Relatório

Análise de conteúdos científicos, educacionais e profissionais

O relatório é um texto que tem o objetivo de informar, de forma organizada, sobre determinado assunto. Para a produção de um bom relatório é preciso colher o máximo de informações possíveis sobre determinado tema e, é claro, se preocupar com a ortografia do conteúdo redigido. 

Bastante utilizado na área acadêmica, o relatório precisa ter objetivos bem definidos, sendo dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Em suma, o relatório visa comunicar fatos, resultados, sendo imprescindível a conclusão aliada a um objetivo consciente.

Tipos

Os relatórios podem ser definidos de diversas formas:

  • Relatório Escolar: texto proposto para relatar detalhes de um evento ou atividade realizada na escola.
  • Relatório Científico: são informações obtidas após uma pesquisa científica. Em sua maioria, são realizados por estudantes de ensino superior após a realização de estágios, durante a finalização de curso ou após a participação em um evento acadêmico.
  • Relatório Administrativo: são realizados por empresas que buscam analisar dados, informações diárias ou mensais. Normalmente, são produzidos por funcionários do setor administrativo.

Além disso, eles podem ser classificados em:

  • Relatório Crítico: quando se pode emitir opiniões no texto. 
  • Relatório de Síntese: são relatórios mais simples que apresentam um resumo sobre determinada atividade.
  • Relatório de Formação: quando há o desenvolvimento de um projeto ou pesquisa, são desenvolvidos relatórios conforme o desenvolvimento da pesquisa. Ou seja, eles relatam os estágios de desenvolvimento do trabalho.
Relatório para pesquisa científica
O relatório é crucial na hora do desenvolvimento de um projeto ou para analisar uma pesquisa (Foto: Pxhere)

Como elaborar um relatório

Capa: Na capa contém o nome da instituição, o nome do aluno, dos professores e o título do trabalho.

Índice: Quando o relatório é extenso, o índice é importante para facilitar a identificação das partes específicas do relatório.

Título: Em uma folha destinada para o título, é acrescentada uma pequena descrição do tema.

Introdução: Em seguida, na introdução são identificadas as definições básicas do conteúdo que será encontrado no relatório.

Desenvolvimento: será a maior parte e a mais importante do trabalho de relatório. Podendo conter imagens, dados, gráficos, etc. Lembrando que nessa área inclui o local e período de execução do projeto.

Conclusão: Podendo ser chamado também de Considerações Finais, a conclusão define o fechamento do tema abordando, podendo ser acompanhado de uma opinião

Referências Bibliográficas: todo o material de apoio para a criação do trabalho deverá vir nas referências bibliográficas. Livros, gráficos, dados e respectivas pesquisas quantitativas e qualitativas necessárias para a criação. Vale lembrar que as informações devem seguir as normas estipuladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Regras Gerais

Com o objetivo de padronizar a publicação dos relatórios, a ABNT publicou a NBR 10719 que determina que um relatório técnico ou científico deve ser estruturado com alguns elementos específicos:

  • Papel branco formato A4.
  • Margem esquerda e superior 3cm; direita e inferior 2cm.
  • Impresso em preto, exceto ilustrações.
  • Fonte: tamanho 12 para o texto.
  • Fonte: tamanho 10 para citações diretas com mais de três linhas e notas de rodapé, números de página e legendas.
  • O texto deve ser escrito em Times New Roman ou Arial.
  • O recuo da primeira linha do texto deve ser de 1,25.
  • Espaçamento entre linhas deve ser de 1,5.
  • Utilizar apenas o anverso da folha.
  • O alinhamento do corpo do texto deve ser justificado.
  • As citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas devem ser digitados em espaço simples.
  • Os títulos das seções devem começar na parte superior do papel e ser separados do texto que os sucede por dois espaços de 1,5 entrelinhas. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede.
  • Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual (INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha.
  • Todo o corpo do texto pode ser escrito, preferencialmente de modo impessoal, ou seja, em terceira pessoa, mas isso não o impede de escrever seu relatório em primeira pessoa, caso você queira. Atente-se para não misturar as pessoas do discurso em sua escrita, pois isso se configura como marca de oralidade e não é aceito em textos formais.

Fases de realização de um relatório

Para a fase de planejamento de um relatório é importante identificar como o estudo será realizado e como os dados serão coletados.

Na fase de coleta, os dados são organizados e armazenados para serem analisados futuramente. É importante ressaltar que esse processo deve ser realizado com muito cuidado, pois é parte fundamental para o obter um resultado satisfatório no projeto.

A redação deve ser feita de forma clara e objetiva, expondo seus objetivos e motivações. Por fim mostrando a análise feita nos dados coletados. Qualquer ameaça sofrida durante o processo do relatório deve ser reportada durante sua escrita.

Importância de um relatório para a empresa

O relatório também oferece funções muito importantes para o ambiente de trabalho. O documento serve para apresentar algum projeto ou planejamento específico para um grupo de pessoas ou para o chefe.

O relatório desempenha o papel de unificar informações úteis para colocar uma atividade em prática ou para analisar os seus resultados.

A partir do relatório, um profissional ou a empresa tem dados suficientes para analisar o seu desempenho em uma situação, o que permite verificar o que foi feito de correto e o que está errado, permitindo a elaboração de um reposicionamento para obter resultados melhores posteriormente.

Ele é um documento muito funcional, o que faz com que ele tenha diferentes versões. Um dos principais tipos de relatório é o de antes ou pós-atividades, que indica ou analisa os resultados do que foi ou será feito.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

BARBOSA, Elson. Relatório; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/relatorio >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 22:11.

Copiar referência

Outros Artigos de Língua Portuguesa

Trovadores apresentando em forma de cantiga o que foi escrito em seus textos com seus instrumentos.

Características do Trovadorismo

As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]

Chegada dos portugueses.

Características do Quinhentismo

As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]

Características do Classicismo

As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]

Características do Arcadismo

As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]