Sistemas do corpo humano

Conheça os sistemas que mantêm o funcionamento do corpo

Os sistemas do corpo humano compreendem órgãos essenciais para as funções vitais do organismo. Ao todo, o corpo humano é dividido em 14 sistemas: circulatório, respiratório, digestório, muscular, nervoso, sensorial, endócrino, urinário, excretor, reprodutor, esquelético, imunológico, linfático e tegumentar.

Sistemas do corpo humano

Conheça os órgãos que englobam os sistemas do corpo humano e as funções principais de cada um.

Sistemas do corpo humano
Sistemas do corpo humano. (Foto: Shutterstock)

Sistema circulatório

O sistema circulatório ou cardiovascular é formado pelo sangue, coração e vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares). O sistema é composto por uma vasta rede de tubos por onde circula o sangue. A sua principal função é transportar oxigênio e nutrientes para todas as parte do corpo.

Além disso, ele realiza o transporte de carbono e resíduos das células, auxilia na manutenção do equilíbrio ácido-básico do corpo, protege contra doenças e ajuda na regulação da temperatura corporal.

Sistema respiratório

Um dos principais sistemas do corpo humano é o sistema respiratório. Ele é composto por um par de pulmões e vias respiratórias (cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios) responsáveis por fazer o transporte do oxigênio para dentro e fora das cavidades pulmonares. 

Além disso, o sistema realiza a eliminação de gás carbônico retirado de dentro das células. Por ser um sistema delicado, é acometido de várias doenças que podem dificultar a suas funções.

As mais incômodas são as doenças alérgicas, como a rinite, a bronquite e a asma, provocadas pela hipersensibilidade do organismo a um determinado agente: tais como poeira, medicamentos, cosméticos, pólen, etc.

Sistema digestório

Entre os sistemas do corpo humano, o sistema digestório é responsável pela absorção de nutrientes importantes retirados dos alimentos ingeridos. Ele é dividido em tubo digestório que engloba a boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

A outra divisão é composta por órgãos anexos, incluindo as glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas.

Sistema muscular

O sistema muscular abrange cerca de 600 músculos do corpo humano. Eles trabalham em conjunto com ossos, articulações e tendões. A principal função desse sistema é participar da execução de movimentos, produção de calor e manutenção da postura. No vídeo abaixo, confira mais informações sobre o sistema muscular.

Sistema nervoso

O sistema nervoso é dividido em duas partes: sistema nervoso central, que compreende o encéfalo e a medula espinhal e o sistema nervoso periférico, formado pelos nervos cranianos e raquidianos.

A função do sistema nervoso inclui a regulação de atividades corporais por meio de impulsos nervosos, captando as mudanças no ambiente e transmitindo informações. Assim, o sistema funciona como uma rede de comunicações do organismo.

Sistema sensorial

O sistema sensorial abrange os 5 principais sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato). Entre os sistemas do corpo humano, o sensorial é responsável por transportar as informações recebidas para o sistema nervoso, que irá identificar e enviar as respostas para o corpo.

Um exemplo da ação do sistema sensorial é o tato, pois ao tatear um objeto a informação é transmitida ao sistema nervoso através dos neurônios sensoriais presentes na pele. Assim, o sistema interpreta se a superfície identificada é lisa, rugosa, quente ou fria.

Sistema endócrino

O sistema endócrino é composto por um conjunto de glândulas e tecidos, que realizam atividades vitais como a tireoide, hipófise, glândulas sexuais, entre outros. Com isso, as glândulas reproduzem substâncias químicas (hormônios) reguladoras das funções do corpo.

A função desse sistema é controlar as atividades do corpo por meio desses hormônios, que são lançados na corrente sanguínea, exercendo funções como: regulação do metabolismo, defesa do organismo, produção de gametas, desenvolvimento corporal e outros.

Sistema Urinário

O sistema urinário é formado pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. O sistema possui a função de regular o volume e composição química do sangue, eliminando os resíduos através da urina.

Sistema excretor

O sistema excretor assume a função de eliminar resíduos descartados pelo corpo humano depois de passar pelo processo de digestão dos alimentos. Ele é composto pelos rins e vias urinárias.

Sistema reprodutor

O sistema reprodutor é dividido em sistema reprodutor feminino e masculino, ambos com a mesma função de reproduzir novos seres. O masculino é composto por testículos, epidídimos, canais(ductos) deferentes, vesículas seminais, próstata, uretra e pênis.

O sistema reprodutor feminino é formado pelos ovários, útero, tubas uterinas e vagina. Além da reprodução, esse sistema é responsável pela produção de hormônios que controlam o metabolismo.

Sistema esquelético

O sistema esquelético trabalha em conjunto com os outros sistemas do corpo humano, pois além de garantir a sustentação do corpo, ele é responsável por proteger órgão internos, armazenar minerais e alojar células que produzem outras células sanguíneas.

Sistema Imunológico

Assim como os outros sistemas do corpo humano, o sistema imunológico desempenha papel fundamental na proteção do corpo contra ataques externos (bactérias, vírus, micróbios, etc.). Assim, esse sistema é responsável por produzir anticorpos para proteger o organismo contra doenças.

Sistema linfático

O sistema linfático trabalha em conjunto com o imunológico, pois ele ajuda na proteção das células imunes, além de garantir a absorção dos ácidos graxos e o equilíbrio dos fluidos nos tecidos.

Sistema tegumentar

O sistema tegumentar ou pele, como é mais conhecido, é formado por duas camadas distintas e  unidas entre si: a epiderme e a derme, que ajudam no controle da temperatura do corpo. Além disso esse sistema é responsável pela sensibilidade associado ao sistema nervoso.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDONÇA, Camila. Sistemas do corpo humano; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/sistemas-do-corpo-humano >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 17:51.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

Celoma

O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]

Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]

Cavalo

O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]

Caule

O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]