Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Literatura Medieval
Língua Portuguesa
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Língua Portuguesa » Literatura Medieval
Postado por o_autor2019 em 06/08/2019 e atualizado pela última vez em 23/09/2020
A Literatura Medieval é um tema bem vasto que compreende um período relacionado ao conjunto de obras escritas na Europa durante a Idade Média.
Obras que foram produzidas entre o século V até o século XVI (início do Renascimento). Contudo, não se sabe exatamente que esse foi o período que se deu início a literatura medieval, apenas uma estipulação da época.
A literatura medieval foi marcada pelos escritos de temáticas religiosas, históricas, amorosas e obras de autores anônimos, pode-se dizer, obras seculares.
A literatura medieval foi marcada pelos escritos de temáticas religiosas, históricas, amorosas e obras de autores anônimos, pode-se dizer, obras seculares
A principal característica da literatura medieval era a temática religiosa. A escrita dos textos e livros ficavam restritos aos integrantes do clero, monges e da nobreza, pois a maioria da população da época não sabia ler.
Assim como a literatura contemporânea, a literária medieval possui um complexo e rico ambiente de estudo que vai desde ao que é sagrado ao que é profano.
As principais características da literatura medieval são:
O período da Idade Média se inicia com a queda do Império Romano em 476 até o ano de 1453 e com o Renascimento florentino, no final do século XV, marcada também pela tomada de Constantinopla pelos turcos.
O período da Idade Média também foi marcado pela religiosidade e pelo conceito do teocentrismo, por isso que as obras da literatura medieval são marcadas pela religião.
Além disso, se tratava de uma sociedade rural e autossuficiente com o formato do sistema feudal (feudalismo), em que a Igreja possuía grande poder sobre a vida dos senhores e dos vassalos.
Por ser uma época longa, a Idade Média foi dividida em dois períodos: Alta Idade Média e Baixa Idade Média.
A Alta Idade Média compreende o período do século V ao século IX e foi marcado pelo feudalismo, com a estrutura social de senhorio e vassalaria, a Igreja Medieval, expansão dos germanos, dos francos e do islamismo. Além do Império Bizantino e o Sacro Império.
A Baixa Idade Média compreende o período do século X ao século XV, marcado pela crise na estrutura social de senhorio e vassalaria (sistema feudal), expansão do cristianismo, o renascimento urbano e comercial, as cruzadas e a formação das monarquias nacionais.
O Trovadorismo (1189-1418) foi o primeiro movimento literário da Língua Portuguesa e foi o que vigorou na Idade Média. Ele surgiu no século XII na região da Provença Francesa e depois se espalhou pela Europa.
Na Língua Portuguesa, o Trovadorismo foi iniciado com a publicação da Canção Ribeirinhas, de Paio soares de Taveirós.
Na Língua Portuguesa, o Trovadorismo foi iniciado com a publicação da Canção Ribeirinhas, de Paio soares de Taveirós
O movimento recebeu esse nome por causa de Paio Soares de Taveiros, pois o trovador era seu principal personagem.
Por ser um período em que a escrita era pouco difundida, as composições dos trovadores eram transmitidas oralmente e muitas vezes cantadas, em que os jograis e as cantigas eram acompanhados por músicas, com instrumentos como alaúdes, violas e flautas.
O Trovadorismo tinha como produções a poesia e a prosa. A poesia trovadoresca é classificada em:
As cantigas de mal dizer (Escárnio) tinham como características o humorismo, por meio da ironia, a acusação de alguém diretamente, a exploração do ridículo, a adoção ao escândalo, e a briga e a linguagem obscena.
As cantigas de mal dizer (Escárnio) tinham como características o humorismo, por meio da ironia, a acusação de alguém diretamente, a exploração do ridículo, a adoção ao escândalo, e a briga e a linguagem obscena
A cantiga de amor tem como características:
A cantiga de amigo tem como características:
A prosa trovadoresca era dividida em:
São crônicas de valor histórico
O Trovadorismo teve como principais autores: Paio Soares de Taveirós, Dom Dinis e Dom Duarte.
O Humanismo não é exatamente um movimento literário, mas uma fase de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo.
Ou seja, o Humanismo está no período de transição em que termina a cultura medieval e se inicia a cultura clássica com a vinda do teatro popular, a prosa historiográfica e a poesia palaciana.
Ou seja, o Humanismo está no período de transição em que termina a cultura medieval e se inicia a cultura clássica com a vinda do teatro popular, a prosa historiográfica e a poesia palaciana
O Humanismo compreende o início da nomeação para cronista-mor da “Torre do Tombo”, Fernão Lopes, em 1418. E termina com o retorno do poeta Sá de Miranda da Itália, em 1527.
Nas produções do Humanismo estão em destaques: Gil Vicente com o teatro popular, conhecido como Teatro Vicentino, Fernão Lopes com a prosa historiográfica e das poesias palacianas que eram representadas nos palácios.
Entre os principais escritores da literatura medieval estão:
, . Literatura Medieval; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/literatura-medieval >. Acesso em 23 de setembro de 2020 às 17:37.
As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]
As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]
As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]
As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]