ação e reação”.

Entenda um pouco mais sobre as famosas leis de Isaac Newton no vídeo abaixo:

Lei da Gravitação Universal

Isaac Newton, ao realizar os seus estudos sobre o movimento da lua, chegou a conclusão de que a força que faz com que ela fique constantemente em órbita é o mesmo tipo de força exercida pelo planeta Terra sobre um corpo em suas proximidades. Surge daí a Lei da Gravitação Universal de Newton.

Tudo aconteceu quando Newton observou a queda de uma maçã da árvore. A mais célebre maçã da história da ciência, despertou no físico a ideia de gravitação universal, já que ele queria responder “por que a maçã caiu?”. Alguns escritores acreditam que a história da maçã não passa de um mito.

Porém, no manuscrito de William Stukeley, um amigo de Newton, ele confirma a história da observação da queda da maça, mas sem que ela tenha caído na cabeça do físico. O mesmo fato foi descrito por John Conduitt, marido da sobrinha do físico, em seu livro sobre Isaac.

O que se sabe é que ele elaborou uma das leis mais fundamentais, que sustenta e prova que cada partícula de matéria atrai toda partícula outra, de matéria. Sendo assim, não é só a Terra que puxa a maçã da árvore para o seu centro, a própria maçã tem o poder de puxar a Terra. Essa ideia se estende para todos os planetas.

As obras de Isaac Newton

Veja algumas obras significativas de Isaac Newton:

  •  Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, 1887;
  • Method of fluxions (1671)
  • Opticks (1704)
  • Arithmetica Universalis (1707)
  • The Cronology of Ancient Kingdoms Amended (1728)

Final da vida

Isaac Newton
O físico Isaac Newton. (Foto: Flickr)

O cientista passou os últimos anos de sua vida aprofundando as antigas descobertas e as ampliando. Ele se dedicou à pesquisa dos raios luminosos, descobrindo que a luz é o resultado do movimento veloz de uma infinidade de minúsculas partículas que são emitidas por um corpo luminoso. Ele descobriu ainda que a luz branca é resultado de uma mistura das sete cores primárias.

Newton inventou o cálculo matemático infinitesimal, além de aperfeiçoar a fabricação de espelhos e lentes, fabricar o primeiro telescópio refletor e descobrir as leis que ditam os fenômenos da maré. Essa última, inclusive, foi de grande importância para a época, que tinha a sua atividade econômica basicamente ligada à navegação marítima.

Antes de morrer, Newton fez previsões para o fim do mundo, de acordo com as suas leituras bíblicas, principalmente o livro de Daniel. Segundo ele, o fim do mundo aconteceria em 2060 do calendário gregoriano.

Ele faleceu no dia 31 de março de 1727 na cidade de Londres, Inglaterra. Aparentemente a sua morte foi causada por complicações relacionadas a um cálculo renal que ele teve nos últimos anos de vida. Ele foi enterrado na Abadia de Westminster, onde também estão enterrados outros célebres homens ingleses.

Foi erguida em Cambridge, em sua homenagem, uma estátua com o seguinte letreiro: “Ultrapassou os humanos pelo poder de seu pensamento”.

Citações

O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.

A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito.

Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento.

Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Pina, Cíntia. Isaac Newton; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/isaac-newton >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 16:15.

Copiar referência