São Tomás de Aquino

Frade católico desenvolveu doutrinas e deixou legados para a religião

São Tomás de Aquino foi um frade e filósofo. É considerado um santo, pela igreja católica, cujas obras contribuíram para a Teologia e Filosofia. É pai do tomismo, uma filosofia escolástica que tenta conciliar o pensamento de Aristóteles com o cristianismo. Foi um pregador cristão da razão e da prudência.

Tomás deixou importantes obras como preces, sermões, comentários ao Evangelho de São João, comentários da Epístola de São Paulo dentre outros.

De origem italiana, nasceu em 1225 em Aquino, uma comuna italiana, no Castelo de Roccasecca. Em referência ao lugar onde nasceu, foi batizado como Tomás de Aquino, ou Tommaso d’Aquino, na língua original, .

Desde novo ele recebeu uma primorosa educação. Estudou na abadia de Roccasecca, no Mosteiro da Ordem de São Bento de Cassino e na Universidade de Nápoles.

A família de São Tomás de Aquino dedicou-se à carreira militar, mas ele, aos 19 anos, contrariou o desejo da família e decidiu seguir a vocação religiosa para tornar-se dominicano. Para isso, ingressou na Ordem dos Dominicanos, no convento Saint Jacques, em Paris, na França, onde permaneceu por alguns anos desenvolvendo o seu trabalho espiritual, intelectual e profissional.

São Tomás de Aquino
São Tomás de Aquino recebeu esse nome em referência à sua cidade natal. (Foto: Wikimedia)

Na tentativa de impedir que a família de São Tomás de Aquino o influenciasse para desistir da religião, os dominicanos tramaram para que ele se mudasse para Roma e, de lá, para Paris.

Porém, durante a viagem para a capital da Itália, seus irmãos conseguiram capturá-lo no momento em que ele se refrescava em um riacho. Então ele foi levado de volta para o convívio com os seus pais, no castelo de Monte San Giovanni Campano.

Assim, São Tomás de Aquino ficou preso por cerca de um ano nos castelos da família e, durante este período, ele educou as suas irmãs e manteve contato com os dominicanos.

A visita do anjo a São Tomás de Aquino

Conta-se que na tentativa de fazer com que São Tomás de Aquino desistisse da ideia de seguir uma vida religiosa, seus irmãos contrataram uma prostituta para seduzi-lo, mas ele teria expulsado a mulher com um ferro em brasa. Depois disso, enquanto dormia, dois anjos apareceram durante a noite para fortalecer a sua determinação de permanecer celibatário.

Ao perceber que eram em vão todas as tentativas da família em fazer São Tomás de Aquino desistir do caminho religioso e acreditando que uma fuga secreta da prisão era menos prejudicial que uma rendição aberta aos dominicanos, sua mãe Teodora tentou salvar a dignidade da família e ajudou-o a escapar durante uma noite, pela janela.

Tomás seguiu primeiro para Nápoles e, depois, para Roma, onde se encontrou com João de Wildeshausen, o mestre-geral da Ordem dos Pregadores. Ele graduou-se em Teologia e seguiu a carreira de professor.

Ministrou aulas em Roma, Nápoles e demais cidades da Itália. Em Paris, São Tomás de Aquino recebeu o apelido de Boi Mudo porque era gordo e silencioso, mas ele era focado nos estudos e perdia a noção de tempo e de lugar.

Pelo seu trabalho dedicado à fé, à esperança e à caridade São Tomás de Aquino ficou conhecido como Doutor Angélico. Quando mudou-se para a Alemanha, ele escreveu as suas primeiras obras como discípulo do bispo, filósofo e teólogo alemão Santo Alberto Magno, conhecido como “Alberto, o grande”.

São Tomás de Aquino e a Filosofia

São Tomás de Aquino escreveu várias obras em que destacou a razão e a vontade humana, formulando um novo pensamento filosófico cristão. A sua inspiração foi o também filósofo Aristóteles. Por isso, sua filosofia pautou-se no realismo aristotélico, contrariando os seguidores de Santo Agostinho, inspirados no idealismo de Platão.

Este frade italiano foi um dos pensadores mais destacados do seu período. Ele foi defensor fiel da filosofia escolástica, baseado no método cristão e filosófico pautado na união entre a razão e a fé.

A filosofia escolástica foi um método crítico dominante no ensino das universidades medievais europeias, entre os séculos IX e XVI. Surgiu da necessidade de responder às exigências da fé, questionadas na época. É considerada mais um método de aprendizagem do que uma teologia. A obra-prima “Summa Theologica”, de São Tomás de Aquino, é aceita como exemplo da escolástica.

Tomismo

São Tomás de Aquino desenvolveu doutrinas filosóficas e teológicas, com base nas influências de Platão, Aristóteles e Santo Agostinho. A este conjunto de doutrinas deu-se o nome de Tomismo.

Este sistema filosófico tem como principal característica o início da Filosofia no pensamento cristão e o início do pensamento moderno.

São Tomás de Aquino faleceu em 07 de março de 1274, na Abadia de Fossanova. Após a sua morte 12 teses de sua autoria foram condenadas em Paris, em 1277. No entanto, em 1323 o Papa João XXII canonizou-o e em 1567 ele foi nomeado “doutor da Igreja”.

Canonização de São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino canonizado
São Tomás de Aquino foi canonizado em 1323

Após 50 anos da sua morte, Tomás de Aquino foi canonizado pela igreja católica. Na época, algumas pessoas foram contra a canonização dele, alegando que não haviam milagres para que isso fosse feito pela igreja.

A igreja respondeu que haviam muitos milagres, à época, associados a Tomás, o que justificava o título dado pela igreja.

Assim, mo dia 18 de julho de 1323, o papa João XII oficializou a canonização de Tomás, que passou a ser chamado São Tomás de Aquino.

O calendário Geral Romano tem a data da morte de São Tomás de Aquino, 7 de março, como uma data santa. Porém, como a data faz parte da quaresma da Igreja Católica, a data foi alterada para 28 de janeiro, data em que os objetos ligados a ele foi transferido para Toulouse.

Existe um mosteiro em Nápoles onde uma suposta cela onde Tomás teria vivido que é visitada até hoje por fieis da igreja e devotos do santo. Os restos mortais dele estão abrigados também na cidade de Toulouse, na Igreja dos Jacobinos.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Chérolet, Brenda. São Tomás de Aquino; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/sao-tomas-de-aquino >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 21:44.

Copiar referência

Outros Artigos de Religião

Dez Pragas do Egito 7

Dez Pragas do Egito

As Dez Pragas do Egito foram dez desastres que ocorreram […]

catolicismo

Catolicismo

O catolicismo é uma religião cristã que se tornou oficial […]

Sincretismo e Religiões Afro-brasileiras

O sincretismo é definido como a fusão de várias religiões. […]

Igreja Ortodoxa

Igreja Ortodoxa

A Igreja Ortodoxa reúne a segunda maior comunidade cristã do […]