Paisagem Natural

Ambiente que não sofreu interferência humana

Paisagem natural é um ambiente representado pelos elementos da natureza – rios, florestas, montanhas, campos, vales, lagos, mares – que não sofreram modificações ou foram minimamente alterados pela ação humana.

O conceito de paisagem natural também envolve locais considerados inabitáveis, ou seja, que não apresentam condições para a manutenção da vida do homem, como local desértico.

Paisagem é tudo aquilo que pode ser percebido pelos sentidos - tato, olfato, visão, audição - do ser humano.

Parque com paisagem natural
Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, um exemplo de paisagem natural. (Foto: Wikipédia)

Paisagem natural e modificada

Ao sofrer alterações praticadas pelo ser humano, a paisagem natural passa a ser chamada de paisagem modificada ou harmonizada. Uma paisagem modificada surge toda vez que a uma paisagem natural passa por interferência humana, normalmente isso ocorre em decorrência de queimadas e desmatamentos.

Uma paisagem natural também pode passar por mudanças no decorrer dos anos. Entretanto, essa alteração acontece devido a fatores naturais, isto é, a erosão, o clima, a ação dos ventos, da chuva, etc.

Sendo assim, quando a paisagem natural é alterada pelo homem, ela é chamada de paisagem humanizada. A paisagem natural que não sofreu interferência humana é chamada de não humanizada.

Com o aumento da população e a expansão da construção civil, muitas paisagens naturais foram alteradas ao longo dos anos.

É importante lembrar que paisagens naturais podem aparecer dentro de uma paisagem modificada, um parque no meio da cidade ou montanhas à volta é um exemplo.

Paisagem humanizada

Como já dito anteriormente, a paisagem humanizada é aquela que já passou por algum tipo de interferência humana. Construções de casas, estradas, indústrias, pontes, túneis são alguns exemplos. Uma área de plantação também é considerada uma paisagem harmonizada. Isso porque mesmo contendo elementos da natureza, essa paisagem não existiria caso não houvesse interferência humana.

paisagem natural humanizada
Favela da Rocinha, um exemplo de paisagem humanizada. (Foto: Wikimedia Commons)

Paisagem natural no mundo

Atualmente, ainda é possível encontrar ao redor do Planeta Terra locais que ainda não sofreram com a ação humana. Muitos deles são locais de difícil acesso e, por isso, a natureza ainda é muito preservada. Veja agora alguns desses locais:

Tepui, Venezuela

Os montes Tepui são as formações expostas mais antigas do planeta: sua origem data do Pré-Cambriano. Os montes se estendem entre a fronteira norte do rio Amazonas e o Orinoco, entre a costa Atlântica e o Rio Negro. O formato dos montes é o devido à ação de processos erosivos.

Esse monte chega a medir três mil metros de altura. Apenas três picos podem ser alcançados a pé, um deles é o Monte Roraima, localizado na fronteira com alguns estados do Brasil, que está a 2.180 metros acima do nível do mar.

Montanha e floresta
Os montes Tepui são as formações rochosas de paisagem natural mais antigas do planeta. (Wikipedia)

Cataratas Honokohau, Maui

As Cataratas de Honokohau é um local quase intocado. Com queda livre de 341 metros, uma das quedas mais altas de Maui fica no meio de montanhas de difícil acesso. As quedas mais altas só podem ser vistas a distância ou por helicópteros que sobrevoam a região.

Bosque Chuvoso Amazônico

Nesse local correm queimadas constantemente, ainda sim a Floresta Amazônica preserva locais que não foram explorados. Considerando os aspectos geológicos e botânicos, nove países formam a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Gangkhar Puensum

A Gangkhar Puensum é a montanha mais alta do Butão, essa montanha é uma das poucas que nunca foram escaladas até o topo. Seu cume fica a 7570 metros, tem uma proeminência topográfica de 2990 metros e fica localizada na fronteira Butão-China, no Himalaia.  Entre 1985 e 1986, quatro grupos já tentaram escalar até o topo dessa montanha, mas nenhum obteve êxito. Em 1998 uma equipe chegou até o cume subsidiário da montanha a partir do Tibete.

Tsingy de Bemaraha, Bosque de rochas. Madagascar

Tsingy significa “lugar onde não se pode andar descalço”, justamente por que as rochas foram formadas tão próximas umas das outras que praticamente não existe espaço para caminhar entre elas.

Por causa da dificuldade de acesso, esse local se encontra muito preservado. Esse lugar é refúgio de muitos animais, o que não acontece em outros locais da região que já foram devastados quase que por completo. O tipo de formação rochosa da região funciona como uma barreira natural.

Arquipélado de Kerguelen

As ilhas Kerquelen, arquipélago com clima subantártico, é um dos locais mais isolados do planeta. Ele fica localizado a 3.300 km de Madagascar.

Rock Islands, Palau

As ilhas Chelbacheb são um pequeno arquipélago formado por 200 a 300 ilhas, localizado em Palau. O arquipélago de Chelbacheb fica localizado entre as ilhas de Koror e Peleliu. O arquipélago é formado por um recife de coral parcialmente submerso e são desabitadas, no entanto famosas por suas praias e bosques tropicais.

O arquipélago é divido em sete grupos localizados entre de norte a sul

  • Ilhas Ulubsechel, sua área: 6 km²;
  • Ilhas Urukthapel ou Ngeruktabel, sua área: 25 km²;
  • Ilhas Ulong, sua área: 0,08 km²;
  • Ilhas Mecherchar, sua área: 19 km²;
  • Ilhas Ngerukeuid ou Setenta Ilhas, sua área: 0,2 km²;
  • Ilhas Ngemelis, sua área: 0,9 km²;
  • Ilhas Ngeroi, sua área: 1,2 km².

Resumo sobre paisagem natural

Paisagem natural representa os elementos da natureza que não passaram por modificação dos seres humanos, como rios, florestas, montanhas, campos, vales, lagos, mares.

Além disso, entra na categoria de paisagem natural os locais considerados inabitáveis e que, por conta disso, também não passaram por interferência humana, a exemplo dos desertos.

O contrário de uma paisagem natural é a paisagem modificada ou harmonizada, quando sofreu modificações do homem, como as cidades.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Filipe. Paisagem Natural; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/paisagem-natural >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 14:26.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]