Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Medidas de capacidade
Matemática
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Matemática » Medidas de capacidade
Postado por Alana Caiusca em 12/07/2019 e atualizado pela última vez em 24/09/2020
As medidas de capacidade são grandezas utilizadas para definir o volume no interior de um recipiente, isto é, o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de acomodar uma substância.
Essas medidas são utilizadas com frequência no cotidiano. Por exemplo, elas são usadas para saber quantos litros de leite há em uma caixa ou ainda quantos litros de gasolina cabem no tanque de um veículo.
Percebeu que o litro é utilizado como a medida de referência? Isso porque tal unidade foi convencionada como padrão pelo Sistema Internacional de Unidades (SI). Por isso, o litro é utilizado para medir qualquer líquido como como óleo, leite, suco água, etc.
Como já dito, o litro é a unidade padrão de capacidade. Contudo, quando é necessário medir a capacidade de um recipiente muito grande ou bem pequeno frequentemente são utilizados os múltiplos e submúltiplos do litro.
Os múltiplos são usados quando há quantidades que são maiores que o litro:
Já os submúltiplos são usados quando há quantidades bem menores que o litro:
Em algumas situações é necessário fazer a conversão entre as medidas de capacidade. A transformação do litro para seus múltiplos e submúltiplos pode ser feita considerando algumas orientações:
Por exemplo, o rótulo de garrafa pequena de refrigerante informa que aquele recipiente tem um capacidade de 500 ml (mililitros), isso quer dizer que dentro daquela garrafa há meio litro (0,5l) de refrigerante.
Existe outra forma de realizar a conversão entre as medidas de capacidade. A transformação é baseada no sistema de números decimais, ou seja, realiza-se uma multiplicação ou uma divisão por 10. Para tal, podemos nos orientar pela tabela abaixo:
Agora que você já conhece as medidas de capacidade confira na prática como realizar a conversão entre elas através de dois exemplos.
Exemplo 1 – 30 ml de leite equivale a quantos litros?
De acordo com a tabela de conversão, podemos ver que para transformar de mL para l devemos dividir três vezes 30 ml por 10, que é o mesmo que dividir por 1000.
Logo,
30/1.000 = 0,03 l
Exemplo 2 – 5 dal de gasolina equivale a quantos decilitros?
Seguindo o mesmo critério do exemplo anterior, podemos notar que para converter de decalitro para decilitro devemos multiplicar 5 dal duas vezes por 10, ou seja, multiplicar por 100.
5.100 = 500 dl
Já as medidas de volume correspondem ao espaço ocupado por um corpo/substância, sendo o metro cúbico (m³) a unidade padrão pelo SI. Essas medidas são utilizadas, por exemplo, para quanto de líquido cabe em uma caixa de água.
Essas medidas são utilizadas, por exemplo, para quanto de líquido cabe em uma caixa de água.
Assim como as medidas de capacidade, as medidas de volume possuem os seguintes múltiplos:
Já o submúltiplos do metro cúbico são:
A conversão entre as medidas de volume também é realizada de acordo com o sistema decimal. Confira na tabela abaixo:
Como as medidas do litro e do metro cúbico medem capacidade, podemos relacionar o litro (l) a um dos submúltiplos do metro cúbico (m³), que é o decímetro cúbico (dm³). A partir disso, temos a seguinte relação:
1 l = 1 dm³
Também é possível relacionar o mililitro (ml) com o centímetro cubico (m³) e o quilolitro (kl) com o metro cúbico (m³), que é a unidade padrão de volume. As seguintes relações são obtidas:
1 ml = 1 cm³
1 kl = 1 m³
Sendo assim, em 1 decímetro cúbico cabe 1 litro de água; em 1 centímetro cúbico cabe 1 mililitro de água (ou 0,001 litros); em 1 metro cúbico cabe 1 quilolitro (1.000 litros) de água e vice-versa.
CAIUSCA, Alana. Medidas de capacidade; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/medidas-de-capacidade >. Acesso em 24 de setembro de 2020 às 13:42.
Bitcoin é uma criptomoeda utilizada em transações financeiras virtuais sem […]
Sistema plantation é um sistema descendente do período colonial europeu […]
Os sistemas agrícolas formam o conjunto de atividades técnicas, econômicas […]
Os setores da economia existem para medir o desenvolvimento econômico […]