Notas Musicais

Sinais que representam a altura do som musical

Notas musicais são os elementos mínimos de um som. Quando uma corda vibra, ela movimenta as moléculas de ar ao seu redor. Essa agitação ocorre na mesma frequência de vibração da corda e o ouvido humano capta essa vibração e processa atribuindo um som ao cérebro. Para cada frequência de vibração, o cérebro atribui um som (nota musical) diferente.

O som é uma onda mecânica que se propaga em um meio material, como o ar ou a água. Algumas das características do som mudam de acordo com o meio de propagação, como a velocidade e o comprimento de onda. Entretanto, a frequência permanece independente e constante durante todo o percurso.

Origem das notas musicais

Houve um tempo na história, há mais de três mil anos, em que a música só era transmitida oralmente através das gerações, assim como outros conhecimentos da antiguidade. A invenção da escrita gerou uma enorme mudança na maneira como o mundo funcionava, a ponto de dividir a história da humanidade em: pré-história e história geral.

Através da escrita foi possível manter as ideias e relatos como uma informação existente por muito mais tempo, enquanto a tradição oral era facilmente perdida e modificada ao longo das gerações que as recontavam.

Assim como a escrita avançou, permitindo que a Filosofia avançasse junto com as outras ciências e que a história dos povos hebreus, babilônicos, egípcios, gregos e romanos fossem conhecidas no século XXI, a escrita da música possibilitou um grande avanço na forma como as músicas eram compostas.

Um dos grandes passos da humanidade em relação a música foi dado no século XI, pelo monge italiano e regente do coro da Catedral de Arezzo, chamado por isso de Guido de Arezzo.

Arezzo percebeu que os cantores gregorianos tinham dificuldade em memorizar as músicas sacras. Como a maioria das pessoas eram analfabetas, a Igreja Católica valorizava a música como o método mais poderoso de conseguir fiéis.

Guido conseguiu inovar a música através do tetragrama, um sistema de quatro linhas sobre os quais as notas musicais seriam colocadas. Certamente, a invenção derivou da antiga escrita musical, denominada neuma. Por ter sido o responsável pela nomeação das notas musicais, ele se tornou uma das figuras mais importantes da história da música.

O monge montou a sequência “ut-re-mi-fa-sol-la-si” baseando-se nas iniciais dos versos do Hino a São João Baptista, canção extremamente popular na época e, portanto, fácil de memorizar.

Ut queant laxis
Ressonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labii reatum
Santi Iohannes.”

Notas musicais
Guido de Arezzo se inspirou no hino a São João Batista, composto por outro monge, Paolo Diácono, para criar as notas musicais. (Foto: Wikipédia)

Em 1693, a primeira e a última nota foram trocadas. Isso aconteceu através do músico Giovanni Bononcini Doni. No lugar do “Ut” entrou “Do” (inicial de Doni) e ao invés de “S”, “Si” (iniciais de Santi Iohannes).

Na tradução, a sequência significa:

“Ó São João,
limpa a culpa do lábio impuro,
para que os servos possam
ressoar a pleno pulmão
as maravilhas dos teus feitos”.

Notas musicais em outros países

Em outras partes do mundo, o sistema de notas musicais é diferente do ocidental. Na Coréia do Sul, por exemplo, o chongganbo é um esquema com diversas casas e células que indicam, simultaneamente, o timbre e a duração de cada nota a quem canta.

Outros países cuja música usa sistemas diferentes são: Índia, Rússia, Indonésia, China e Japão.

Características das notas musicais

As notas musicais são escritas nas chamadas “pautas musicais” ou “pentagramas“, que são um conjunto de cinco linhas paralelas e na horizontal, separadas por quatro espaços entre elas. No pentagrama, as notas musicais são escritas de maneiras diferentes de acordo com sua duração.

  • Semibreve: 4 tempos (possui a maior duração)
  • Mínima: 2 tempos (possui metade do tempo da semibreve)
  • Semínima: 1 tempo (possui a metade do tempo da mínima)
  • Colcheia: 1/2 (possui a metade do tempo de uma semínima)
  • Semicolcheia: 1/4 (possui a metade do tempo de uma colcheia)
  • Fusa: 1/8 (possui metade do tempo de uma semicolcheia)
  • Semifusa: 1/16 (possui a metade do tempo de uma fusa)

Cada nota seguinte possui a metade da duração da anterior. Por exemplo, uma semibreve corresponde a duas mínimas; e uma semínima corresponde a quatro semicolcheias. Cada nota também possui uma pausa correspondente que indica o tempo de silêncio durante a música.

No conjunto que ajuda a construir uma pauta musical ainda existem as chamadas “linhas suplementares“, que auxiliam os pentagramas a exprimir todos os sons musicais.

Outra característica das notas musicais são as suas variações, podendo ser mais graves ou mais agudas, dependendo da posição que ocuparem ao longo da pauta musical.

As notas musicais são representadas pela partitura, cifra e tablatura:

Partitura

É uma representação escrita de música padronizada mundialmente. Sem as notas musicais, uma partitura provavelmente seria escrita como uma sequência de números relativamente extensos, correspondentes as frequências que se espera ouvir.

Outros símbolos importantes na leitura ou construção de uma partitura musical são as claves, que é colocada no início do pentagrama e serve para nomear a escala das notas musicais que está sendo usada.

Exemplo: Clave de Sol, clave de Lá, clave de Dó.

notas musicais
As claves servem para dar nome e altura da nota. (Foto: Wikimedia Commons)

Cifra

Sistema de notação musical usado para indicar os acordes a serem executados por um instrumento musical (como uma guitarra, um teclado ou um violão). As cifras são utilizadas principalmente na música popular, acima das letras ou partituras de uma composição musical, indicando o acorde que deve ser tocado em conjunto com a melodia principal.

Tablatura

É uma forma de notação musical que diz ao intérprete onde colocar os dedos em um determinado instrumento ao invés de informar quais notas tocar.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Mendes, Elaine. Notas Musicais; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/notas-musicais >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 16:17.

Copiar referência

Outros Artigos de Artes

Monumento à Terceira Internacional.

Construtivismo nas artes

O construtivismo nas artes está relacionado com o movimento artístico […]

A Commedia dell’arte fazia a utilização do humor e críticas à sociedade em palcos improvisados.

Commedia Dell’Arte

A Commedia Dell’Arte iniciou-se a partir do início do século […]

Circo armado

Circo

O circo é o lugar onde acontecem expressões artísticas que […]

características das cores matiz

Características das Cores

As características das cores podem ser descritas como matiz, tonalidade […]