Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Pâncreas
Biologia
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Biologia » Pâncreas
Postado por o_autor2019 em 23/05/2019 e atualizado pela última vez em 18/09/2020
O pâncreas é uma glândula que fica localizada atrás do estômago, responsável por separar o suco pancreático, pela produção de insulina e pela absorção de enzimas da digestão.
O pâncreas é uma glândula que mede entre 15 e 25 cm de extensão e tem uma divisão anatômica de três partes: cabeça (porção mais volumosa), corpo e cauda. Ele integra o sistema digestivo e endócrino e está estabelecido no abdômen, atrás do estômago, entre o duodeno e o baço.
O pâncreas apresenta duas funções diferentes:
Se a glândula manifesta algum problema e existe a carência na produção de insulina, a glicose que poderia ser consumida pelo organismo, acaba sendo eliminada pelos rins e provocando o diabetes. O pâncreas funciona como dois órgãos existentes em um só.
funciona como dois órgãos existentes em um só
O pâncreas tem a responsabilidade de fabricar várias substâncias, entre elas, as principais são: a amilase e a lipase – enzimas que são expelidas pelos canais pancreáticos e caem no duodeno – início do intestino delgado, local onde elas vão atuar.
As duas enzimas vão fragmentar os alimentos em partes menores. A amilase realiza a digestão de carboidrato e a lipase age na gordura. A ausência dessas enzimas causa dificuldades na absorção dos nutrientes e provoca o emagrecimento indesejado.
A amilase realiza a digestão de carboidrato e a lipase age na gordura.
No pâncreas existem estruturas denominadas ilhotas de Langerhans. Elas representam 2% do tamanho total da glândula e são constituídas pelas células alfa – que geram o hormônio glucagon e pelas células beta – que produzem a insulina.
Momentos extensos de jejum fazem com que a taxa de açúcar diminua muito e para evitar a hipoglicemia, acontece a liberação do glucagon – que estimula o fígado a modificar suas reservas de glicogênio em moléculas de glicose para organismo, regularizando a situação.
O pâncreas é acionado para produzir a insulina, quando existe uma grande quantidade de açúcar na circulação sanguínea. O hormônio faz uma limpeza nos vasos ao colocar toda a glicose para dentro das células, local onde ela vai servir de combustível.
Os ácinos pancreáticos fabricam o suco pancreático e apresentam um canal excretor. Vários canais de ácinos pancreáticos se unem e formam o sistema de canais, onde se destacam o “wirsung” e o canal secundário “santorini“. Através desses canais o suco pancreático chega ao duodeno.
O tumor de pâncreas mais comum é o tipo adenocarcinoma, originado no tecido glandular. Esse tipo corresponde a 90% dos casos diagnosticados e a maior parte deles atinge o lado direito do órgão – a cabeça.
É uma doença de difícil identificação e apresenta alto índice de mortalidade por causa do diagnóstico demorado e por conta do seu comportamento agressivo.
É um câncer muito raro antes dos 30 anos e mais comum a partir dos 60 anos de idade. De acordo com a União Internacional Contra o Câncer (UICC), os casos de câncer de pâncreas aumentam conforme o avanço da idade e a ocorrência da doença é mais comum nos homens.
A pancreatite é uma doença que possui duas formas, a aguda e a crônica. A primeira é leve pode sumir sem tratamento, mas os casos mais graves causam problemas até com perigo de morte. A enfermidade pode ser hereditária também e o consumo de álcool aumenta as chances da doença.
, . Pâncreas; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/pancreas >. Acesso em 23 de setembro de 2020 às 18:42.
O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]
O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]
O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]
O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]