Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Religião
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Religião » Religião
Postado por o_autor2019 em 21/01/2019 e atualizado pela última vez em 22/09/2020
A religião é um dos aspectos da vida individual e/ ou coletiva que mais interfere no campo das subjetividades (fé, crença e devoção).
Um universo de símbolos que remetem ao sagrado e as concepções de verdade, respeito e tolerância. Práticas baseadas em livros sagrados, teorias filosóficas e doutrinas éticas.
Ao longo da história, os sistemas religiosos fizeram parte dos avanços e retrocessos de inúmeras civilizações. Contribuíram diretamente com a formação de estruturas sociais e da própria humanidade.
As principais vertentes religiosas do mundo enquadram-se em organizações baseadas no tipo de crenças ou em embasamentos teóricos.
Crença do “tudo é Deus”, ou seja, prega que os elementos presentes no universo/ natureza são o próprio Deus. O poder da divindade está em tudo que existe (pessoas, animais, plantas, objetos, etc), sendo o universo algo eterno.
A filosofia panteísta ensina que Deus é uma ponte de ligação, não o criador do mundo e tudo que pertence a ele, por isso a visão de perceber o divino em cada coisa. É a linha religiosa do Budismo, Taoismo e Confucionismo, xamanismo e druidismo.
Diferentemente do panteísmo, o monoteísmo acredita na existência de um único Deus, sendo ele soberano e criador do universo. Essa vertente baseia-se em ensinamentos dos chamados livros lavrados, como a Bíblia e o Alcorão, e na ideia de que Deus envia profetas para propagar suas mensagens.
As maiores religiões monoteístas do mundo são o Cristianismo, Judaísmo e o Islamismo.
Crença e adoração em vários deuses. As divindades compartilham das mesmas características humanas, sendo que muitas delas estão ligadas à natureza e exercem várias funções.
As vertentes politeístas não acreditam em verdade absoluta ou seguem orientações de livros sagrados. Ocorre a prevalência de divindades femininas e masculinas – forças responsáveis pelo equilíbrio do universo.
Entre as religiões dessa perspectivas estão o Hinduísmo, o Xintoísmo e a Wicca.
Corrente que não acredita em divindades ou em qualquer elo espiritual. A termologia começou a ser utilizada a partir do século V a.C para nomear aqueles que não acreditavam em deuses ou em livros e lugares sagrados.
As pessoas chamadas de ateus questionam os fenômenos que não apresentam comprovações científicas, priorizando apenas teorias racionais.
O ateísmo ainda é confundido com o agnosticismo, no entanto são concepções diferentes. O primeiro afirma que não existe divindades. Já o segundo, que não possui embasamento suficiente para comprovar a existência.
A religião, desde a antiguidade, esteve no centro de momentos decisivos . Guerras, mudanças sociais e até o desenvolvimento científico tiveram alguma relação com o poderes religiosos.
É difícil definir o tamanho da sua influência entre os indivíduos. A arte, a música, a literatura, a culinária, entre outros, também foram modificadas por ideologias religiosas.
Apesar das diferenças, as religiões apresentam algumas características em comum. São elas:
O Brasil, pela Constituição Federal, é um Estado Laico – um avanço diante do histórico de intolerância e doutrinação religiosa.
Desde a chegada dos portugueses o cristianismo é predominante no país (mais de 165 milhões de adeptos). Esse fato ainda se mantém, mesmo com o advento das linhas evangélicas.
De acordo com estudo “Diversidade Étnico-racial e Pluralismo Religioso”, publicado em 2016, apenas 0,6% das pessoas declaram que são seguidoras de religiões de matriz africana. Isso é o reflexo dos longos anos de perseguição que essas crenças foram (e são) submetidas.
As práticas de intolerância religiosa tornaram-se crimes de ódio – delito inafiançável, sendo os infratores penalizados com prisão ou pagamento de multas. O código penal brasileiro afirma que é inviolável a liberdade de crença, sendo garantido os cultos religiosos e proteção dos locais de cerimônias e liturgias.
Com a crise dos refugiados o número de praticantes do Islã tem crescido no Brasil. Dados do IBGE dizem que de 2000 a 2010, a taxa de muçulmanos no país cresceu 29,1%.
, . Religião; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/religiao >. Acesso em 23 de setembro de 2020 às 18:38.
As Dez Pragas do Egito foram dez desastres que ocorreram […]
O catolicismo é uma religião cristã que se tornou oficial […]
O sincretismo é definido como a fusão de várias religiões. […]
A Igreja Ortodoxa reúne a segunda maior comunidade cristã do […]