Relaxamento

Conjunto de técnicas para o alívio de tensões

Relaxamento refere-se a um conjunto técnicas que visam desfazer tensões físicas, mentais e emocionais. O uso de procedimentos adequados pode proporcionar ao indivíduo um melhor conhecimento do seu corpo e desenvolvimento do equilíbrio, da contração e da tranquilidade.

Relaxamento e massagem
A massagem relaxante alivia tensões. (Foto: Pixabay)

O relaxamento é fundamental para manter o equilíbrio da vida. Essa prática auxilia na prevenção do estresse crônico, tensão muscular, fadiga mental, além de evitar os problemas mencionados anteriormente. São exemplos de técnicas:

  • Yoga
  • Respiração
  • Caminhada
  • Exercícios físicos
  • Massagem relaxante

As tensões podem causar diversos efeitos no organismo, desde físicos até psicológicos, abrindo portas para o desenvolvimento de várias doenças. Mas afinal, como identificar se o corpo está passando por um momento de tensão?

Efeitos da tensão no corpo humano

O termo tensão tem vários significados aplicados às áreas de física, biologia e psicologia. Em relação aos processos psicofísicos humanos, a tensão nervosa pode ser encarada como o estresse, que consequentemente é capaz de provocar a tensão muscular.

A tensão muscular é mais simples de identificar. Geralmente quando o indivíduo é acometido por esse problema, ele sente dores em algumas regiões do corpo e há o desenvolvimento de contraturas, os chamados pontos-gatilho ou pontos sensíveis (nódulos duros nos músculos).

A tensão nervosa ou mental pode afetar indivíduos de todas as idades e indefere em relação ao gênero. As causas também são variadas e podem estar relacionadas à rotina, uso de medicamentos, problemas familiares, condições ambientais, etc.

Como dito, a tensão mental pode ser percebida como estresse. Este, por sua vez, de acordo com os autores Jewell e Mylander (1988) é definido como:

“A resposta complexa do organismo, que envolve reações físicas, psicológicas, mentais e hormonais frente a qualquer evento que seja interpretado pela pessoa como desafiante”.

O estresse pode causar diversos problemas no corpo humano e identificar esses sinais é importante para evitar problemas maiores. Confira abaixo o que o estresse causa aos sistemas do corpo humano:

Sistema muscular – quando o indivíduo está estressado, os músculos ficam tensos. Essa é a forma pelo qual o corpo se protege contra lesões e dores.

Sistema cardiovascularo coração e os vasos sanguíneos atuam em conjunto para fornecer alimento e oxigênio para os demais órgãos do corpo humano. O estresse pode comprometer as atividades realizadas por esses órgãos. Os efeitos são:

  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Elevação da pressão sanguínea;
  • Propensão ao desenvolvimento de acidente vascular cerebral (AVC).

Sistema endócrino –  quando o corpo está estressado, o hipotálamo comunica-se com o sistema nervoso e a glândula pituitária e inicia-se a produção de adrenalina e cortisol, os chamados de “hormônios do estresse”.

Nas pessoas que sofrem de estresse crônico, geralmente a produção de cortisol no organismo é demasiada e, consequentemente, o fígado produz mais glicose. O resultado desse desiquilíbrio é o desenvolvimento de problemas como:

  • Redução do sistema imune;
  • Aumento da gordura abdominal;
  • Diabetes.

Sistema gastrointestinal – o estresse causa a compulsão alimentar e o aumento da ingestão de álcool e de tabaco. A soma disso é o surgimento de distúrbios como:

  • Azia;
  • Refluxo ácido;
  • Úlcera;
  • Diarreia;
  • Prisão de ventre.

Além dos problemas mencionados, o estresse pode causar inúmeras disfunções aos indivíduos afetando também os sistemas nervoso e reprodutor (masculino e feminino).

Tipos de relaxamento

As técnicas de relaxamento são utilizadas desde a Antiguidade e variam de acordo com a cultura. Por exemplo, na Grécia Antiga e Roma Medieval, a massagem era usada como forma de relaxamento e prevenção de doenças.

Meditação – historicamente, essa técnica sempre esteve associada à prática espiritual e de autodescobrimento. Atualmente, a meditação pode ser definida como a prática de focar a mente em um elemento como a respiração ou um mantra.

