Região Centro-Oeste

Segunda maior região do Brasil em extensão

A Região Centro-Oeste foi definida em 1969 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como uma das cinco regiões brasileiras.

Sendo considerada a segunda maior em extensão territorial do Brasil, ocupando uma área de 1 606 403,506 km². Esta área é composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, onde está localizada a cidade de Brasília, atual capital do país.

Devido a sua localização central, a Região Centro-Oeste não possui área litorânea, mas é a única a conseguir fazer ligação com todas as outras regiões brasileiras. Além disso, a área faz fronteira com dois países da América do Sul: Bolívia e Paraguai.

Embora tenha uma população de 16,09 milhões, a Região Centro-Oeste é a menos populosa e possui a segunda menor densidade populacional. É também considerada a área mais interiorana.

Possui duas regiões metropolitanas e uma Região Integrada de Desenvolvimento Econômico, chamada de RIDE.

  • Região Metropolitana de Goiânia – De acordo com a estimativa do IBGE de 2018, esse território possui cerca de 2.518,775 de habitantes. A região é composta de vinte municípios, são eles: Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.
  • Região Metropolitana de Vale do Rio Cuiabá – Possui uma população de 918.826 habitantes na região metropolitana e cerca de 113.888 habitantes no seu entorno. Essa região compreende os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger, além das municípios adjacentes de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Rosário Oeste.
  • Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) – Ocupa uma área de 94.570,39 km², e possui uma população de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes. Essa área constituída é pelo Distrito Federal, e pelos municípios de Abadiânia, Água Fria é formada pelo municípios de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São João d’Aliança, Simolândia, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício, no Estado de Goiás, e de Arinos, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí, no Estado de Minas Gerais.
Região Centro Oeste
A RIDE produz o maior PIB da Região Centro-Oeste e a terceira maior economia do Brasil. (Foto: Pixabay)

História

Os primeiros habitantes da Região Centro-Oeste foram os índios, seguido pelos bandeirantes que descobriram uma terra rica em minas de ouro.

Assim foram formadas as primeiras vilas: Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, atual Cuiabá – capital do Estado de Mato Grosso; a cidade mais antiga do oeste brasileiro, Vila Boa, atual estado de Goiás e Meya Ponte, município de Pirenópolis.

Com a descoberta de diamantes na Região Centro-Oeste, deu-se início a criação da vila chamada Corrutela.

Após isso, a área foi habitada por fazendeiros de Minas Gerais e de São Paulo, que começaram a criar gados em grandes fazendas. Com a transferência da capital do país para Brasília, em 1960, a região registrou um aumento populacional, além de receber novas estradas e ferrovias.

Clima

Possui um clima predominantemente tropical com estações do ano bem definidas, onde o inverno costuma ser seco e o verão quente e chuvoso, com temperaturas que podem variar entre 15°C até 40°C nos meses mais quentes.

Já na região ao norte do Mato Grosso, onde está localizada a Floresta Amazônica, possui um clima equatorial com chuva em abundância, e um índice de precipitação que variam de 2.000 a 3.000 mm, e em torno de 1.250 mm no Pantanal mato-grossense.

Ao noroeste da Região Centro-Oeste pode ser encontrado o clima equatorial por causa da Floresta Amazônica. O índice de chuva na região varia de 2.000 a 3.000 mm ao norte de Mato Grosso e fica em torno de 1.250 mm no Pantanal mato-grossense.

A Região Centro-Oeste é formada por extremos climáticos, onde de um lado estão as partes mais altas do Planalto Centra (pode ocorrer geada nos dias mais frios); e do outro lado temos a Planície do Pantana (nos meses de verão costuma ser uma das áreas mais quentes da América do Sul).

Vegetação

A Região Centro-Oeste possui uma vegetação bem diferente de acordo com cada território. Na parte ao norte e oeste, onde está localizada a Floresta Amazônica, possui uma vegetação densa e abundante.

No entanto, a maior parte da região é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo. O cerrado ou cerradão, como é popularmente conhecido, possui mais árvores que arbustos.

No Mato Grosso do Sul está localizada uma região chamada de campos de Vacaria, semelhante ao pampa gaúcho. Já na região do Complexo do Pantanal é possível encontrar, no verão, terras alagadas com uma vegetação variada que abrange quase todas as vegetações do Brasil: florestas, campos e até a caatinga.

Hidrografia

A Região Centro-Oeste é uma área com muitos rios, que formam três importantes bacias hidrográficas:

  • Bacia Amazônica: ocupa uma parte do Mato Grosso e é formada pelo Xingu e também por rios que compõem os principais afluentes do Rio Amazonas, como o Juruena e o Teles Pires que formam o Rio Tapajós.
  • Bacia do Tocantins-Araguaia: ocupa o norte e o oeste de Goiás e também o extremo leste do Mato Grosso.
  • Bacia Platina: está subdividida em duas bacias: a bacia do Rio Paraná e a do Rio Paraguai.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

RIBEIRO, Lohana. Região Centro-Oeste; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/regiao-centro-oeste >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 14:57.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]