Primavera

Estação das flores

A Primavera é uma das quatro estações do ano, as outras são: verão, outono e inverno. Ela é conhecida como estação das flores e é nela que várias espécies desabrocham, tornando o mundo mais colorido e cheiroso.

Primavera
Na Primavera ocorre o reflorescimento da flora terrestre. (Foto: Pixabay)

Os responsáveis pelas estações do ano e pela variação de incidência de raios solares que atingem a terra, são: o movimento de Translação (deslocamento que a terra faz ao redor do sol) e a inclinação do eixo terrestre (23°27’) em relação ao plano orbital.

A palavra primavera é originada do latim Primo Vere, que significa “antes do verão”. É a estação do ano que sucede o inverno e precede o verão. A referida estação no hemisfério norte é chamada de “Primavera Boreal” e no hemisfério sul é chamada de “Primavera Austral”.

A primavera boreal do hemisfério norte começa no dia 20 de março e termina no dia 21 de junho. Já a primavera austral do hemisfério sul, começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.

Quando o período tem uma data equinocial, na Linha do Equador o dia e a noite possuem a mesma duração. Conforme os dias vão passando, o dia vai aumentando e a noite encurtando seu tempo, ampliando a insolação do hemisfério correspondente.

De acordo com a Astronomia, a estação do hemisfério norte tem início no equinócio de março e finaliza no solstício de junho. Já a do hemisfério sul tem início no equinócio de setembro e finaliza no solstício de dezembro.

As divisões das estações por equinócios e solstícios estão relacionadas com a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Durante o equinócio, a terra fica totalmente iluminada pelos raios solares.

As estações costumam ser bem definidas na Zona temperada do Norte (Círculo Polar Ártico X Trópico de Câncer) e na Zona Temperada do Sul (Círculo Polar Antártico X Trópico de Capricórnio).

Durante a primavera do hemisfério norte as temperaturas costumam aumentar mais rápido. Isso acontece porque a maior parte é continental. No caso do hemisfério sul, os oceanos meridionais são frios e se aquecem aos poucos. Isso faz com que a estação tenha temperaturas mais amenas ao longo do tempo.

Equinócio

A palavra equinócio vem do latim Aequus que significa “igual” e Nox que significa “noite” – noites iguais. São as ocasiões em que os dias e as noites duram exatamente o mesmo tempo.

O que define o equinócio é o instante em que o sol, em sua aparente órbita, cruza o Equador Celeste. No referencial da terra o sol se move ao longo do ano sobre a Eclíptica, que se estende sobre as treze constelações que formam o Zodíaco.

Solstício

A palavra solstício vem do latim Sol + Sisterenão se mexe. É o momento em que o sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da Linha do Equador. Os solstícios acontecem duas vezes por ano: junho e dezembro, o dia e hora exatos variam de um ano para o outro.

Características da Primavera

É perceptível o caráter cíclico das estações do ano: no outono há um certo declínio, no inverno a longevidade e a infertilidade, na primavera acontecem o renascimento e a aurora, preparando a natureza para o ápice de seu resplendor que é o verão.

A primavera é o início do reaquecimento do clima depois do inverno, isso propicia a reprodução das árvores e plantas. Nessa época, as plantas e os animais costumam sair do estado de hibernação.

Além disso, neste período alguns animais polinizadores (abelhas, vespas, borboletas, etc.) aumentam expressivamente o ciclo reprodutivo das plantas, isso aliado ao começo do período chuvoso. Juntando esses fatores, a umidade relativa do ar que aumenta com o crescimento da temperatura provocam as circunstâncias ideais para a reprodução vegetal.

Primavera no Brasil

No Brasil há alterações variadas nas temperaturas e nos regimes pluviométricos durante a estação. Na maioria das regiões brasileiras, esse período é marcado por calor e incidência de chuvas de forma gradativa, além da influência do El Niño - fenômeno natural que intensifica as chuvas e o forte calor, com eventuais massas de ar frio no Centro-Sul e muita seca na região Norte e Nordeste.

Existe uma cidade no Brasil que é considerada a mais florida do país. Ela se chama Holambra e fica localizada na região metropolitana de Campinas – São Paulo. Além de ser a mais florida, é considerada também a cidade mais holandesa da nação brasileira. Prestigiada como a cidade das flores, é responsável pela produção e comercialização da maioria das flores ornamentais que são produzidas no Brasil, e a maior exportadora da América Latina.

Durante a primavera no Brasil as chuvas costumam cair nos fins de tarde. Isso acontece por causa do calor e da umidade mais intensa, sintomas característicos da estação. As temperaturas aumentam gradualmente e água do mar se aquece gradativamente. Geralmente, o clima costuma ser mais ameno do que no verão.

Basicamente a primavera no Brasil é de fortes chuvas, calor durante o dia e noite fresca. Os dias são mais longos que as noites, pois o sol nasce antes das 6h e se põe por volta da 18h. Na região Nordeste tem a continuidade da seca e na região Sul tem grandes enchentes por causa das trombas d’água.

Primavera Sol
Na Primavera começa o reaquecimento do clima após o inverno. (Foto: Pixabay)

Flores que se destacam

O Brasil tem também a maior biodiversidade do mundo. Entre as árvores, os Ipês (símbolo) se destacam, pois se cobrem de flores de variadas cores como: amarela, branca, lilás, rosa, etc. 

Principais flores da primavera no Brasil:

  • Alamanda
  • Boca-de-leão
  • Clívia
  • Crisântemo
  • Dama-da-noite
  • Dedaleira
  • Estefânia
  • Frésia
  • Gazânia
  • Gerânio
  • Gérbera
  • Girassol
  • Helicônia
  • Hibisco
  • Hortência
  • Jasmim
  • Jasmim-estrela
  • Lágrima-de-cristo
  • Margarida
  • Margaridinha
  • Narciso
  • Orquídea
  • Rosa
  • Violeta

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Primavera; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/primavera >. Acesso em 19 de novembro de 2019 às 15:25.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]