Judô

Luta corporal de origem japonesa

O judô é uma arte marcial esportiva fundada no Japão pelo professor de Educação Física Jigoro Kano, no ano de 1882. Os objetivos dessa luta são: condicionamento físico e equilíbrio da mente e espírito. Além disso, desenvolve técnicas de defesa pessoal.

Os oito valores do código moral do judô são: respeito, honestidade, autocontrole, amizade, cortesia, honra, coragem e modéstia.

É um esporte que possui milhares de praticantes e federações pelo mundo todo. Seu público abrange tanto homens, quanto mulheres, idosos e crianças, além de pessoas com necessidades especiais.

História do Judô

Em 1882, Jigoro Kano, professor de Educação, criou o judô com o propósito de ser uma arte marcial que não visasse somente a força. O professor aprendeu muitas técnicas de jiu-jitsu com Hachinosuke Fukuda e Tsunetochi Iikubo.

No ano de 1882, em Tóquio, Kano abriu sua própria escola, a Kodokan. Ele se dedicava em ensinar uma nova forma de luta com diversas variedades do jiu-jitsu.

Muito desafiado e insultado pelas suas ideias por parte dos educadores da época, Kano não mediu esforços para planejar e colocar em prática o novo ‘jujutsu’, mais completo, diferente, eficiente, objetivo e racional, portanto um combate mais defensivo chamado de judô.

Em 1886 foi organizada uma competição no Japão que contava com a participação das escolas de lutas da época. Esse evento marcou e difundiu o judô por todo o país. Chegou depois na Inglaterra por volta de 1899, em seguida nos Estados Unidos. Retornou à Europa, desta vez na França, em 1905.

Em 1952 foi fundado em Paris a Federação Internacional de Judô, no qual faziam parte 29 países-membros. O judô passou a participar oficialmente como modalidades olímpicas somente em Tóquio, no ano de 1964.

Judô no Brasil

O Judô se espalhou por todo o mundo e chegou no Brasil nos anos de 1920 e 1930, após a chegada dos imigrantes japoneses. Dentre eles havia praticantes, alguns nomes como Takaji Saigo e Geo Omori, que abriram uma escola em São Paulo, mas não tiveram êxito.

O professor Eisei Maeda, que entrou no país pela cidade de Porto Alegre, percorreu os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, no ano de 1922, mas também não conseguiu o sucesso esperado. O triunfo do esporte no Brasil se deu após a abertura da Academia Ogawa, fundada pelo professor Riuzo Ogawa, em 1938.

Os prêmios vieram na edição do Jogos Olímpicos de Munique em 1972, quando o japonês Chiaki Ishii, naturalizado brasileiro, conquistou o primeiro troféu olímpico brasileiro de muitos. Em cada competição o pódio era garantido.

A Confederação Brasileira de Judô foi oficializada em 18 de março de 1969, sendo reconhecida em 1972. Esse fator contribuiu para a ascensão de atletas de grande nível.

A partir no ano de 1992 as mulheres puderem participar dos Jogos Olímpicos, na cidade de Barcelona.

Judô
O judô é uma das artes marciais que possuem mais praticantes em todo mundo. (Foto: Wikimmedia Commns)

Trajes do Judô

A roupa propícia para o esporte é denominada de judogi e junto com a faixa, chamada de obi, formam o equipamento necessário para a prática do judô.

O judogi é composto pelo wagi (casaco) e shitabaki (calça). A vestimenta oficial pode ser na cor branca ou azul. A cor azul é usada para facilitar as arbitragens em campeonatos e na identificação dos atletas durante as transmissões de televisão.

Luta e regras

As lutas de judô são realizadas em um tatame de formato quadrado com cerca de 14 a 16 metros de cada lado. Cada combate tem duração de até cinco minutos. Ganha quem conquistar o ippon primeiro. Caso chegue ao final e nenhum judoca conseguiu o ippon, vence quem tiver mais vantagens durante o jogo.

Confira os principais termos do judô:

  • Ippon: a finalidade do judô é conquistar o ponto completo, chamado de ippon. O ippon é alcançado quando um dos lutadores consegue derrubar o rival de forma que ele fique imobilizado com as costas ou ombros no chão no período de 30 segundos. Se o ippon for efetivado a luta é encerrada.
  • Wazari: uma forma diferente de conquistar o ippon é conseguindo dois wazaris, que valem meio ponto. No judô são conhecidos como vantagem. O wazari é um ippon aplicado de forma incompleta, isto é, o adversário cai sem encostar os dois ombros no tatame.
  • Yuko: quando um dos lutadores vai ao chão de lado. Cada yuko vale um terço de ponto.
  • Koka: é a pontuação de menor valor no judô. Vale um quarto de ponto. Acontece quando o adversário cai sentado. 

Proibições

No judô são proibidos golpes no rosto como socos e chutes, ou golpes que provoquem lesões no pescoço ou nas vértebras. Caso esses golpes aconteçam, o lutador é advertido e, ocorrendo mais de uma vez, pode vir a ser desclassificado.

Penalizações

Observe abaixo os nomes técnicos das penalizações de acordo com os termos técnicos do esporte:

  • Shido – infrações leves de regras são advertidas com shido. Ele é tido como um aviso no judô. O primeiro shido é um aviso, o segundo é convertido em pontuação para o jogador rival: vale um yuko. Já o terceiro é um wazari para o adversário.
  • Hansoku – Make – um descumprimento de regras sérias resulta em um hansoku-make, que culmina na desqualificação do competidor penalizado. Hansoku-make também é dado pelo acúmulo de quatro shidos.

Graduações (faixas)

Os judocas são divididos nas categorias principiantes (kiu) e mestres (dan).

No Brasil, as graduações do esporte são feitas de acordo com as cores das faixas amarradas no quimono.

A ordem de menor nível para o maior é feita da seguinte forma: branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta – 1º Dan, preta – 2º Dan, Preta – 3º Dan, preta – 4º Dan, preta – 5º Dan, Vermelha e Branca – 6º Dan, vermelha e Branca – 7º Dan, vermelha e Branca – 8º Dan, vermelha – 9º Dan, Vermelha 10º Dan.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDES, Maria. Judô; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/judo >. Acesso em 23 de janeiro de 2020 às 18:31.

Copiar referência

Outros Artigos de Educação Física

Importância da atividade física para saúde

A importância da atividade física para a saúde

A importância da atividade física para a saúde está diretamente […]

esportes-paralimpicos-atletismo-pista

Esportes Paralímpicos

Os Esportes Paralímpicos melhoram a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora […]

beisebol

Beisebol

Em uma partida de beisebol o objetivo  é pontuar batendo […]

ginástica laboral

Ginástica laboral

A ginástica laboral é o alongamento de várias partes do […]