ONU

Organização intergovernamental que visa a paz no mundo

A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma instituição formada por vários países com o objetivo de garantir a paz e a segurança internacional. Foi criada em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial. Atualmente, conta a participação de 196 Estados-membros. 

O presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, nomeou a organização no ano de 1942 na Declaração das Nações Unidas. No evento, 26 países se comprometeram a participar da luta contra as potências do Eixo, uma aliança entre Itália, Alemanha e Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

História da ONU

A Segunda Guerra Mundial ocasionou uma grande devastação em dezenas de países, sobretudo na Polônia e no Japão. Foram milhões de mortes que geraram um sentimento em comum entre a comunidade internacional sobre a necessidade de achar uma maneira de garantir a paz entre os países.

No período pós Segunda Guerra Mundial, o mundo estava separado politicamente entre o capitalismo e o socialismo, guiados por Estados Unidos e União Soviética, respectivamente. Foi o momento do começo da Guerra Fria, um período marcado por muita incerteza e insegurança.

A criação da ONU não aconteceu de forma repentina. Para a elaboração da Organização foi preciso muito planejamento, além de muitas discussões antes do seu surgimento.

O nome da entidade, por exemplo, foi idealizado pelo presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, e foi usado pela primeira vez em 1° de janeiro de 1942, na Declaração das Nações Unidas, quando representantes de 26 países assumiram um acordo de que permaneceriam lutando contra as potências do Eixo.

A Carta das Nações Unidas foi produzida pelos governantes dos 50 países presentes na Conferência sobre Organização Internacional. Essa reunião aconteceu em São Francisco, do dia 25 de abril a 26 de junho de 1945.

A ONU passou a existir, de fato, em 24 de outubro de 1945, depois da confirmação da Carta por Estados Unidos, China, França, Reino Unido e a ex-União Soviética, além da maioria dos outros assinantes.

Oficialmente, 24 de outubro é comemorado no mundo todo como o Dia das Nações Unidas.

Quando ocorreu a primeira reunião da ONU, na Assembleia Geral (principal órgão da ONU), na capital do Reino Unido, Londres, no ano de 1946, ficou estabelecido que a sede fixa da instituição se localizaria nos Estados Unidos.

No ano de 1946, o investidor e empresário norte-americano, John D. Rockefeller Jr., ofereceu aproximadamente oito milhões de dólares para a compra dos terrenos, localizados na ilha de Manhattan, em Nova Iorque. A cidade de Nova Iorque concedeu o restante dos terrenos para agilizar e facilitar a construção da sede da ONU.

Atualmente, a sede oficial fica em Nova Iorque, bem como outros centros localizados em Genebra, Viena, Nairóbi, Addis Abeba, Bangcoc, Beirute e Santiago, além de escritórios espalhados em grande parte do mundo.

ONU
A ONU é uma das organizações mais importantes do mundo. (Foto: Pixabay)

Principais Propósitos da ONU

As Nações Unidas tem como base propósitos e princípios básicos aceitos por todos os países que participam da Organização. Entre os principais propósitos estão:

  • Conservar a paz e a segurança internacionais;
  • Estabelecer relações amigáveis entre as nações;
  • Atuar na cooperação internacional para a solução dos problemas mundiais, seja de caráter econômico, social, cultural e humanitário, gerando o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais;
  • Ser um centro de referência destinado à harmonizar a ação dos povos para o alcance dos objetivos comuns.

Principais Órgãos da ONU

Conselho de Segurança

Possui quinze membros, entre eles estão Estados Unidos, China, França, Grã-Bretanha e União Soviética. Eles são fixos e são favorecidos com o poder de veto. Isso quer dizer que qualquer um deles têm o direito de bloquear uma decisão do Conselho. Os outros dez membros que não são permanentes são eleitos pela Assembleia Geral por um período de dois anos.

O Brasil está entre os países que cobra para aumentar o número de membros permanentes do Conselho.

Assembleia Geral

O principal órgão da ONU contempla to­dos os países-membros, cada um com direito a um voto. As sessões ocorrem anualmente, no mês de setembro, e podem vir a ser realizadas outras, especiais ou de emergência.

Conselho de Tutela

Esse órgão é destinado a controlar os territórios colocados sob tutela da ONU.

Secretariado

O órgão responsável pelas funções administrativas da ONU é o Secretariado Geral, conduzido pelo funcionário de maior cargo da organização, eleito pela Assembleia Geral. Ele exerce essa função por cinco anos, e tem direito à reeleição.

Corte Internacional da ONU

A Corte Internacional da ONU é o principal órgão que trata das questões jurídicas da entidade. É formada por quinze juízes de nacionalidades distintas, eleitos pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Segurança para um período de nove anos. Julga as disputas que surgem entre os países. Sua sede fica em Haia, na Holanda.

Conselho Econômico e Social

A principal função do Conselho Econômico e Social é impulsionar a cooperação cultural, o respeito pelos direitos humanos, além da melhoria econômica e social. Esse órgão une 54 membros e seu trabalho se desempenha por meio dos principais órgãos que integram a ONU, entre eles está a Comissão de Direitos Humanos, a Comissão sobre a Situação da Mulher e a Comissão Populacional.

O Conselho também coordena a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura); Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância); FMI (Fundo Monetário Internacional); OMS (Organização Mundial da Saúde), etc.

Ficou com alguma dúvida? Clica no vídeo:

Unicef

O Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) foi criado no ano de 1946 por deliberação da Assembleia Geral da ONU. Quando começou, os programas do Unicef ofereciam assistência emergencial para as crianças que sofreram em períodos de guerra na Europa, no Oriente Médio e na China.

Após a reconstrução dos países da Europa, o Unicef se dedicou à assistência de crianças vítimas da fome no mundo. No ano de 1953, o Unicef entrou como órgão permanente da ONU. A sede do órgão se localiza em Nova Iorque e atende 191 países.

Unesco

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) é a agência intelectual da ONU. Foi criada em 1945 para atender as necessidades do pós-guerra. Entre os principais objetivos do órgão estão: agir para que toda criança tenha acesso a escola; proteger o patrimônio e a diversidade cultural; estimular a cooperação científica entre os países; proteger a liberdade de expressão, etc.

FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) foi criado no ano de 1945 e hoje já conta com 188 países. Os principais objetivos do FMI são: garantir estabilidade financeira; facilitar o comércio internacional; crescimento econômico; diminuição da pobreza no mundo; promover uma cooperação monetária a nível internacional, etc.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDES, Maria. ONU; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/onu >. Acesso em 18 de novembro de 2019 às 23:01.

Copiar referência

Outros Artigos de História

Todas as causas da Revolução Industrial foram importantes para o desenvolvimento tecnológico.

Causas da Revolução Industrial

As Causas da Revolução Industrial foram eventos que promoveram muitas […]

Monumento em homenagem aos mortos pelas causas da Primeira Guerra Mundial.

Causas da Primeira Guerra Mundial

Uma das Causas da Primeira Guerra Mundial, a razão que […]

Causas da Independência do Brasil

As Causas da Independência do Brasil foram uma série de […]

As cavernas eram muito utilizadas antes do período de transição.

Características do período mesolítico

Para entender as características do período mesolítico é necessário compreender, […]