Região Sul

Menor região do Brasil formada por apenas três estados

A Região Sul é a menor do Brasil com uma área de 576.774,3 km², o equivalente a apenas 6,76% do território brasileiro.

Banhada pelo Oceano Atlântico e formada por apenas três estados – Paraná (Curitiba), Santa Catarina (Florianópolis) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre) – abriga cerca de 30 milhões de habitantes.

É também a única das regiões fora da zona intertropical e faz fronteira com o Uruguai, Argentina e Paraguai, sendo dessa forma, um local estratégico para possíveis relações internacionais com esses países, como importação e exportação de mercadorias.

O turismo e a indústria do vinho são grandes fontes de renda desse território, que foi povoado por imigrantes europeus, como alemães, ucranianos, poloneses e italianos. Por conta disso, a Região Sul possui, notadamente, características culturais desses países na culinária, arquitetura e danças.

História da Região Sul

Os primeiros habitantes da Região Sul foram os povos indígenas, como os carijós, kaingangs e guaranis até a chegada dos espanhóis no século XVI e dos portugueses e luso brasileiros, que permaneceram até meados do século XVIII.

As primeiras cidades começaram a ser formar por volta de 1750, com as Missões Jesuítas. Foram elas: São Miguel das Missões, São Nicolau, São Borja, Santo Ângelo, São Luís do Gonzaga, entre outras.

Muitos imigrantes europeus continuaram a chegar estabelecendo colônias, o que causou um crescimento da população.

Alemães deram origem às cidades de Santa Catarina, como Blumenau, Itajaí, Pomodore, e do Rio Grande do Sul, como São Leopoldo e Novo Hamburgo. Já os italianos construíram cidades como Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Ambos deixaram marcas nos costumes, gastronomia, idioma e tradição.

Também ocuparam algumas partes da região sul imigrantes poloneses, ucranianos, japoneses e russos, além de mineiros, paulistas e nordestinos.

Gramado - Região Sul
Gramado, município do Rio Grande do Sul, possui características arquitetônicas europeias. (Foto: Pixabay)

Relevo

O relevo da região sul é formado, em grande parte, pelo Planalto Meridional e pelo Planalto Atlântico (Cristalino), presente em parte do Paraná e uma área de Santa Catarina.

Possui também áreas de serra, com destaque para a Serra do Mar, Central e Serra do Sudeste, além de colinas suaves chamadas de coxilhas que formam a Campanha Gaúcha ou Pampa, único bioma brasileiro presente somente numa unidade federativa.

Clima

Diferente do clima tropical que predomina na maior parte do país, a região sul possui clima subtropical, mais frio que em outras regiões, e com muitas variações.

As estações do ano são bem definidas, com temperaturas muito quentes no verão, invernos bruscos que podem receber geadas ou mesmo neve em algumas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além altos índices de chuva durante todo o ano.

Vegetação

Com uma vegetação variada, a região sul era formada por extensas áreas de Mata das Araucárias. Porém, com o desmatamento sofreu grande devastação e encontra-se mais nas áreas mais elevadas dos planaltos.

A Mata Atlântica, que se inicia na Região Nordeste, corta o país e chega ao sul cobrindo grande parte da Serra do Mar com espécies como pinho-bravo, figueira, canela, pau-óleo, ipê amarelo, carvalho, entre outros. No litoral, destacam-se mangues, restingas e praias.

Vale destacar ainda a grande extensão de campos, incluindo o Pampa, que são marcados pela presença de arbustos, plantas rasteiras, gramíneas e árvores de pequeno porte, além de utilizada há séculos para a criação de gado.

Figura Região Sul - Campanha Gaúcha ou Pampa
Campanha Gaúcha ou Pampa (RS). (Foto: Wikimedia)

Pecuária

A pecuária é um dos destaques da Região Sul com grande importância para a economia. A criação de gado bovino, com rebanhos de linhagem europeias (charolês e hereford) abastece tanto o mercado interno como de outros países, bem como a produção de gado leiteiro, suínos e frangos.

Agricultura

A agricultura foi desenvolvida nessa região desde o período colonial.

A partir de 1970, com o objetivo de expandir a exportação, foram construídas estradas, portos, equipamentos de transporte entre outros, que permitiram a expansão dessa atividade, como a lavoura comercial de soja, erva mate, milho, café, feijão, alho, cebola tomate, que permanecem até hoje.

Industrialização

Esse território é o segundo maior parque industrial do Brasil, com grandes indústrias como a Hering, Weg, Brasil Foodes, Renault, Vivo, Renner, entre outras.

Em algumas cidades do Rio Grande do Sul, como Esteio, São Leopolso, Novo Hamburgo e Canoas, por exemplo, é uma das principais áreas de produção de couro e calçados. Já em Caxias do Sul estão as indústrias químicas e de transportes.

Destaque para a produção de vinhos, que teve início com os imigrantes italianos na Serra Gaúcha, e hoje é responsável por 85% da produção nacional.

Cultura

A ocupação dos imigrantes europeus influenciou de maneira significativa a cultura da região sul. Da arquitetura à gastronomia, das danças típicas ao idioma. Exemplo disso é a Oktoberfest, uma das principais festas germânicas fora da Alemanha realizada em Blumenau.

Na gastronomia, a cuca e o schimier dos alemães, a polenta e a minestra italiana. O churrasco também é destaque, consumido com frequência pelos gaúchos, além da bebida mais tradicional, o chimarrão.

Um outro evento muito importante acontece nessa região, o Festival de Gramado. Há mais de 40 anos, grandes nomes do cinema sul-americano reúnem-se em território brasileiro nessa ocasião.

Entre as danças típicas, estão o “pau-das-fitas”, de origem alemã, caracterizado por um mastro com várias fitas fixadas e o fandango, herdado pelos portugueses, semelhante a uma valsa, onde bailarinos fazem uma roda e dançam ao som de instrumentos como pandeiro, violas e rabeca.

Há também a “boi de mamão”, conhecido como “bumba-meu-boi” e “boi-bumbá”, “dança do vilão”, “balinha”, “chimarrita”, “milonga”, “chula”, “pezinho”, e “vaneirão”.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

LOPES, Adriana. Região Sul; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/regiao-sul >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 14:45.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]