Média Geométrica

Produto entre os membros de um conjunto numérico positivo

Caracteriza-se como média geométrica a raiz n-ésima do produto de n elementos dentro de um conjunto numérico. É uma medida de tendência central frequentemente aplicada na matemática financeira ou em pesquisas sobre crescimentos proporcionais, variados e exponenciais.

Assim, é dada pela seguinte fórmula:

Fórmula da média geométrica
Definição da média geométrica.

Em que,

Mg: média geométrica

n: elementos do conjunto

x1, x2, x3, …, xn: valores dos elementos

Como determina o valor típico de um conjunto numérico através da multiplicação dos seus valores, a média geométrica apenas admite números positivos, já que os negativos resultam em raízes negativas. Além disso, o zero não costuma ser utilizado, pois origina uma raiz nula para quaisquer valores aplicados.

Quando encontramos a média entre dois termos, por exemplo, o índice presente na raiz será dois, logo teremos uma raiz quadrada. Já se cálculo envolver três termos, a raiz terá índice 3, isto é, raiz cúbica, e assim sucessivamente. Por tais motivos, os números precisam ser positivos.

Vejamos melhor no exemplo:

Dado o conjunto A = {3,5,12}, qual a média geométrica entre seus termos?

Reparem que o conjunto é formado por três elementos, então devemos multiplicá-los e do resultado extraímos a raiz cúbica.

Aplicação da média geométrica
Resolução.

Aplicações da Média Geométrica

Agora que entendemos a definição da fórmula através do exemplo, vamos conhecer as aplicações mais frequentes da MG. Os cálculos são muito utilizados em casos envolvendo valores que sofrem aumentos sucessivos ou permanecem de  maneira contínua.

Sequência de Variações Percentuais

Uma das utilidades da média geométrica é na matemática financeira, principalmente quando os problemas apontam sequências de variações percentuais.

Exemplo:

Supondo que Maria ganhe aumento de 10% em um mês e 20% após 7 meses de trabalho. Qual o aumento médio recebido pela funcionária?

Para resolver essa questão devemos encontrar o aumento médio percentual do salário diante dos aumentos de cada mês. Como trata-se da média geométrica aplicada em porcentagens, as taxas percentuais precisam ser convertidas em taxas unitárias:

10% = fator de crescimento de 1,10 (100% + 10% = 110% = 1,10)

20% = fator de crescimento de 1,20 (100% + 20% =120% = 1,20)

Substituindo na fórmula, teremos:

GM = 1,10.1,20

GM = 1,32

GM ≅ 1,1489

O valor encontrado, 1,1489, equivale ao aumento de 14,89% (1, 1489.100% = 14,89%). Ou seja, ao receber um aumento de 10% no primeiro mês e 20% após o sétimo, Maria conseguiu uma média de aumento em torno dos 14,89%.

Digamos que o salário seja de 1300 reais, quando aplicamos a taxa de crescimento temos:

Com aumento de 10% = 1300. 1,1489 = 1493,57

Com aumento de 20% = 1493,57. 1,1489 = 1715,96

Geometria

Outra aplicação da média geométrica é nas geometria plana e geometria espacial. Na figura do triângulo retângulo, por exemplo, a sua altura equivale à distância entre a hipotenusa e o vértice oposto (onde fica o ângulo de 90°).

Caso uma linha dividisse a hipotenusa em dois segmentos, a média geométrica entre as medidas desse segmento seria o mesmo valor da altura.

Médias

Assim como a média geométrica, as médias aritmética e harmônica foram descobertas pelos estudos do filósofo e matemático Pitágoras. Entre as três operações com conjuntos numéricos positivos, a média aritmética é a maior delas, pois é classificada em simples e ponderada.

A média aritmética simples é dada pela soma de todos os dados de um conjunto e divisão da quantidade total de elementos encontrados, isto é:

M = (x1 + x2 + x3 + … + xn) /n

Exemplo:

A média entre {12, 15, 21, 27} é:

x1: 12

x2: 15

x3: 21

x4: 27

n: 4, já que são quatro elementos dentro do conjunto.

Utilizando a fórmula, temos:

M = (x1 + x2 + x3 + … + xn) /n

M = (12 + 15 + 21+ 27) /4

M = 75/4 = 18,75

Percebe-se que o resultado acima não é um dos termos que integram o conjunto. Isso acontece porque o cálculo da média serve para estipular um valor único. Como esses valores podem ser pequenos ou grandes, são chamados de medidas de centralidade.

Já a média aritmética ponderada engloba o peso de cada elemento do conjunto e, por isso, é determinada pela soma dos produtos entre os elementos com o seu respectivo peso e divisão do resultado com a soma de todos os pesos.

Mp = x1. p1 + x2. p2 + x3. p3 +… + xn. pn / p1 + p2 +p3 +… + pn

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

SANTOS, Thamires. Média Geométrica; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/media-geometrica >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 22:24.

Copiar referência

Outros Artigos de Matemática

O sistema da Blockchain possibilita o uso de Bitcoins no mundo todo.

Bitcoin

Bitcoin é uma criptomoeda utilizada em transações financeiras virtuais sem […]

Engenho de açúcar

Sistema Plantation

Sistema plantation é um sistema descendente do período colonial europeu […]

Colheita de plantação

Sistemas agrícolas

Os sistemas agrícolas formam o conjunto de atividades técnicas, econômicas […]

Setores da economia

Os setores da economia existem para medir o desenvolvimento econômico […]