Pecuária

Importante atividade econômica

A pecuária é um termo originado do latim que significa “criação de gado”. Trata-se de uma atividade econômica desenvolvida em áreas rurais, extremamente importante para o consumo e desenvolvimento humano.

O objetivo dessa atividade é a criação de animais para fins econômicos e de consumo. A produção de alimentos e outras matérias primas é a base dessa atividade que é considerada uma das mais antigas da humanidade. Em 14 de outubro se comemora o dia da pecuária.

Pecuaria Gado
A Norma Reguladora (NR 31) proíbe que menores de 18 anos trabalhem diretamente com animais. (Foto: Wikimedia Commons)

Pecuária

Pecus” significa “cabeça de gado”, palavra com a mesma origem latina de “pecúnia” que significa “moeda, dinheiro”. A modalidade da pecuária existe desde o período Neolítico, época em que os homens exerciam a prática de criação e domesticação do gado com intuito de extrair alimento.

Na Roma Antiga os animais eram criados para o corte e também eram utilizados como uma espécie de reserva de valor. A criação de gado é considerada uma das profissões mais antigas e conhecidas do mundo. Zootecnia é a ciência que estuda a criação de animais.

A pecuária origina-se de evoluções da ação exercida pelos caçadores-coletores (pessoas que viviam em uma sociedade onde toda ou a maioria da comida era conquistada através da busca pelo alimento), que existiam há cerca de 100.000 anos.

Os caçadores-coletores aprenderam a prender os bichos vivos para promover o abate e depois descobriram que seria possível administrar a reprodução deles. Antigamente, quando o homem ainda era nômade, costumavam domesticar os rebanhos nas andanças, onde não mais procuravam a caça e sim novas pastagens para os animais.

A atividade é exercida através de rebanhos de: bois e vacas – bovino, porcos – suíno, carneiros e ovelhas – ovino, bodes e cabras – caprino, cavalos e éguas – equino, burros e mulas – muar, jumentos – asinino, búfalos – bubalino ou bufalino e renas – rangífero. Inicialmente, os animais eram criados principalmente como fontes de proteína.

Os principais produtos procedentes da prática pecuarista são: carne (bovina, de aves, etc.); leite, ovos, mel (principais produtos da atividade pecuarista); couro, lã, seda (tipos de fibras utilizadas na indústria de roupas e calçados); ossos e outros. O couro é amplamente utilizado também na indústria de automóveis e mobiliária.

Agropecuária

A agropecuária é uma área que pertence ao setor primário e basicamente é responsável pela produção de bens de consumo. Isso se dá por meio da criação de animais e do cultivo de plantas. Ela é subdividida em agricultura e pecuária. Seguindo essa mesma linha, existe o termo agronegócio, que normalmente é aplicado para qualificar a agropecuária em conjunto com outras atividades econômicas relacionadas ao setor.

Pecuaria Ovelha
Na criação de ovelhas é importante ter bom manejo nutricional, reprodutivo e profilático, além de boa genética. (Foto: Pixabay)

Classes  

Em se tratando da finalidade a qual determinado produto se destina e é comercializado, existem três tipos de atividade pecuarista:

  • Pecuária de Corte – criação de animais focada na produção e fornecimento de carne.
  • Pecuária Leiteira – criação de animais focada na produção e fornecimento de leite.
  • Pecuária de Lã – criação de caprinos e ovinos focada na produção e fornecimento de lã.

Existem ainda as culturas praticadas em determinados animais que apresentam títulos diferentes, como:

  • Apicultura – criação racional de abelhas para o lazer ou fins comerciais. É arte ou ciência de criação de abelhas com ferrão.
  • Avicultura – criação de aves para produção de alimentos, principalmente carne e ovos
  • Bovinocultura – criação de bovinos com múltiplas finalidades na produção de matéria-prima e trabalho.
  • Caprinocultura – criação de caprinos. A cabra foi o primeiro animal a produzir alimentos, domesticada pelo homem.
  • Cunicultura – criação de coelhos, conjunto de procedimentos técnicos e práticos essenciais para produção de carne, pele e pelos ou para utilização como cobaias de laboratório.
  • Equinocultura – criação de cavalos, principalmente de raça, que não tem a finalidade de produção de alimentos e sim como companhia e para competições.
  • Ovinocultura – também conhecida como ovinicultura.  É a criação de ovinos, uma das primeiras explorações animais, realizada pelo homem.
  • Piscicultura – também conhecida como aquicultura. É a produção de peixes, organismos aquáticos e plantas aquáticas para a utilização humana.
  • Ranicultura – criação de rãs, muito praticada em vários países do mundo.
  • Suinocultura – criação racional de porcos, dedicada à produção de alimentos.

Existem também: a criação de gado (criados para aumentar a produção, serviços agrícolas, consumo doméstico, comercial ou industrial); a domesticação (significativos níveis de controle sobre a reprodução e cuidado de plantas e animais); a seleção artificial (processo de cruzamentos com objetivo de selecionar características desejáveis) e a biodiversidade (definida como variabilidade entre os seres vivos de todas as origens).

Pecuaria Agropecuaria
A criação de gado de corte é considerada um ótimo negócio. É uma das atividades mais rentáveis da pecuária. (Foto: Pexels)

Modalidades

A atividade pecuarista possui duas modalidades básicas de desenvolvimento. A pecuária de corte e a leiteira podem se desenvolver nas duas modalidades.

Pecuária Intensiva

Conhecida como pecuária moderna, é uma atividade que tem como consequência a produtividade. Ela se destaca por usar técnicas avançadas e recursos tecnológicos. Sendo assim, quando um rebanho é assistido por especialistas, é criado preso e isso facilita o ganho de peso. Os animais têm a alimentação baseada em ração específica, vários hormônios, métodos de inseminação artificial e clonagem.

Pecuária Extensiva

Essa atividade é marcada pelo uso de técnicas mais simples de recursos tecnológicos e, com isso, tem baixa produtividade. Sendo assim, cria-se o gado livre em amplas áreas de terra, onde se alimentam das pastagens, sem acompanhamento específico.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Pecuária; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/pecuaria >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 14:58.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]