Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Orações subordinadas substantivas
Língua Portuguesa
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Língua Portuguesa » Orações subordinadas substantivas
Postado por o_autor2019 em 30/05/2019 e atualizado pela última vez em 23/09/2020
As orações subordinadas substantivas desempenham o papel de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto, possuindo o mesmo papel que um substantivo na estrutura frásica.
Na maioria das vezes as orações subordinadas substantivas são iniciadas pelas conjunções integrantes.
Veja a seguir os tipos de orações subordinadas substantivas e alguns exemplos:
Desempenha a função de sujeito do verbo da oração principal.
Desempenham o papel de objeto direto do verbo da oração principal.
Desempenham o papel de objeto direto do verbo da oração principal
Exercem a função de objeto indireto do verbo da oração principal, começando sempre com uma preposição.
Cumpre o papel de complemento nominal, acrescentando o sentido do nome que pertence à oração principal. Começa sempre com uma preposição.
Cumpre o papel de complemento nominal, acrescentando o sentido do nome que pertence à oração principal
Desempenham o papel de predicativo do sujeito do verbo da oração principal. Aparece sempre depois do verbo “ser”.
Exercem a função de aposto de qualquer termo pertencente à oração principal.
As orações subordinadas substantivas usadas como exemplos são orações desenvolvidas, começadas com pronomes, conjunções ou locuções conjuntivas. Elas também possuem um verbo conjugado no modo indicativo ou subjuntivo.
Diferente das orações desenvolvidas, as reduzidas não são iniciadas por conjunções ou pronomes. Apresentam verbos conjugados em uma das formas nominais.
Exemplos de orações subordinadas substantivas reduzidas:
Além das orações subordinadas substantivas, existem as orações subordinadas adjetivas, que exercem a mesma função de um adjetivo. Já as orações subordinadas adverbiais possuem as mesmas atribuições dos advérbios.
Além das orações subordinadas substantivas, existem as orações subordinadas adjetivas, que exercem a mesma função de um adjetivo. Já as orações subordinadas adverbiais possuem as mesmas atribuições dos advérbios
Essas orações têm a finalidade de adjunto adnominal do termo pertencente a oração principal, possuindo a mesma caraterística de uma adjetivo na frase.
Normalmente, as orações subordinadas adjetivas são iniciadas pelo pronome relativo "que". Elas são classificadas de acordo com a capacidade de ampliar ou reduzir o sentido do nome a que se refere.
Normalmente, as orações subordinadas adjetivas são iniciadas pelo pronome relativo "que". Elas são classificadas de acordo com a capacidade de ampliar ou reduzir o sentido do nome a que se refere
Oração subordinada adjetiva restritiva
As orações restritivas limitam o significado a um ser único. Não existe vírgula entre esse tipo de oração e a principal.
As orações restritivas limitam o significado a um ser único. Não existe vírgula entre esse tipo de oração e a principal
Oração subordinada adjetiva explicativa
Essa categoria de oração aparece separada por vírgulas e caso seja retirada da frase não altera o seu sentido.
As orações subordinadas adverbiais desempenham a função de advérbio e funcionam como adjunto adverbial, sendo classificadas em: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.
As orações subordinadas adverbiais desempenham a função de advérbio e funcionam como adjunto adverbial, sendo classificadas em: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais
Oração subordinada adverbial causal
Traz a causa do acontecimento da oração principal. Pode começar com as conjunções e locuções causais: porque, que, porquanto, visto que, uma vez que, já que, pois que, por isso que, como, como que, visto como, dentre outras.
Oração subordinada adverbial consecutiva
Aborda a consequência do acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas conjunções e locuções consecutivas: que, tanto que, tão que, tal que, tamanho que, de forma que, de modo que, de sorte que, de tal forma que,…
Aborda a consequência do acontecimento da oração principal
Oração subordinada adverbial final
Traz a finalidade do acontecimento da oração principal. Pode começar com conjunções e locuções finais: a fim de que, para que, que,…
Traz a finalidade do acontecimento da oração principal
Oração subordinada adverbial temporal
Esclarece em que momento ocorreu o fato da oração principal. Pode começar com as conjunções e locuções temporais: quando, enquanto, agora que, logo que, desde que, assim que, tanto que, apenas, antes que, até que, sempre que, depois que, cada vez que, mal,…
Esclarece em que momento ocorreu o fato da oração principal
Oração subordinada adverbial condicional
Mostra a condição para a realização ou não do fato da oração principal. Pode começar com as conjunções e locuções condicionais: se, salvo se, desde que, exceto se, caso, desde, contando que, sem que, a menos que, uma vez que, sempre que, a não ser que,…
Mostra a condição para a realização ou não do fato da oração principal
Oração subordinada adverbial concessiva
Aponta uma autorização a ocorrência da oração principal, isto é, traz uma ideia de contradição. Pode começar com as conjunções e locuções concessivas: embora, conquanto, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que, por mais que, por pouco que, por muito que,…
Aponta uma autorização a ocorrência da oração principal
Oração subordinada adverbial comparativa
Mostra uma comparação com o fato da oração principal. Pode começar com as conjunções e locuções comparativas: como, mais do que, menos do que, assim como, bem como, que nem, tanto quanto,…
Mostra uma comparação com o fato da oração principal.
Oração subordinada adverbial conformativa
Transmite a ideia de conformidade, concordância em relação ao fato da oração principal. Pode ser introduzida pelas conjunções e locuções conformativas: conforme, como, consoante, segundo,…
Transmite a ideia de conformidade, concordância em relação ao fato da oração principal
Oração subordinada adverbial proporcional
Expressa uma concepção de proporcionalidade com o fato da oração principal. Pode começar com as conjunções e locuções proporcionais: à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais… mais, quanto menos… menos, quanto maior… maior, quanto maior… menor,…
Expressa uma concepção de proporcionalidade com o fato da oração principal
, . Orações subordinadas substantivas; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/oracoes-subordinadas-substantivas >. Acesso em 24 de setembro de 2020 às 01:10.
As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]
As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]
As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]
As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]