Romero Britto

Artista plástico contemporâneo brasileiro, famoso pelo estilo colorido e geométrico

Romero Britto nasceu no dia 6 de outubro de 1963 na cidade de Recife, Pernambuco. Proveniente de uma família humilde, cresceu entre oito irmãos.

Autodidata desde cedo, o artista começou a exercitar sua criatividade em jornais, papelão ou qualquer fragmento que pudesse encontrar, reproduzindo pinturas do que via e do que imaginava.

Carreira

Aos 17 anos, Romero Britto iniciou o curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco, desenvolveu-se bem na área acadêmica, mas sua natureza artística acabou levando-o a buscar experiências fora da sala de aula.

Britto abandonou o curso e, em 1983, viajou para Paris, onde conheceu os trabalhos de Henri Matisse e Pablo Picasso. Nesse período, conseguiu exibir sua arte em algumas galerias e shows particulares.

Pintor Romero Britto
Pintor e escultor Romero Britto. (Foto: Wikipédia)

Posteriormente, foi encorajado a viajar para os Estados Unidos, onde a pop art estava florescendo. Instalou-se em Miami, onde se estabeleceu como artista e construiu uma sólida carreira de sucesso.

Com determinação e confiança em sua arte, Romero Britto inaugurou um estúdio aberto ao público. Passou os anos seguintes exibindo e atraindo a atenção de muitas pessoas.

Em 1988, ele foi convidado para pintar a garrafa da marca de vodca sueca Absolut. O projeto da campanha "Absolut Art" era dividido com outros artistas pop já bem conceituados, como Andy Warhol e Keith Haring.

A popularidade das obras de Romero Britto, tornou-se artigo de interesse mundial, sua arte é requisitada por empresas grandes empresas, dentre elas Audi, Bentley, Coca-Cola, Disney, Evian, Hublot e Mattel.

Atualmente com 55 anos de idade, Romero Britto é considerado um dos maiores e mais populares artistas contemporâneos do mundo. Além disso, é um ativista artístico de instituições de caridade ao redor do mundo.

Características do artista

Influenciado pelo movimento do cubismo, pela pop art e pelo grande mestre Picasso, o pintor conquistou o mundo das artes com suas obras de cores vibrantes e desenhos chamativos.

A estética cubista nas obras de Romero Britto é sua principal marca, representada através das formas geométricas, rompendo com os padrões estéticos. Já a arte pop está presente pela aproximação com a linguagem publicitária, com utilização de figuras e elementos populares.

As técnicas utilizadas, sem fazer uso de profundidade e nem assimetria, faz com que a arte do pernambucano seja comparada às estratégias artísticas de Picasso. Seu estilo vibrante e alegre, com cores fortes e impactantes, utiliza a linguagem visual para invocar o otimismo, a felicidade e a esperança.

Romero Britto se tornou um dos pintores mais premiados e é um dos artistas brasileiros mais prestigiados no exterior. Dono de um estilo icônico, foi descrito pelo jornal “New York Times” como uma arte que “exala calor, otimismo e amor”.

Obras de Romero Britto

Considerado um dos artistas mais prestigiados do mercado, Romero Britto é dono de um estilo reconhecido em todo o mundo, valendo-se de uma estética de fácil assimilação e forte apelo popular.

Quadros

As cores vibrantes, os traços bem demarcados e geométricos de Romero Britto são referências. As pinturas do artista fazem tanto sucesso que já o levou a pintar quadros para grandes personalidades nacionais e internacionais, como:

  • Michael Jackson;
  • Madonna;
  • Arnold Schwarzenegger;
  • Bill Clinton;
  • Principe William;
  • Kate Middleton;
  • Dilma Rousseff.
Dilma Rousseff por Romero Britto
Retrato da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, feito por Romero Britto (Foto: Wikipédia)

Esculturas de Romero Britto

As esculturas produzidas pelo artista plástico seguem o mesmo padrão das pinturas quanto ao uso das cores fortes e dos traços, tornando-as peças lúdicas e atrativas.

Best Buddies Friendship Bear
Obra “Best Buddies Friendship Bear” de Romero Britto na arena O2 World, em Berlim. (Foto: Wikipédia)

Criações

A assinatura de Romero Britto também está presente em criações particulares e coleções exclusivas, entre elas a criação dos selos postais para a ONU (Organização das Nações Unidas) que levam o nome de “O esporte para a paz” para celebrar os Jogos Olímpicos de Pequim.

Escultura de Romero Britto
Uma das obras de Romero Britto (Foto: Flickr)

Outra criação importante foi a inauguração uma pirâmide de 13 metros de altura no Hyde Park, em Londres, a convite da exposição “Tutankhamon e a Era de Ouro dos Faraós” que lhe rendeu o crédito da maior escultura monumental na história do Hyde Park.

Romero é proprietário de duas galerias de arte, uma localizada em Miami Beach, na famosa Lincoln Road, e outra projetada pelo arquiteto João Armentano, em São Paulo.

Seu trabalho tem sido exibido em galerias e museus em mais de 100 países, inclusive já fez parte do Salão da Sociedade Nacional de Belas Artes no Carrousel du Louvre em 2008 e 2010.

Além disso, em dezembro de 2013, Britto foi convidado para ser o primeiro artista vivo a expor sua arte no Museu Soumaya. Também foi homenageado pela escola de samba carioca Renascer de Jacarepaguá no desfile do carnaval de 2012, o enredo abordou sua história de vida, o colorido e a alegria de suas obras.

Principais obras de Romero Britto

  • “Mona Cat”
  • “Britto Garden” (2000)
  • “Night Out” (2004)
  • “Altlantic Family Tree” (2004)
Altlantic Family Tree
Obra “Altlantic Family Tree (2004)”, de Romero Britto (Foto: Site Oficial Romero Britto)
  • “Martini Sunrise” (2005)
  • “Rauschenberg” (2007)
  • “Dance of Hearts”‘
  • “Colorful Underwear” (2008)
  • “Carmen Miranda”
  • “Colorful Underwear” (2008)
  • “Passion”
  • “Rauschenberg” (2007)
  • “África do Sul” (2009)
  • “Best Friends”
Best Friends
Obra “Best Friends”, de Romero Britto (Foto: Site Oficial Romero Britto)

Romero Britto e Família

Romero Britto vive em Miami e é casado com a norte-americana Cheryl Ann Britto, com quem teve um filho chamado Brendan Britto.

Reconhecimento

  • Em 2005 foi nomeado embaixador das artes do Estado da Flórida nos EUA;
  • Foi convidado por três vezes para ser palestrante no World Economic Forum;
  • Recebeu convite para fazer a abertura do Super Bowl XLI com o Cirque du Soleil;
  • Foi artista oficial da Copa do Mundo de Futebol de 2010, embaixador na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e nomeado embaixador Mundial dos Jogos Olímpicos no Rio 2016 pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

BRITO, Samara. Romero Britto; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/romero-britto >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 14:28.

Copiar referência