População Economicamente Ativa (PEA)

População inserida no mercado de trabalho

População Economicamente Ativa (PEA) é a definição aplicada para as pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho ou que estão procurando se inserir para desenvolver alguma atividade remunerada.

Não existe um método em todo mundo para determinar as pessoas que fazem parte a PEA. Nos países subdesenvolvidos, a População Economicamente Ativa (PEA) inclui indivíduos que têm entre 10 e 60 anos, já nos desenvolvidos faz parte desse grupo os indivíduos que possuem mais de 15 anos.

Classificação dos trabalhadores

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, os trabalhadores podem ser classificados em quatro formas. Confira cada uma delas:

Empregados

Faz parte desse grupo pessoas que prestam serviços para um empregador específico. Para essa categoria existe uma jornada de trabalho estipulada, pela qual recebem remuneração correspondente.

No Brasil, esses trabalhadores também são classificados como celetistas, já que atuam sob o regime da CLT – Consolidação das Leis de Trabalho.

Empregadores

Essa categoria é responsável pelo exercício da atividade econômica. Além disso, são eles que oferecem trabalho aos empregados.

Autônomos

Pessoas autônomas trabalham por conta própria. Contudo, realizam pagamentos ao governo, garantindo direitos semelhantes aos celetistas.

Trabalhadores não remunerados

Esses trabalhadores realizam atividades por mais de 15 horas/semanal em ações voluntárias, que podem ser em instituições de caridade, beneficente e hospitais.

Distribuição da População Economicamente Ativa (PEA) no Brasil

A População Economicamente Ativa (PEA) brasileira ocupa diferentes cargos dentro dos setores da economia. O nível de desenvolvimento econômico de uma nação está diretamente associado aos setores econômicos apresentados.

Divisão da População Economicamente Ativa (PEA) por setores

Setor primário

Possui ligação direta com a exploração dos recursos naturais de determinada região. O setor primário disponibiliza matéria-prima para o segundo setor. Entre as atividades desenvolvidas por esse setor estão a agricultura, a pecuária, a mineração e outros.

Setor secundário

Nesse setor a População Economicamente Ativa (PEA) transforma a matéria-prima em itens como roupas, automóveis e alimentos industrializados. Países com o setor secundário mais elevado costumam ter um desenvolvimento maior aos de ocupação predominante no setor primário.

Setor terciário

O terceiro setor oferece serviços não associados ao material, mas sim prestação de atividades tecnológicas para atender as necessidades da educação, saúde, telecomunicações, turismo, transporte e informática.

População Economicamente Ativa (PEA) setores de trabalho
A População Economicamente Ativa (PEA) desenvolve tarefas em diferentes setores. (Foto: Pixabay)

População Economicamente Inativa

A população inativa é formada aqueles que se encontram fora da idade de trabalho oficial e, consequentemente, não podem desenvolver uma atividade remunerada porque têm menos de 16 anos ou mais de 65 anos.

Dessa forma, os grupos que fazem parte da população inativa são: estudantes, pré-aposentados, aposentados e portadores de alguma deficiência permanente.

PEA e PEI

Levantar os números da população economicamente inativa é muito importante. Por exemplo, se um país tiver uma População Economicamente Ativa (PEA) com 10 milhões de habitantes e uma população inativa de 20 milhões haveria um problema social grave, pois dos 30 milhões que formam a população, 10 milhões trabalham ou podem trabalhar.

A economia de uma nação depende muito da proporção equilibrada entre a população ativa e a inativa. Por causa disso, existe um conceito específico para classificar esse grupo social: a PEI ou População Economicamente Inativa.

Esse grande setor da população não pode trabalhar por causa da idade e, portanto, não estão inseridas em qualquer setor produtivo. Isso significa que os indivíduos que estão dentro da população ativa são os contribuintes que pagam impostos para quitar as prestações daqueles que pertencem à população inativa, a exemplo das pensões e aposentadorias.

Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho é a classificação dada para explicar a procura e a oferta das atividades remuneradas disponibilizadas pelas pessoas aos setores público e privado.

Dentro do mercado de trabalho existem duas classificações de trabalho: o trabalho formal e o trabalho informal.

No trabalho formal há registro na carteira de trabalho, contribuições à previdência social e leis trabalhistas. Já no trabalho informal, não há registro nem o pagamento da contribuição previdenciária. Esse tipo de trabalho tem crescido muito nos últimos anos.

A elevação do trabalho informal tem prejudicado a previdência pública, pois não há entrada das contribuições para que seja feito o pagamento das aposentadorias (população inativa), gerando um déficit econômico nas contas do governo.

A crise econômica é uma das principais causas do crescimento significativo do trabalho informal.

População Economicamente Ativa (PEA) carteira de trabalho
O trabalho formal mantém em equilíbrio a economia de um país. (Foto: Flickr)

Mercado de trabalho no Brasil

O mercado de trabalho brasileiro vem enfrentando grandes dificuldades. Por isso, a porta de entrada para o mercado tem sido a informalidade. Nos últimos anos, o Brasil registrou mais de 13,4 milhões de desocupados e 23,8 milhões de subocupados.

Cada vez mais os empregadores exigem o ensino médio e informática básica para aqueles que desejam ocupar as vagas disponibilizadas. Por causa da desigualdade social no país, nem sempre esses requisitos são cumpridos no decorrer da vida escolar.

Por isso, é preciso se especializar cada vez mais, fazer um bom currículo, acumular experiências em trabalhos voluntários e se preparar para entrevistas.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Filipe. População Economicamente Ativa (PEA); Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/populacao-economicamente-ativa-pea >. Acesso em 18 de novembro de 2019 às 16:41.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]