Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Locução Adjetiva
Língua Portuguesa
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Língua Portuguesa » Locução Adjetiva
Postado por o_autor2019 em 17/05/2019 e atualizado pela última vez em 23/09/2020
A locução adjetiva é uma das formas de caracterizar os substantivos. Ao destrinchar esse termo, podemos defini-lo como:
Locução: reunião de palavras.
Adjetivos: palavras que acrescentam qualidades aos substantivos.
Sendo assim, é possível dizer que a locução adjetiva é uma expressão que reúne duas ou mais palavras e tem valor de adjetivo. Normalmente, ela é formada por preposição (de, e, em, com, sem) com um substantivo.
Sendo assim, é possível dizer que a locução adjetiva é uma expressão que reúne duas ou mais palavras e tem valor de adjetivo.
Além disso, ele serve como facilitador no entendimento de um diálogo, formulação de uma frase e até mesmo para deixar o discurso mais rebuscado, entendível e compreensível.
Na maioria das vezes, como foi dito anteriormente, as locuções adjetivas são formadas pela preposição e o substantivo, como nos exemplos:
Porém, há casos em que podem ser formadas por uma preposição e um advérbio, como por exemplo:
Em outros casos, mesmo sendo uma locução adjetiva, ele não apresenta um adjetivo que seja correspondente. Confira os exemplos:
Em outros casos, mesmo sendo uma locução adjetiva, ele não apresenta um adjetivo que seja correspondente
Há ainda algumas contextualizações em que a locução adjetiva e o adjetivo correspondente possuem significados diferentes durante a construção da frase. Exemplo:
Nesse caso, o termo figadal não caracteriza um inimigo do fígado. Ele corresponde a alguém que tenha ódio ou rancor.
No exemplo acima o termo leonino não se refere ao animal leão, mas a uma forma de contrato inviável para uma das partes de um acordo.
Nota-se que, normalmente, as locuções adjetivas são precedidas da preposição “de”. Porém, há casos em que podem ser acompanhados por “a” ou “em”. Veja os exemplos:
Na primeira frase, a palavra “com” é preposição e “flores” é o substantivo. Portanto, “com flores” é uma locução adjetiva.
Já na segunda, a palavra “floridas” é o adjetivo que corresponde à locução adjetiva do exemplo anterior.
Na primeira frase, “de boi” é a locução adjetiva, com o substantivo acompanhado da preposição. E na segunda, a palavra “bovino” é o adjetivo correspondente à locução adjetiva anterior.
Nesse caso, a locução adjetiva “sem cheiro” corresponde ao adjetivo inodora. O primeiro caso é a junção da preposição “sem” mais o substantivo “cheiro”.
Na primeira frase, há presença da preposição “da” mais o substantivo “manhã”, sendo a locução adjetiva de “matinal”.
As locuções substantivas são definidas através da junção de duas ou mais palavras que possuem a mesma função morfológica, a de substantivo. Exemplo: juiz de futebol; dona de casa; cachorro-quente.
A locução pronominal é de caracterizada através do uso de duas ou mais palavras que atuam o papel dos pronomes, mais especificamente como pronome indefinido. Exemplo: qualquer um; cada qual; seja quem for.
Quando há presença de dois verbos, que possuem a intenção de transmitir apenas uma ação verbal, é definido como locução verbal. Essa junção é formada por um verbo auxiliar e um verbo principal. Exemplo: estamos indo; quero dormir; tem trabalhado.
Em sua maioria, formada por preposição com a junção advérbio, a locução adverbial pode ser classificada como sendo de lugar, de tempo, de modo, de afirmação, de negação, de intensidade e de dúvida. Exemplo: de noite; em silêncio; sem dúvida.
É a junção de duas ou mais palavras que fazem o papel de preposição. Importante destacar que, nesse caso, a última palavra da locução será, obrigatoriamente, uma preposição. Exemplo: acerca desse; acima do; com exceção do.
A locução conjuntiva é unificação de duas ou mais conjunções, ligando à oração. Em sua maioria são formadas por: preposição, particípio ou advérbio, juntamente com “que”. Exemplo: uma vez que; para que; mesmo que.
Essa locução é definida através da junção de duas ou mais palavras que exercem o papel de interjeição. Exemplos: Quem me dera!; Ai de mim!; Graças a Deus!; Ora bolas!
A locução adjetiva se caracteriza por ser uma forma de unir palavras para caracterizar os substantivos. Vale lembrar que locução quer dizer reunião de palavras.
Por exemplo, a locução adjetiva pode ser formada pela junção dos termos. A expressão “de criança”, pode ser substituída por “infantil”.
, . Locução Adjetiva; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/locucao-adjetiva >. Acesso em 23 de setembro de 2020 às 17:47.
As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]
As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]
As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]
As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]