Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Ligações metálicas
Química
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Química » Ligações metálicas
Postado por o_autor2019 em 25/03/2019 e atualizado pela última vez em 25/09/2020
As ligações metálicas são as ligações químicas realizadas por átomos que se deslocam livremente por uma camada cristalina bem definida.
Considerando as condições padronizadas de temperatura e pressão, estas ligações propiciam às substâncias um ponto de fusão elevado, bem como sua vaporização.
Além disso, apresenta uma densidade maior do que outros tipos de ligações químicas.
Outras propriedades dessas ligações são maleabilidade, ductibilidade, brilho, e, por se tratar de metais, possuem também boa condutividade elétrica, ainda que estejam em estado líquido.
Existem dois modelos geralmente apresentados que representam as ligações metálicas. O modelo de nuvens de elétrons e o modelo da Teoria das bandas.
Modelo de nuvens de elétrons: neste experimento, o metal é representado como um conjunto ramificado de cátions metálicos mergulhados em uma espécie de “nuvem” de elétrons na camada de valência.
neste experimento, o metal é representado como um conjunto ramificado de cátions metálicos mergulhados em uma espécie de “nuvem” de elétrons na camada de valência.
Os elétrons, neste caso, mantêm-se atrelados ao metal por meio de atrações eletrostáticas aos cátions e distribuídos uniformemente ao longo da estrutura metálica.
O metal, quando submetido a uma diferença de tensão elétrica, faz com que os elétrons se desloquem pelo metal no sentido do polo positivo para o metal e, posteriormente, do metal a partir do polo negativo.
Apesar desta teoria satisfazer as propriedades sobre maleabilidade e ductibilidade, não explica suficientemente todas as outras características dos metais.
Teoria das bandas: este estudo esclarece como ocorre a condução elétrica entre sólidos. Os elétrons de cada átomo equivalente em um meio sólido estão vulneráveis a interação metálica com átomos próximos.
este estudo esclarece como ocorre a condução elétrica entre sólidos. Os elétrons de cada átomo equivalente em um meio sólido estão vulneráveis a interação metálica com átomos próximos.
Aproximando um átomo isolado a outros, os níveis de energia de cada um são parcialmente afetados pela presença do vizinho. Isso ocorre, de acordo com o Princípio de Exclusão de Pauli, pela não permissão que os átomos ocupem níveis de energia idênticos.
Na aproximação de um número considerável de átomos ocorre um grande número de níveis de energia bem próximos uns dos outros, agrupados, formando uma “banda de energia” quase contínua nos níveis que os átomos teriam isoladamente.
De acordo com a tabela periódica, os metais são os elementos pertencentes a Família 1A, também denominados de metais alcalinos (lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio).
Há também o integrantes da Família 2A, também chamados de metais alcalino-terrosos, dentre eles estão berílio, magnésio, cálcio, estrôncio, bário e rádio.
Além disso, existe também a categoria dos metais de transição, que são, por exemplo, o ouro, prata, cromo, ferro, manganês, níquel, cobre, platina, dentre outros que podem ser observados na tabela periódica.
Ainda de acordo com as classificações e as famílias de cada tipo específico de metais, existem aqueles considerados os mais importantes , chamados de metais representativos . São eles:
As ligações metálicas são resultantes da interação entre elétrons livres e os cátions fixos, ou seja, um conjunto de cátions imersos em uma nuvem de elétrons.
As ligações metálicas são resultantes da interação entre elétrons livres e os cátions fixos, ou seja, um conjunto de cátions imersos em uma nuvem de elétrons
A existência de elétrons livres contribui para determinadas características deste tipo de ligação.
, . Ligações metálicas; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/ligacoes-metalicas >. Acesso em 25 de setembro de 2020 às 18:30.
A fórmula estrutural é uma das fórmulas da química orgânica […]
As forças intermoleculares é um dos assuntos que mais caem […]
Filtração é um dos métodos da química utilizada para fazer […]
A fissão nuclear é o processo de divisão de núcleos […]