Muro de Berlim

Separação de Berlim Oriental e Berlim Ocidental

O Muro de Berlim, denominado em alemão de Berliner Mauerweg foi uma construção física realizada pelo governo da Alemanha Oriental socialista em agosto de 1961.

Esse muro separava Berlim Oriental e Berlim Ocidental. Historiadores apontam a barreira como o símbolo da divisão entre os sistema socialista e o capitalista. A construção só foi derrubada em 9 de novembro de 1989, após 28 anos de existência.

Contexto histórico

A Guerra Fria (1945-1991) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foram dois grandes eventos históricos que contribuíram para a construção do Muro de Berlim. Por essa razão, é necessário primeiro revisar esses conteúdos.

O Muro de Berlim atual.
O Muro de Berlim foi construído em agosto de 1961 (Foto: Shutterstock)

A Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial iniciou em 1939 e chegou ao fim em 1945. Historiadores apontam Adolf Hitler como o principal causador do conflito em detrimento do interesse em impor ao mundo a superioridade da Alemanha. Outro motivo foi gerado em razão da Itália, Japão e Alemanha tentarem mudar o Tratado de Versalhes. Esse documento era um acordo de paz estabelecido após o fim da Primeira Guerra Mundial.

A Segunda Guerra Mundial foi dividida em três fases. A última foi marcada pela rendição da Alemanha e Itália. Essa última assinou o acordo conhecido como Armistício que consistia na decisão do país em parar a participação no conflito. O Japão, no entanto, demorou para render-se e, com isso, os EUA lançaram duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Com a vitória na Segunda Guerra Mundial, os países representados pelos líderes Delano Roosevelt dos EUA, Josef Stalin da URSS e Winston Churchill, primeiro ministro da Inglaterra, participaram da Conferência do Teerã (1943). Depois da guerra, essa foi a primeira reunião realizada para tratar de acordos entre os aliados.

A Conferência de Potsdan (1945) foi outra reunião importante que criou o Tribunal de Nuremberb para jugar as ações criminosas da guerra. Além disso, na conferência foras decididas várias medidas em relação a Alemanha, como a divisão do país em quatro partes, além da separação de Berlim que gerou a construção do muro.

A Bipolarização do Mundo

Com o fim da Segunda Guerra Mundial o mundo ficou dividido em dois blocos, sendo portanto:

  • Bloco Capitalista: liderado pelos Estados Unidos;
  • Bloco Socialista: Liderado pela União Soviética.

A Guerra Fria

A Guerra Fria começou logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, ou seja, em 1945. Esse período foi marcado pelo confronto de caráter ideológico, econômico e político entre os Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS).

Na Segunda Guerra Mundial os EUA e a URSS eram aliadas, mas com o fim do conflito as duas potências confrontaram-se. No entanto, elas não atacaram de modo direto uma a outra. Por essa razão usa-se a palavra “fria”, ou seja, sem uso de armamento.  

O que motivou a Guerra Fria foi o intuito da União Soviética em propagar no mundo o Socialismo. Já os Estados Unidos defendia a propagação do Capitalismo. Ambas as nações competiam a soberania política e econômica do mundo.

O Muro de Berlim

Como mencionado, o Muro de Berlim foi construído no dia 13 de Agosto de 1931. Essa obra iniciou após o decreto do secretário geral do partido comunista, Walter Ulbricht (1893-1973), em ordenar o bloqueio que dividia a cidade de Berlim.

Símbolo de divisão

Os países que saíram ilesos da Segunda Guerra Mundial empenharam-se em ocupar a derrotada Alemanha. Quem fazia parte do Capitalismo, ou seja, norte-americanos, franceses e ingleses formaram a República Federal da Alemanha, conhecida como a Alemanha Ocidental.

Já a República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) era formada pelos socialistas. O muro de Berlim dividia a cidade ao meio e era símbolo da separação entre essas duas ideologias.

Muro de Berlim
O Muro de Berlim foi derrubado em em 9 de novembro de 1989. (Foto: Shutterstock)

Principais Aspectos

O Muro de Berlim possuía alguns aspectos, como:

  • Grades: o muro tinha gradeamento de metal com a extensão de 66,5 km;
  • Torres: havia na época 302 torres de observação;
  • Redes: a construção também era ocupado por 127 redes eletrificadas de material metálico, composta por alarmes e arames farpados;
  • Vigilantes: militares da Alemanha Oriental Socialista eram os responsáveis por patrulhar o local;
  • Pistas: o muro de Berlim também tinha 255 pistas de corrida onde cães de guarda protegiam a região de quem desejava transitar;
  • Altura: a construção tinha mais de 3,5 metros de altura e 2 metros de profundidade.

As mortes

A primeira pessoa a morrer ao tentar pular o muro foi Ida Siekmann, de 58 anos. O prédio em que ela morava coincidia com a divisa das fronteiras, mas a polícia oriental havia fechado a porta de acesso. Com isso, ela decidiu pular a janela, pois queria fugir para o lado ocidental onde tinha uma irmã. Mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. 

Já a última pessoa a morrer na tentativa de pular o Muro de Berlim foi Winfried Freudenberg. Ele queria escapar com a esposa para a Alemanha Ocidental utilizando um balão. No entanto, no dia da fuga, ele foi sozinho. Em 8 de março de 1989 foi declarada a morte dele após o artefato cair.

Em 2009, a pesquisa do Memorial do Muro de Berlim e do Centro de Pesquisa Histórica de Potsdam revelou quantas pessoas morreram no muro de Berlim na tentativa de transitar entre as duas regiões.

De acordo com os dados, 136 pessoas foram a óbito entre os anos de 1961 e 1989. A maioria eram homens com idade entre 16 a 30 anos. Com base na pesquisa, outras 251 também morreram na tentativa de chegar a outra região, um dos motivos foi enfarte.

O vídeo abaixo apresenta mais informações:

A queda do Muro de Berlim

O Muro de Berlim foi derrubado em 9 de novembro de 1989, portanto, existiu durante 28 anos. Antes disso, ocorreram na região vários protestos  que exigiam o fim do sistema autoritário e também da separação.

O processo de unificação da economia ocorreu um ano depois da queda do muro de Berlim, portanto em 1990. Já a união das duas regiões da Alemanha só foi anunciada de forma oficial no dia 3 de outubro do mesmo ano.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

ALVES, Jéssica. Muro de Berlim; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/muro-de-berlim >. Acesso em 06 de dezembro de 2019 às 19:22.

Copiar referência

Outros Artigos de História

A China antiga tem uma história muito rica.

China Antiga

A China Antiga tem uma vasta contribuição para o desenvolvimento […]

Causas da Segunda Guerra Mundial

As Causas da Segunda Guerra Mundial formaram um conjunto de […]

Todas as causas da Revolução Industrial foram importantes para o desenvolvimento tecnológico.

Causas da Revolução Industrial

As Causas da Revolução Industrial foram eventos que promoveram muitas […]

Monumento em homenagem aos mortos pelas causas da Primeira Guerra Mundial.

Causas da Primeira Guerra Mundial

Uma das Causas da Primeira Guerra Mundial, a razão que […]