Japão

País oriental localizado entre ilhas

O Japão possui diversas ilhas ao seu redor e também é chamado de “Terra do sol nascente”, partindo da perspectiva chinesa que dizia ser a localização geográfica (extremo leste da Ásia) do país o lugar onde nascia o sol. Tanto que o seu nome origina do chinês “Ji-pen”, que quer dizer raiz do sol.

Com mais de 126 milhões de habitantes, o Japão ocupa uma área de 377.899 km². Atualmente, a sua capital é Tóquio e a nação vive uma monarquia parlamentarista, na qual um imperador é quem assume a função de chefe de estado. Nesse caso, Akihito está no poder há mais de 30 anos.

Saiba mais sobre a história do Japão no vídeo a seguir:

História do Japão

Durante muitos anos, o Japão viveu isolado. Por ser um país de arquipélagos, nas ilhas haviam apenas grupos formados por mais de 100 famílias (clãs), que não tinham contato com o mundo exterior.

No início, os clãs brigavam entre si pelo domínio do território japonês, até que por volta do século II d. C, a região foi unificada por um grande guerreiro, chamado Jimmu, nascido na família Yamato e que destruiu todos os outros clãs.

A dinastia Yamato forneceu ao país uma era de paz, onde foi possível melhorar a qualidade de vida e desenvolver uma rica cultura. Ao longo desses anos, os japoneses cruzaram o mar para aprender com os chineses sobre a cultura milenar da Antiga China.

O contato com esses povos influenciou a escrita, a religião, a arquitetura e, sobretudo, o sistema de governo. Assim, os japoneses começaram a registrar todas as leis no código Taiho, criado segundo as ideias de Confúcio (pensador e filósofo chinês).

Com base nos ideais do Confucionismo, a população japonesa passou a desenvolver seu próprio sistema de governo. O objetivo era construir regras e costumes baseados na justiça, relações sociais e sinceridade.

Primeiro Império japonês

Para demonstrar o aprendizado da cultura chinesa, os japoneses decidiram criar o próprio Império, conhecido como Primeiro Império Japonês. Assim, eles construíram uma nova cidade capaz de superar a majestade das cidades chinesas.

A Heian- Kyo, classificada como capital da paz e da tranquilidade, existe até os dias atuais, mas agora é chamada de Kyoto. Naquela época, o Império passou longos 300 anos sendo dominado por um único clã, os Fujiwaras.

Insatisfeitos com tal situação, os outros clãs iniciaram uma série de conflitos na busca pelo poder. Naquela época, haviam dois grupos contrários aos Fujiwaras: os Tairas e os Minamotos.

Com a vitória dos Minamotos, foi criada uma nova civilização denominada de “Era dos Xoguns”. Eles governaram durante sete séculos e produziram um tipo especial de guerreiros: os samurais.

A partir do século XVI, o Japão começou a ter contato com os europeus (portugueses) e iniciou um processo de trocas comerciais com o mundo Ocidental. Com o tempo, eles resolveram investir no militarismo a fim de conquistar novos territórios e formar colônias.

Com isso, vários conflitos aconteceram durante a Segunda Guerra Mundial, inclusive, a invasão à China, sua maior influenciadora. Contudo, em um desses confrontos, o país foi derrotado pelos Estados Unidos, que promoveu a sua mudança no período pós-guerra.

A fim de acabar com o militarismo e o regime feudal no Japão, os Estados Unidos propôs:

  •  Uma reforma agrária;
  •  A desmilitarização da ilha;
  • Tornou o país laico;
  • O Imperador deixou de ser considerado um Deus;
  • A monarquia parlamentarista foi estabelecida como regime de governo.

Essas mudanças, entretanto, permaneceram até o ano de 1952, período em que o Japão conseguiu recuperar a sua soberania.

Bandeira

A bandeira do Japão foi idealizada a partir das batalhas que ocorriam entre os clãs (Taira e Minamoto), onde eles desenhavam o círculo do sol em leques. Com isso, a figura passou a enfeitar outros painéis de batalhas e tornou-se a bandeira oficial do país.

Geografia

O Japão é rodeado por aproximadamente três mil ilhas. As maiores são: Shikoku, Honshu, Hokkaido, Kyushu. Suas terras possuem grande instabilidade tectônica e intensa atividade vulcânica por conta dos relevos, além de possuir um solo pobre, com baixa oferta de minérios e combustíveis.

O clima é subártico com quatro estações bem delimitadas o ano inteiro: o outono, marcado pela ocorrência de tufões; o inverno com a influência de ventos sazonais; a primavera com predominância de ventos quentes e baixa pressão; e o verão com chuvas intensas e temperaturas que chegam até 30° C.

Cultura japonesa

A cultura do Japão teve grande influência da cultura chinesa, contudo, a distância entre as duas nações permitiu ao país o desenvolvimento do seu próprio modelo cultural, capaz de resistir, sobretudo, aos avanços tecnológicos, que o levou ao título de terceira maior economia do mundo.

Cultura do Japão
Japonesas durante uma apresentação, usando quimono. (Foto: Wikipedia)

A língua dos japoneses é o “nihongo”. Na religião, o que predomina é o Budismo e o Xintoísmo, mas há também espaços para outras religiões, a exemplo da cristã.

Um costume bastante comum entre os japoneses é a retirada ou substituição dos calçados ao entrar em um local especifico. Outra tradição muito praticada diz respeito às vestimentas.

O quimono e a yukata são peças importante no guarda-roupa de um japonês, principalmente quando eles querem homenagear pessoas queridas que se foram ou então durante a participação de um ritual importante.

Outro elemento característico da nação é a culinária, com destaque para o arroz, componente essencial na refeição dos japoneses. Além dele, eles costumam consumir com frequência alimentos crus, como peixes e frutos do mar.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDONÇA, Camila. Japão; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/japao >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 15:05.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]