Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Região Sudeste
Geografia
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Geografia » Região Sudeste
Postado por o_autor2019 em 08/01/2019 e atualizado pela última vez em 15/09/2020
A Região Sudeste é composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que de acordo com dados do Censo Demográfico realizado em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) juntos formam a região mais populosa e povoada do país, com aproximadamente 85 milhões de habitantes.
São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo
Possui um território de aproximadamente 924 620,678 km², que corresponde a 10,85% do território brasileiro.
A região possui a segunda maior qualidade de vida do país, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,753; possuindo quinze das vintes cidades mais bem ranqueadas, entre elas: São Caetano do Sul (SP), Vitória (ES), São Paulo (SP) e Niterói (RJ).
A
região possui a segunda maior qualidade de vida do país, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,753; possuindo quinze das vintes cidades mais bem ranqueadas, entre elas: São Caetano do Sul (SP), Vitória (ES), São Paulo (SP) e Niterói (RJ)
Aproximadamente 93% da população dessa região vive nas áreas urbanas, e as taxas de alfabetização, são elevadas. Porém, devido à grande concentração populacional, os estados passam por diversos problemas urbanos como déficit de moradia, violência urbana, engarrafamentos, poluição, etc.
O clima da Região Sudeste é tropical, entre temperado e quente, com grandes variações locais.
Nas áreas mais próximas ao litoral e nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro o clima predominante é o tropical atlântico, com uma grande influência da umidade vinda do Oceano Atlântico. As temperaturas são altas no verão, com máxima de até 40°C, e aprazível no inverno com média de 20º C.
Nas áreas mais próximas ao litoral e nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro o clima predominante é o tropical atlântico, com uma grande influência da umidade vinda do Oceano Atlântico
No planalto o clima é o tropical de altitude, mais comum nas regiões elevadas do sudeste como é o caso de São Paulo e Minas Gerais. Nesses locais as temperaturas são mais baixas com chuvas concentradas no verão. Já o sul do estado de São Paulo sofre influência do clima subtropical, pois é cortada pelo tópico de capricórnio.
O relevo é acidentado, ou seja, com uma grande variação de altitude que pode variar de 500 a 1200 metros. No entanto, possui uma predominância de planaltos com destaque para as serras da Mantiqueira, do Mar, do Espinhaço e a Serra Geral.
O relevo da Região Sudeste possui planície litorânea atlântica no Espirito Santo e Rio de Janeiro, sendo Minas Gerais o único estado a não possuir litoral. Já o estado de São Paulo possui a maior parte do seu território sobre os planaltos.
O relevo da Região Sudeste possui planície litorânea atlântica no Espirito Santo e Rio de Janeiro, sendo Minas Gerais o único estado a não possuir litoral
Possui uma vegetação rasteira e rara em alguns lugares, em outros, exibe florestas tropicais úmidas. Demais vegetais da Região Sudeste:
A maior parte da vegetação da Região Sudeste é formada pela Mata Atlântica, com grandes arbustos
Assim como a Mata Atlântica, o Cerrado também vem sendo devastado a urbanização
Comuns no sul de São Paulo e nas regiões serranas, como é o caso de Campos do Jordão e Serra da Mantiqueira
A hidrografia da Região Sudeste, devido as suas características, é uma das mais importantes. Possui pontos onde nascem as grandes bacias hidrográficas, entre elas:
O principal rio é formado pela união dos rios Grande e Paranaíba. É onde está localizada algumas das maiores hidroelétricas do Brasil, tanto no rio Paraná (Urubupungá e Itaipu) como nos rios Paranaíba (Cachoeira Dourada e São Simão) e Grande (Furnas e Volta Grande).
O rio principal nasce no estado de Minas Gerais, na serra da Canastra, atravessando o estado da Bahia até chegar em Pernambuco, Alagoas e Sergipe, no Nordeste. Recebendo alguns grandes afluentes e outros menores que chegam inclusive a secar. No seu alto curso, que tem a nascente em Pirapora (Minas Gerais), o São Francisco é desnivelado, tornando a navegação inviável, oferecendo, por outro lado, alto potencial hidrelétrico.
No seu alto curso, que tem a nascente em Pirapora (Minas Gerais), o São Francisco é desnivelado, tornando a navegação inviável, oferecendo, por outro lado, alto potencial hidrelétrico
A Usina Hidrelétrica de Três Marias foi construída a fim de regularizar o curso do rio, além de fornecer energia elétrica e ampliar seu trecho navegável por meio de comportas que fazem subir o nível das águas. Já no médio curso, que vai de Pirapora a Juazeiro, na Bahia, o rio é inteiramente navegável. O baixo curso do São Francisco localiza-se integralmente na Região Nordeste.
Formam um conjunto de bacias secundárias de diversos rios que descem das serras litorâneas para o Atlântico, merecendo destaque as bacias dos rios Pardo, Rio Doce e Jequitinhonha, em Minas Gerais; e Paraíba do Sul, em São Paulo e Rio de Janeiro.
A Região Sudeste é drenada também por estas bacias, destacando-se a do rio Ribeira do Iguapé, no estado de São Paulo.
, . Região Sudeste; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/regiao-sudeste >. Acesso em 23 de setembro de 2020 às 17:31.
O Mar de Bering tem um formato triangular e fica […]
O Capitalismo Informacional teve o seu conceito apresentado na obra […]
O Canal do Panamá situado no Panamá, país mais meridional […]
O Canal de Suez é uma via navegável, artificial e […]