Parágrafo

É um conjunto de frases que estruturam um texto

O parágrafo é um conjunto de frases presentes em um texto que são conectadas com a função de expressar uma ideia ou pensamento. Um parágrafo pode ser curto, médio, longo, dissertativo, narrativo ou descritivo. Cada um deles corresponde a uma determinada estrutura textual.

A composição e a construção correta do parágrafo é de extrema importância para a coesão e total compreensão do texto.  Os parágrafos são responsáveis por apresentar todas as ideias e os argumentos principais de uma redação

Antigamente, se utilizava o símbolo (§) para fazer a separação de um parágrafo do outro. Hoje em dia, o símbolo caiu em desuso, sendo utilizado apenas em artigos de lei.

Estudo do parágrafo
No livro presente na imagem, pode-se notar a presença de parágrafos longos. (Foto: Shutterstock)

Organização do Parágrafo

O parágrafo aparece no texto com, basicamente, 3 tipos de estruturação. São elas: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Confira abaixo a explicação de cada uma delas:

A Introdução

Na introdução o autor coloca a apresentação da ideia principal, que será desenvolvida ao longo do texto. Essa apresentação pode ser feita por meio de uma declaração de alguém importante ou reconhecido e ligado ao tema, ou uma indagação ao leitor. A introdução também é conhecida como “tópico frasal”.

O Desenvolvimento

No desenvolvimento, o autor do texto vai expor as ideias que foram apresentadas na introdução. Esse desenvolvimento pode ser feito através de exemplos ou de comparações. O autor pode ainda apenas definir o tema.

A Conclusão

Na conclusão, o autor vai apresentar a finalização do texto. Essa conclusão pode ser feita trazendo a ideia principal ou apresentando uma “resposta” para essa ideia.

Classificação do Parágrafo

Os parágrafos são divididos em seis diferentes definições (curto, médio, longo, dissertativo, narrativo ou descritivo) que são usadas de acordo com os tipos de textos ou redação. Confira abaixo a explicação de cada um deles:

Parágrafo Curto

O parágrafo curto é bem comum de ser visto no nosso cotidiano. Geralmente, ele está presente em peças publicitárias, livros e comercias infantis. Esse tipo de parágrafo tem informações bem simples e também pode vir acompanhado de uma frase destaque.

Exemplos de parágrafos curtos:

“Cuidado! Dirigir ao volante pode ser muito perigoso!”

“Venha fazer parte da nossa turminha da alegria!”

Parágrafo Médio

O parágrafo médio é bem comum de ser visto em matérias jornalísticas, reportagem e outros textos informativos. Esse tipo de parágrafo é construído com uma informação mais concreta e precisa. 

Exemplo de parágrafos médios:

O Governo Estadual anunciou nesta sexta-feira (20) o investimento de mais de R$ 50 milhões para as obras em encostas. O governador deu uma declaração afirmando estar preocupado com o volume de chuvas que é esperado nesta época do ano.

Parágrafo Longo

O parágrafo longo é usado em textos em que o autor deseja passar muitas informações. Geralmente, aparecem em textos acadêmicos, trabalhos de conclusão de curso, livros e artigos que trazem uma definição muito extensa de um determinado assunto.

Exemplo de parágrafos longos:

No que se refere às formas de ensinar, em 2018 o foco estará em como avançar na implementação das metodologias ativas, que são realidade em instituições de ponta dos EUA, Ásia e Europa. Nelas, os estudantes assumem um papel mais efetivo na gestão da própria aprendizagem. Fazem tarefas antes de cada lição e encontram-se com o professor para receber orientação em atividades mais sofisticadas, como estudos de casos e dinâmicas que requerem o domínio de conhecimentos prévios. O processo é personalizado, interativo e motivador. Em geral, resulta em melhor desempenho acadêmico. Quem mantiver somente as aulas tradicionais vai gastar mais tempo para ensinar e aprender as mesmas coisas, e acabará ficando para trás.

RAMAL, Andrea. “O que esperar para a educação brasileira em 2018”; G1 – Globo.com. Disponível em< http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/ >. Acesso em 14 de maio de 2019 às 16:20.

Parágrafo Dissertativo

O parágrafo dissertativo é o tipo de parágrafo que mais utiliza a introdução, o desenvolvimento e a conclusão como estrutura. Esse tipo de parágrafo apresenta a ideia e a disserta, também apresentando a conclusão.

Exemplo de parágrafos dissertativos:

É fato que a tecnologia mudou a vida das pessoas de uma forma bastante profunda. A chegada da internet e suas ferramentas mexeu com as comunicações e principalmente as relações humanas. É fato também que não há mais como separar o mundo real do virtual, visto que eles estão cada vez mais entrelaçados. Mas até que ponto isso deixa de ser positivo e passa a ser negativo? Ou será que essa relação é só positiva? Ou só negativa?

É importante destacar que a tecnologia e a internet têm dois efeitos muito distintos nas relações humanas. Por vez ela desempenha o papel de aproximar as pessoas que estão geograficamente distantes e por outras vezes ela acaba distanciando as pessoas que estão geograficamente próximas por envolver demais os usuários nos aparelhos. Claro que é necessário ponderar o processo de escolha que os indivíduos devem fazer, pois cabe também a eles ponderar…

Parágrafo Narrativo

O parágrafo narrativo é usado nos textos narrativos que descrevem uma história. Esse tipo de parágrafo pode apresentar diálogos, além de verbos de ação.

Exemplo de parágrafos narrativos:

Quando Joana chegou em casa, ela encontrou Felipa gritando com Cecília. Muito chocada com a cena ela exclamou:

– Meninas! Silêncio!

E perguntou:

– O que está acontecendo?

E completou:

– Me contem como começou toda essa confusão! 

Parágrafo Descritivo

O parágrafo descritivo é usado, como já supõe o nome, para descrever algo, algum fato ou acontecimento, alguém ou alguma situação. Esse tipo de parágrafo apresenta na sua construção adjetivos e verbos de ligação.

Exemplo de parágrafos descritivos:

Carolina é uma menina muito bonita, esperta, simpática e astuta. Ela mora na cidade de São Paulo, em um prédio muito alto e cinza, perto de muitos prédios altos e coloridos. Carolina gosta de brincar, se divertir e passear com sua família.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Maria Azevedo, Amanda. Parágrafo; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/paragrafo >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 20:08.

Copiar referência

Outros Artigos de Língua Portuguesa

Trovadores apresentando em forma de cantiga o que foi escrito em seus textos com seus instrumentos.

Características do Trovadorismo

As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]

Chegada dos portugueses.

Características do Quinhentismo

As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]

Características do Classicismo

As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]

Características do Arcadismo

As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]