Movimento de Rotação

Movimento da Terra em torno dela mesma

O movimento de rotação é o caminho percorrido pelo planeta Terra em volta do seu próprio eixo. Esse movimento completo leva quase 24hrs e é a partir dele que é definido a separação entre os dias e as noites.

A definição dos dias e noites acontecem no movimento de rotação quando uma parte da Terra fica exposta ao sol (dia) e a outra parte fica exposta a lua (noite).

O movimento leva exatamente 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos. Esse tempo é chamado de dia sideral.

Os 4 minutos de diferença entre o dia normal e o dia sideral acontece porque a Terra também gira em torno do sol, no período chamado de movimento de translação.  

O movimento de rotação é de extrema importância para a vida terrestre. Ele que define o tempo exato que cada parte do planeta fica exposto à luz do sol, equilibrando a temperatura do globo terrestre.

Movimento de rotação da Terra
Ilustração de como acontece o movimento de rotação do planeta Terra. (Foto: Guia Estudo)

A Velocidade do Movimento de Rotação

A velocidade do movimento de rotação é bastante alta, mas nós, que estamos aqui na Terra, não conseguimos perceber e nem sentir. O planeta gira em torno de 1.666 quilômetros por hora.

Esse número é obtido através da divisão entre o valor do perímetro da Terra e o tempo gasto no movimento de rotação.

O perímetro terrestre tem mais ou menos 40.000 quilômetros e a rotação leva cerca de 24 horas. Sendo assim, 40.000 dividido por 24 é igual a 1.666 Km/h.

Os seres humanos não conseguem sentir esse movimento. Assim, é possível ter a impressão de que é o sol que está se movendo durante o dia e não o planeta.

Antigamente, essa noção de que a Terra era o centro do universo era bastante defendida e ficou conhecida como geocentrismo. A Igreja Católica era uma das grandes difusoras desse pensamento.

Os Efeitos do Movimento de Rotação

No processo do movimento de rotação, a luz do sol vai iluminando diferentes partes do planeta, em diferentes momentos e com diferentes intensidades. Essa diferença gerou a necessidade de se criar horários que correspondessem aos movimentos.

Esses horários foram desenvolvidos para estabelecer uma padronização em diferentes regiões do globo terrestre, que ficou conhecida como fusos horários.

Os fusos horários também são conhecidos como zonas horárias e são as 24 divisões (fusos) da Terra. As divisões foram traçadas por uma linha imaginária de um polo ao outro, e criadas para definir e padronizar o tempo nos locais que pertencem a essas 24 áreas. 

Essa linha imaginária é chamada de Meridiano de Greenwich, responsável por dividir a Terra ao meio. A movimentação entre o leste e o oeste dessa linha fazem as alterações dos fusos horários.

Como a Terra gira do oeste para o leste, os horários das áreas que estão ao leste são adiantados em relação as demais áreas. 

Apesar de dividir e limitar as áreas que os países fazem parte, assim como seus respectivos horários, existem variações de países que fazem parte da mesma área.

Outros Movimentos da Terra

Assim como no movimento de rotação, podemos ter a sensação de que a Terra fica parada e que os outros astros do Sistema Solar que estão em movimento, mas isso não é verdade.

A Terra realiza uma série de movimentos que não conseguimos sentir ou enxergar, mas que ocorrem o tempo todo.

O movimento de translação é um dos mais conhecidos e estudados, assim como o movimento de rotação. Esse é o movimento que o planeta faz em torno do sol.

Ele acontece cerca de um ano inteiro, durando exatamente 365 dias, 6 horas e 48 minutos. O movimento de translação é responsável pela manutenção da distância entre o planeta Terra e o sol, além de  definir as quatro estações: inverno, verão, outono e primavera.

Ainda existe mais dois movimentos que a Terra realiza que não são conhecidos, são eles: movimento de precessão e nutação.

O movimento de precessão é feito ao redor de um eixo perpendicular e o movimento de nutação acontece por meio de alterações gravitacionais no espaço.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Maria Azevedo, Amanda. Movimento de Rotação; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/movimento-de-rotacao >. Acesso em 19 de novembro de 2019 às 01:19.

Copiar referência

Outros Artigos de Física

Alicate feito com isolantes e condutores de energia.

Condutores e isolantes

Os materiais condutores e isolantes fazem parte do estudo da […]

Panela no fogão

Condução térmica

A condução térmica é o processo de transferência de calor […]

Modelo atômico.

Carga Elétrica

A carga elétrica é uma propriedade das partículas que estabelece […]

Capacitores

Associação de capacitores

A associação de capacitores é a combinação de vários capacitores […]