Oceania

O Novíssimo Mundo

A Oceania (também chamado de Oceânia) é o menor continente do mundo. Ela está situada no hemisfério sul, é uma região geográfica formada pela Austrália e por diversos grupos de Ilhas do Oceano Pacífico como Polinésia, Melanésia e Micronésia. Trata-se da maior concentração de ilhas que existem no planeta Terra, tem mais de dez mil ilhas e 14 países.

O termo Oceania foi elaborado em 1831 pelo explorador e oficial naval Jules Sébastien César Dumont d’Urville (1790 – 1842). Atualmente, o termo é utilizado em muitas línguas para qualificar uma região geográfica e política que abrange o continente da Austrália e as ilhas anexas do Oceano Pacífico.

Oceania localizada no globo terrestre.
Localização da Oceania no globo terrestre. (Foto: Wikipédia)

Oceania

A Oceania possui uma área de cerca de 8.526.000 km², seu gentílico é oceânico. É o menor e mais isolado entre os continentes do mundo, é banhado pelos oceanos Índico e Pacífico, está situado ao sudeste da Ásia e é vizinho da América, da Antártica e da Ásia. O conjunto de ilhas que compõem o continente são regionalizados em Melanésia, Micronésia e Polinésia.

Por causa de seu isolamento, a Oceania foi o último continente a ser descoberto e conquistado pelos europeus, e é por isso que é denominado de “novíssimo mundo”. Cerca de 90% desse continente faz parte do território da Austrália, sendo a única parcela de terra que possui dimensões continentais. Uma média de 10% do território se dividem entre todas as ilhas.

Geralmente, o planeta Terra é dividido em conjuntos continentais e é por essa razão que todas as ilhas são relacionadas com o continente australiano ou com a Australásia. A Austrália, a Nova Zelândia e a Nova Guiné - locais declarados como parte da Australásia e uma parcela do Arquipélago Malaio são definidos como componentes do continente.

A Oceania possui um clima desértico na parte interior da Austrália e boa parte das ilhas do continente possuem o clima tropical. A flora é composta principalmente de florestas tropicais. Já a fauna é bem variada com várias espécies de animais, como o canguru. Além disso, o isolamento do continente provocou o surgimento de animais exóticos que só são encontrados naquela região.

Oceano Pacífico

O Oceano Pacífico está localizado entre a América – leste, Ásia e Austrália – oeste e Antártida – sul. Ele é o maior oceano do planeta Terra e possui cerca de 161.800.000 km² de área superficial. O oceano Pacífico envolve aproximadamente um terço da superfície terrestre, isso representa cerca da metade da superfície e do volume de todos os oceanos.

Países e Ilhas

A Oceania é o continente que possui a maior quantidade de ilhas no mundo inteiro. Tem uma média de mais de 10 mil ilhas e 14 países.

Países e suas respectivas capitais:

  • Austrália – Camberra
  • Estados Federados da Micronésia – Palikir
  • Ilhas Fiji – Suva
  • Ilhas Salomão – Honiara
  • Indonésia – Jacarta
  • Kiribati – Tarawa do Sul
  • Nauru – Yaren
  • Nova Zelândia – Wellington
  • Palau – Ngerulmud
  • Papua-Nova Guiné – Port Moresby
  • Samoa Ocidental – Apia
  • Tonga – Nuku’alofa
  • Tuvalu – Funafuti
  • Vanuatu – Port Vila
Cathedral Cove na Nova Zelândia - Oceania
Cathedral Cove (Península de Coromandel) é a praia mais famosa da Nova Zelândia. (Foto: Pixabay)

Territórios Ultramarinos

  • Ilhas Marianas (comandadas pelos Estados Unidos)
  • Ilhas Carolinas (comandadas pela Micronésia)
  • Nova Caledônia (comandada pela França)
  • Território Antártico Australiano (comandada pela Austrália)
  • Dependência de Ross (comandada pela Nova Zelândia)
  • Terra Adélia (comandada pela França)
  • Samoa Americana (comandada pelos Estados Unidos)

Melanésia

Melanésia surgiu no século XIX e interliga o termo grego “mélas” – negro com “nesos” – ilha, ou seja, “ilhas negras”. É uma palavra originada do grego que significa “ilhas dos negros”. Esse termo faz alusão tanto ao conceito geográfico quanto ao conceito antropológico.

O contexto geográfico faz referência a uma das três grandes extensões da Oceania, que fica situado no sudoeste do oceano Pacífico entre a Austrália e ao norte com a Micronésia, e ao leste com a Polinésia.

Já o contexto antropológico consiste em definir que as ilhas da Melanésia englobam populações de pele escura, que possuem traços parecidos com a maior parte dos povos da África.

Micronésia

Micronésia é uma palavra originada do grego “mikros” – pequeno e “nesos” – ilha, são “pequenas ilhas”. É uma região que possui centenas de ilhas pequenas que estão espalhadas por uma ampla extensão do Pacífico Ocidental. O termo surgiu em 1831 para distinguir as três grandes áreas do continente.

Desde 1986 existe um estado dentro desse território, também nomeado como Micronésia, que é independente. O povo micronésio possui várias culturas e etnias por causa da mistura com povos melanésios, polinésios e filipinos.

Polinésia

Polinésia é uma palavra originada do grego “poli” – muitos / vários e “nesos” – ilha, são “muitas ilhas”. O nome Polinésia surgiu no século XVIII e denominava todas as ilhas pequenas do oceano Pacífico, sem observar as particularidades. No século XIX foi sugerido uma ressalva para o termo, com o intuito de referenciar o atual grupo de ilhas e para organizar a divisão das ilhas do Pacífico.

Fazem parte da Polinésia as ilhas que estão incluídas dentro do conhecido “triângulo polinésio”. Suas vértices são: a Nova Zelândia, o arquipélago do Havaí e a Ilha de Páscoa. Ainda existe o território de ultramar francês que é a Polinésia Francesa, situada na região com o mesmo nome do Pacífico.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Oceania; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/oceania >. Acesso em 19 de novembro de 2019 às 09:05.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]