Outono

Uma das quatro estações do ano

O outono é uma das quatro estações do ano. Durante esse período as condições climáticas são mais intensas e marcantes nas zonas temperadas do planeta. É uma estação de transição entre o verão e o inverno, por isso há características parecidas entre elas.

Outono no Brasil

O começo dessa estação também é conhecido como Equinócio de outono, que ocorre entre os dias 20 ou 21 de março. No Brasil, país localizado no hemisfério Sul, uma forte característica dessa estação é a queda das folhas das árvores sazonais, que iniciam a preparação para o inverno.

Com a chegada dessa estação no país, os brasileiros podem perceber alterações na temperatura e na umidade do ar. Isso corre devido a localização do Brasil no mapa, que fica entre a zona do Trópico de Capricórnio ao sul e pela Linha do Equador ao norte.

Os efeitos dessa estação não são sentidos em todas as regiões. Mas, suas características podem ser percebidas na região Sudeste, na região Centro-Oeste e na região Sul. Em locais de serra, como na no sul, por exemplo, as temperaturas caem bruscamente com a possibilidade de geadas e, eventualmente, neve.

Equinócio

O Equinócio marca o começo da primavera ou outono. Nesse momento o sol brilha com mais intensidade sobre as regiões que estão mais perto da linha do Equador.

Durante o equinócio, o dia e as noites têm a mesma duração. Esse fenômeno ocorre duas vezes, quando há mudança de estação.

Outono
Nessa estação muitas arvores perdem suas folhas. (Foto: PxHere)

Datas do Outono

Assim como acontece nas outras estações, a data de início e término do outono ocorre em dias diferentes nos hemisférios Norte e Sul:

Hemisfério Sul

Como foi visto a cima, no Hemisfério Sul o outono começa entre 20 ou 21 de março e termina entre 21 ou 22 de junho

Hemisfério Norte

Nesse hemisfério, sua data de início fica entre os dias 22 ou 23 de setembro e o término entre 21 ou 22 de dezembro.

Características no Outono

Essa estação do ano não apresenta características que sejam vistas de maneira uniforme, isto é, de forma idêntica em todos os lugares. Entre as principais peculiaridades dessa estação destacam-se:

  • As noites ficam maiores que os dias à proporção que a estação avança. Isso ocorre porque é um período de transição entre o equinócio e o solstício de inverno;
  • Crescimento da ocorrência de ventos;
  • Diminuição progressiva das temperaturas;
  • Alta incidência de nevoeiros durante a manhã;
  • Redução da umidade relativa do ar;
  • Alguns tipos de vegetação perdem as folhas para se adequar à mudança de clima e também em razão da redução da fotossíntese diante da menor incidência de iluminação solar.

Flores que se destacam no outono

Não é só na primavera que podemos cultivar flores. As temperaturas amenas e um clima mais agradável, antecedendo o inverno, também possibilitam a criação de algumas espécies de plantas. Existem espécies de flores que são características dessa estação, dentre elas estão:

  • Begônia
  • Margarida
  • Lírio branco
  • Rosa
  • Gérbera
  • Astromélia
Flores do outono
Lírio Branco, tradicional flor dessa estação. (Foto: Pixabay)

Outono a estação das frutas

Outra característica dessa estação é a grande variedade de frutas que fica disponível na natureza. Consumir os alimentos da estação é sempre a melhor opção, pois além de serem mais baratos para o consumidor,  não precisam de estimulantes para ajudar no amadurecimento. Veja a seguir algumas frutas características dessa estação:

  • Goiaba – tem vitaminas A, B1 e C, além de ferro, fibras, fósforo e cálcio.
  • Maracujá – rico em vitamina B2 e B5, vitamina C, sais minerais, fósforo e cálcio. Também tem propriedades calmantes
  • Abacate – rico em ácido oleico, substância que protege contra o acúmulo de LDL e ajuda a manter as taxas de HDL no sangue.
  • Figo – contem ácido oleico, substância que protege contra o acúmulo de LDL e ajuda a manter as taxas de HDL no sangue.
  • Tangerina – fonte de magnésio, que participa da formação óssea, ela também é rica em vitaminas A e C.
  • Coco verde – a água da fruta verde tem vitamina C e elevado teor de cálcio, ferro e magnésio.

Outras estações do ano

Verão

O verão vem após a primavera e antecede o outono. Essa estação é conhecida por suas altas temperaturas e altos índices pluviométricos.

No verão os dias são mais longos que a noite.

Inverno

O inverno sucede o outono e antecede a primavera. Durante essa estação algumas regiões distantes da linha do Equador apresentam quedas nas temperaturas. Em outras regiões, como o Brasil, a temperatura fica mais elevada.

Durante o inverno as noites são mais longas e os dias mais curtos. Dependendo da localização geográfica, algumas cidades podem sofrer com grandes nevascas.

Primavera

A primavera sucede o inverno e antecede o verão. As temperaturas nessa estação são mais baixas. Durante esse período acontece o reflorescimento da flora terrestre.

Curiosidades

  • A palavra outono é de origem latina. No latim, ela significa “amadurecer”. Esse nome faz referência à época do ano destinado à colheita.
  • As estações do ano comumente são retratadas por músicos e artistas plásticos. O pintor italiano do século XVI Giuseppe Arcimboldo, por exemplo, pintou uma obra para cada estação do ano.
  • As árvores que perdem as folhas nessa estação são conhecidas como árvores deciduifólias.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Filipe. Outono; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/outono >. Acesso em 20 de novembro de 2019 às 04:07.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]