Meditação e relaxamento
Meditação no ar livre. (Foto: PxHere)

Caminhada – a caminhada é um tipo de atividade física que, preferencialmente, deve ser praticada ao ar livre. 30 minutos de caminhada, 3 vezes na semana, já é capaz de oferecer benefícios para a saúde como prevenção da obesidade, melhora da postura corporal e fortalecimento dos músculos.

Respiração – a respiração é um dos processos fisiológicos mais importantes para os seres vivos. Respirar corretamente ajuda a oxigenar melhor o cérebro e os sistemas do corpo, além de promover o relaxamento, prevenir doenças, reduzir o estresse e controlar a hipertensão.

Massagem relaxante – essa técnica consiste na realização de movimentos suaves e firmes por todo o corpo, proporcionando relaxamento da musculatura e alívio do estresse. Psicologicamente, a massagem relaxante é capaz de proporcionar a sensação de bem-estar e alegria.

Exercícios físicos – existe uma variedade de exercícios que podem funcionar como terapia. Os do tipo aeróbico ajudam a combater e prevenir o estresse, uma vez que estimulam a produção da serotonina (hormônio do prazer) e ainda diminuem a quantidade do cortisol.

Exercícios físicos Relaxamento
Exercícios físicos. (Pixabay)

Técnicas de relaxamento para diversas situações

1 – Tenho prova hoje. O que fazer para relaxar?

A realização de uma prova, seja ela qual for, frequentemente causa ansiedade em muitos estudantes. Controlar o nervosismo e se manter relaxado é fundamental para garantir um bom desempenho no exame.

O exercício é fácil: basta inspirar lentamente e profundamente pelo nariz e expirar pela boca, como se fosse um longo suspiro. Esse exercício reduz a pressão cardiorrespiratória e oxigena o cérebro, melhorando o acesso ao conhecimento.

2 – Técnicas para relaxar antes de dormir

Dificuldade para dormir é um dos problemas mais frequentes de quem sofre com o estresse. Existe uma variedade de técnicas de relaxamento que auxiliam no sono, entre elas, relaxamento progressivo, treinamento autogênico, ioga e respiração.

A massagem relaxante é uma das melhores técnicas. Isso porque ela melhora a circulação sanguínea e diminui a tensão dos músculos. Essa técnica consiste em pressionar levemente a cabeça com a ponta dos dedos, desde a testa até a nuca, passando pelo couro cabeludo.

3 – Como relaxar em casa rotineiramente

A rotina de quem estuda e/ou trabalha geralmente é cansativa. A depender das atividades que realiza, ao final do dia o indivíduo está em um estado de esgotamento físico e mental. Para essas pessoas, o melhor momento é chegar em casa e relaxar.

Técnicas de relaxamento aplicadas à rotina exigem a criação de hábitos. Ao acordar, faça alguns exercícios de alongamento do corpo: deitado na cama, estique bem as pernas e os braços para alinhar a coluna; ainda deitado abrace os joelhos; ponha pés na cama e abra as pernas, fazendo a posição da borboleta.

Durante o dia, mantenha a postura do corpo correta. Se você fica a maior parte do tempo sentado, evite ficar com as pernas cruzadas e sempre procure manter as costas eretas. Se você passa muito tempo em pé use roupas leves e não abra mão dos momentos de pausa para sentar.

No caminho de casa você pode ouvir música. Ela é capaz de controlar o estresse e a pressão em casa. Ao chegar em casa tome um banho, a água tem um poder revigorante.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

CAIUSCA, Alana. Relaxamento; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/relaxamento >. Acesso em 23 de janeiro de 2020 às 18:36.

Copiar referência

Outros Artigos de Educação Física

Importância da atividade física para saúde

A importância da atividade física para a saúde

A importância da atividade física para a saúde está diretamente […]

esportes-paralimpicos-atletismo-pista

Esportes Paralímpicos

Os Esportes Paralímpicos melhoram a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora […]

beisebol

Beisebol

Em uma partida de beisebol o objetivo  é pontuar batendo […]

ginástica laboral

Ginástica laboral

A ginástica laboral é o alongamento de várias partes do […]