Lao Tsé

Aconselhava uma vida simples com a obtenção da paz absoluta

Lao Tsé também conhecido como Laozi ou Lao Tzu, pronúncias ocidentais para o título do personagem cercado de mistério da filosofia antiga chinesa. Lao Tsé não é um nome próprio, significa “grande senhor” ou “velho mestre”. Seu nome verdadeiro seria Li Er ou Lao Dan.

Biografia Lao Tsé

Conforme a tradição, Lao Tsé viveu no século VI a.C. Mas há o que confirmam que ele viveu dois séculos depois em uma época conhecida como Cem Escolas do Pensamento. Nessa época a China era governada pela dinastia Zhu (1045-256 a.C), que ao longo dos anos perdeu seu poder real.

Viveu em uma época de perturbações políticas e efervescência intelectual. Nesse período surgiram dois filósofos de grande importância, Confúcio (551-479 a.C.), reformista social e professor que pregava a justiça social e aspirava a justiça social além de desejar restaurar a ordem em um momento de caos, e Lao Tsé que aconselhava uma vida simples com a obtenção da paz absoluta pela submissão à natureza e com valores de pureza, simplicidade, calma e união.

Segundo alguns Shiji, que são registros históricos feitos na dinastia chinesa Han, cerca de 400 anos depois da época de Lao Tsé, trazem um relato sobre o pensador. Provavelmente nasceu em Chu, atual Luyi que fica na província de Henan, na China.

Rodeado de mistérios, algumas lendas contam que Lao Tsé nasceu após uma gestação de oito meses com os cabelos brancos. Então viria daí seu título que pode significar tanto “velho mestre” como “criança velha”.

Atribui-se a ele a fundação do movimento filosófico que mais tarde transformou-se em religião, o Taoismo, que tem como propósito a conquista da paz absoluta. Junto com a bíblia, esse é um dos livros mais traduzidos no mundo.

Tornou-se uma das figuras mais cultuadas no Taoismo, que é uma mistura de religião e filosofia de vida, com sua obra, o "Tao King" ou "Livro do Caminho e da Virtude".

Alguns pensadores modernos declaram que Lao nunca existiu tratando-se apenas de uma criação dos precursores da escola filosófica daojia e da tradição religiosa daojiao.

Mitologia ou não, seus ensinamentos superaram as fronteiras da China e o Taoismo se espalhou pela Ásia sendo incorporadas como tradições de vida. Além de que nos anos de 1900 uma tradução do Tao em latim foi parar na Inglaterra, resultando na difusão das palavras de Lao Tsé no Ocidente e foram agregadas também na linguagem política.

Hoje em dia pode-se ver livros que resgatam suas ideias, demonstrando a importância das suas palavras.

Lao Tsé em um cavalo em uma vida simples
Lao Tsé ou Laozi buscava a harmonia e a paz através da simplicidade e do silêncio. (Foto: Wikipedia)

O Taoísmo

O Taoísmo, também conhecido como Daoismo e Tauismo, é uma filosofia de vida que ressalta a vida em harmonia com o Tao. Esse termo chinês significa caminho, via ou princípio e também pode ser encontrado em outras filosofias e religiões chinesas.

Se tornou uma religião milenar e engloba os fundamentos da tradição espiritual da China. O Taoismo propriamente religioso surgiu durante o século II a.C., com os discípulos de Lao Tsé.

O Livro do Caminho e da Virtude se tornou o livro sagrado e nele Lao Tsé apresenta a teoria de que toda ação voluntária do homem perturba a ordem natural do universo. De acordo com ele, o homem deve agir sem intenção preconcebida, sem alvos prefixados, agir segundo aquilo que somos de acordo com a natureza.

O objetivo principal do indivíduo é visto como a obtenção da paz absoluta pela submissão completa à natureza. A indiferença soberana é a atitude que caracteriza o sábio, aquele que ensina a não ação. Convenções, guerras, governos e cerimônias são igualmente consideradas destrutivas por não serem fatos vistos como naturais.

No entanto, foram criadas ao longo do tempo formas institucionalizadas do Taoismo, como as teorias da Escola dos Naturalistas que sintetizaram conceitos como o Yin-yang e dos cinco elementos. As escolas taoistas tradicionais reverenciam Lao Tsé e os ancestrais ou imortais através de diversos rituais de adivinhação e exorcismo, além das práticas que pretendem atingir mais longevidade.

As éticas e tradições taoistas mudam de acordo com a escola, mas no geral enfatizam a serenidade, a não ação, o vazio, a simplicidade, a espontaneidade, a moderação dos desejos, a contemplação da natureza. Além dos chamados três tesouros: compaixão, moderação e humildade.

Lao Tsé e seus livros

De acordo com a tradição chinesa, Lao Tsé teria trabalhado por muitos anos nos arquivos imperiais como zelador dos documentos oficiais da dinastia e apreendendo os conhecimentos profundos dos ritos, na cidade de Loyang, que era capital do estado de Chu.

Então, acumulou experiência e sabedoria que o levou a criar uma doutrina panteísta, no qual o Tao (caminho) é o princípio material e espiritual, ordenador e criador do mundo.

Quando completou 40 anos, se opôs às intrigas e disputas na corte do rei Wen e decidiu abandonar seu cargo na biblioteca real iniciando uma viagem para as Terras do Oeste com o objetivo de converter os bárbaros que inventaram o budismo e teriam inserido na China.

Quando se preparava para atravessar a fronteira, em 550 a.C, foi reconhecido pelo guardião que sabia da sua sabedoria e o reverenciou, em concordância com a tradição chinesa, e pediu para se tornar seu discípulo. Apelou então para que Lao Tsé deixasse por escrito seus ensinamentos.

Após três dias ele entregou os escritos ao seu novo discípulo com 81 versos, a sintetização de sua sabedoria. O guarda o deixou passar e consta que ele nunca mais retornou à China.

Futuramente seus ensinamentos formaram os livros “Tao Te Ching” e “O Livro do Caminho e da Virtude”, ou “Livro de Lao Tsé”.

Citações

As palavras verdadeiras não são agradáveis e as agradáveis não são verdadeiras.

É fácil apagar as pegadas; difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão.

Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Letícia Reis, Ana. Lao Tsé; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/lao-tse >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 16:01.

Copiar referência