Literatura Brasileira Contemporânea

Teve uma grande evolução nas últimas décadas

Faz parte da literatura brasileira contemporânea às produções do final do século XX e da primeira metade do século XXI, esse período é marcado por uma variedades de tendências.

A literatura brasileira contemporânea engloba um grupo de diferentes características das escolas literárias anteriores, expondo assim, uma multiplicidade de tendências que irão inovar a poesia e a prosa – contos, crônica, romances, novelas – da época.

Várias particularidades da literatura brasileira contemporânea estão ligadas com o movimento modernista, por exemplo, a quebra com os valores tradicionais. Contudo, a identidade nesse período não é mais uma busca, sendo divulgada através de uma crise existencial do homem pós-moderno.

Livros da literatura brasileira contemporânea
As obras da literatura brasileira contemporânea são do final do século XX até a primeira metade do século XXI. (Foto: Pixabay)

Contexto histórico

O Brasil passou por um crescimento tecnológico há pouco tempo, provocando mudanças na área política, na indústria e na sociedade. Nos anos 60 – durante o governo de Juscelino Kubitschek -, a sociedade sentiu grandes reflexos disso, a exemplo da bossa nova, o cinema novo, o teatro de Arena, as vanguardas, o movimento da Tropicália e o surgimento da televisão.

No entanto, com a tensão provocada pela abdicação de Jânio Quadros e o golpe militar que tirou João Goulart do poder, o momento de alegria do país deu lugar ao descontentamento, causado pela censura e a sensação de medo constante, essencialmente pelo encerramento do Congresso, pela intimidação a diversos jornais, pela perseguição, pela tortura e pelo exílio de intelectuais, políticos e artistas.

Foi nesse período que a cultura buscou formas variadas para se manifestar, ainda que escondido. Nessa época o Brasil conquistou o tricampeonato na copa do mundo, sendo usada como causa nacionalista, calando a população por um tempo. Nessa época surgiu a frase “Brasil – ame-o ou deixe-o”.

No fim dos anos 70, o presidente Figueiredo sancionou a Lei de Anistia, possibilitando o retorno dos exilados para o território nacional. Esse ato deixou a população mais otimista em relação ao regime militar do período.

A ditadura militar no Brasil acabou em 1985, e o movimento Diretas Já! ganhou força em 1989, tendo Fernando Collor de Mello como o novo presidente do Brasil, afastado do cargo dois anos depois.

Características da literatura brasileira contemporânea

As principais características da literatura brasileira contemporânea são:

  • Mistura de tendências estéticas (ecletismo);
  • Junção da arte erudita e da arte popular;
  • Prosa histórica, social e urbana;
  • Poesia intimista, visual e marginal;
  • Temas cotidianos e regionalistas;
  • Engajamento social e literatura marginal;
  • Experimentalismo formal;
  • Técnicas inovadoras (recursos gráficos, montagens, colagens, etc.);
  • Formas reduzidas (minicontos, mini crônicas, etc.);
  • Intertextualidade e metalinguagem.

Principais autores da literatura brasileira contemporânea

Conheça a seguir os principais autores da literatura brasileira contemporânea e suas obras:

Ariano Suassuna

Ariano Suassuna é autor de “Auto da Compadecida” (1955) e “O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta” (1971).

Antônio Callado

Escreveu os romances “A Madona de Cedro” (1957) e “Quarup” (1967); e as obras de dramaturgia “O tesouro de Chica da Silva” (1962) e “Forró no Engenho Cananeia” (1964).

Adélia Prado

De sua produção literária podemos destacar: o livro de poesias “Bagagem” (1976) e o romance “O Homem da Mão Seca” (1994).

Cacaso

De sua produção literária podemos destacar os livros de poesias “Na corda bamba” (1978) e “Mar de Mineiro” (1982).

Caio Fernando Abreu

Caio Fernando de Abreu escreveu contos, romances, novelas e obras de dramaturgia, das quais se destacam: o livro de contos “Morangos Mofados” (1982) e o romance “Onde Andará Dulce Veiga?” (1990).

Carlos Heitor Cony

Carlos Heitor Cony escreveu contos, crônicas, romances, ensaios, obras infanto-juvenis, roteiros de cinema, telenovelas, documentários, dentre outros. De sua obra podemos destacar os romances “Pessach: a travessia” (1975) e “Quase Memória” (1995).

Cora Coralina

Suas principais obras foram: o livro de poesias “Poemas dos Becos de Goiás e estórias mais” (1965) e o livro de contos “Estórias da Casa Velha da Ponte” (1985).

Dalton Trevisan

Esse autor escreveu o livro de contos “O Vampiro de Curitiba” (1965) e a recente obra de minicontos denominada “111 Ais” (2000).

Ferreira Gullar

Dentre os principais livros de Ferreira Gullar podemos citar o “Poema Sujo” (1976) e “Em Alguma Parte Alguma” (2010). A obra mais conhecida desse autor é a “Teoria do não-objeto” (1959).

Lya Luft

Lya tem uma ampla obra literária desde romances, poesias, contos, ensaios e livros infantis das quais podemos destacar: “Canções de Limiar” (1964) e “Perdas e Ganhos” (2003).

Millôr Fernandes

As obras desse autor são cheias de ironia, humor e sarcasmo, da qual se destaca: “Hai-Kais” (1968), “Millôr Definitivo: A Bíblia do Caos” (1994) e “A Entrevista” (2011).

Murilo Rubião

Murilo Rubião escreveu os livros “O ex-mágico” (1947), “O pirotécnico Zacarias” (1974) e “O Convidado” (1974).

Nélida Pinõn

Nélida escreveu várias obras das quais podemos destacar o romance “A casa da paixão” (1977) e o livro de contos “O pão de cada dia: fragmentos” (1994).

Paulo Leminski

Das obras de Paulo Leminski, merecem destaque o livro de poesia “Distraídos Venceremos” (1987) e o romance “Agora é que são elas” (1984).

Rubem Braga

Das obras de Rubem Braga destacam-se “Crônicas do Espírito Santo” (1984) e “O Verão e as Mulheres” (1990).

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Filipe. Literatura Brasileira Contemporânea; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/literatura-brasileira-contemporanea >. Acesso em 30 de janeiro de 2020 às 02:19.

Copiar referência

Outros Artigos de Língua Portuguesa

Trovadores apresentando em forma de cantiga o que foi escrito em seus textos com seus instrumentos.

Características do Trovadorismo

As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]

Chegada dos portugueses.

Características do Quinhentismo

As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]

Características do Classicismo

As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]

Características do Arcadismo

As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]