Plutão

Já fez parte da classificação de planetas do Sistema Solar

Situado a cerca de 5,9 bilhões de quilômetros de distância do sol, Plutão deixou de ser classificado como planeta desde 2006. Descoberto em 1930, foi rebaixado à planeta anão, pois, segundo a União Astronômica Internacional,  não contempla todas as características para ser definido como um planeta, que são:

  • Estar em órbita ao redor do sol;
  • Ter massa suficiente para que sua auto gravidade, relacionada com as forças de corpo rígido, permitam que ele assuma uma forma arredondada;
  • Ter limpa a vizinhança ao longo de sua órbita.

 Plutão não possui o último item da lista.

Características de Plutão

Em comparação com o planeta Terra, um dia em Plutão corresponde a 153 horas, cerca de seis dias, e um ano é o mesmo que 248 anos terrestres. Importante lembrar que um ano está relacionado ao tempo que ele demora para girar em torno do sol.

Assim como os planetas Urano e Vênus, a rotação de Plutão é feita de forma retrógrada, girando no sentido anti-horário, de leste a oeste. Composto por núcleos rochosos, a temperatura do local pode chegar a 220 °C negativos, sendo assim conhecido como Anão Gelado.

Plutão
Planeta Anão Plutão, definido em 2006 nessa categoria. (Imagem: Pixabay)

Apesar de especialistas acreditarem que há um oceano escondido em Plutão, eles creem que uma vida não suportaria viver no local.

Além de Plutão, outros dois antigos planetas são classificados como “planeta anão”, que são: Ceres, que já foi definido como quinto planeta em distância ao sol, e Éris, que fica situado na região chamada de Cinturão de Kuiper. Além desses citados, outros entraram na lista, a exemplo de  Makemake e Haumea. 

Ao que se sabe, Plutão é formado por gelo de metano na superfície e uma fina camada atmosférica, também composto por metano, porém em forma de gás. Quanto mais distante do sol, mais congelada fica a sua atmosfera.

As luas de Plutão

Composta por cinco luas, a principal delas é Caronte, descoberta em 1978 e composta por água congelada. Ela possui quase o mesmo tamanho de Plutão e seu movimento de rotação dura seis dias terrestres.

Em 2005, foram descobertas mais duas, Nix e Hidra. Em 2013, foram identificadas Kerberos (Cérbero) e Styx (Estige).

Planeta Anão

Definido pela União Astronómica Internacional (UAI), em 24 de agosto de 2006, o Planeta Anão foi classificado como uma nova categoria de corpos celestes. Atualmente, a instituição delimita cinco objetos nessa classe, que são: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris.

Características dos Planetas Anões

Nome Ceres Plutão Éris Makemake Haumea
Região do sistema solar Cintura de asteroides Cintura de Kuiper Disco disperso Cintura de Kuiper Cintura de Kuiper
Diâmetro (em km) 975×909 2370 2326 ± 12 1.420 ± 60 ~1400
Velocidade média de órbita
(em km/s)
17,882 4,7490 3,436 4,419  
Excentricidade da órbita 0,080 0,24880766 0,44177 0,159  
Inclinação da órbita 10,587° 17,14175° 44,187° 28,96° 28,19°
Temperatura média da superfície (em K) 167 40 30 30-35  
Número de satélites naturais 0 5 1 1 2

Sistema Solar

Composto por oito planetas, o Sistema Solar também corresponde a dezenas de satélites naturais, milhares de asteroides, meteoros e cometas que giram em torno do sol.

Entre os planetas do Sistema Solar estão:

Mercúrio: Com um diâmetro de 4.800 km, Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar, bem como o mais próximo do sol. A atmosfera é constituída de potássio, sódio, hélio, oxigênio molecular, hidrogênio, além de nitrogênio, dióxido de carbono e vapor de água.

Vênus: Com cerca de 800 milhões de anos, Vênus, além do sol e da lua, é o corpo celeste mais brilhante do céu. Ele é planeta mais próximo da Terra.

Terra: Também chamado de Planeta Azul, recebe essa nomenclatura pela grande quantidade de água, que corresponde a 70% da sua superfície. Ele possui uma distância de cerca de 149 milhões de quilômetros do sol. 

Marte: Com uma cor avermelhada, é o planeta mais estudado do Sistema Solar, podendo ser visto da Terra sem o auxílio de telescópio. A duração do dia em Marte aproxima-se do planeta Terra, com 24 horas e 37 minutos, embora o ano tenha duração de 687 dias terrestres.

Júpiter: Com sua atmosfera composta por hidrogênio e hélio, é o maior planeta do Sistema Solar. Tem cerca de 143 mil quilômetros de diâmetro no equador, o que equivale a 11 vezes mais que o diâmetro da Terra.

Saturno: Descoberto em 1610, é o sexto planeta a partir do sol e o segundo maior entre os demais. Possui uma das mais rápidas rotações do Sistema Solar de oeste para leste, demorando 10 horas e 39 minutos para dar a volta sobre si mesmo.

Urano: É o sétimo planeta a partir do sol, o terceiro maior do Sistema Solar e foi o primeiro a ser encontrado por meio de um telescópio, pelo astrônomo William Herschel em 1781.

Netuno: Composto, principalmente, de água muito quente, amônia e metano em seu núcleo, tem aproximadamente o tamanho da Terra. 

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

BARBOSA, Elson. Plutão; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/plutao >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 14:46.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]