Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Stephen Hawking
Biografias
Conteúdos Escolares » Biografias » Stephen Hawking
Postado por o_autor2019 em 18/03/2019 e atualizado pela última vez em 14/09/2020
Stephen Hawking foi um físico inglês que ficou famoso pela produção de algumas das teorias mais importantes para a física moderna, nos campos da cosmologia e da astrofísica.
Autor de teorias polêmicas sobre a origem do Universo, foi o primeiro a demonstrar uma descrição contundente sobre a dinâmica dos buracos negros. A sua contribuição para a ciência e para o estudo do universo é muito grande.
foi o primeiro a demonstrar uma descrição contundente sobre a dinâmica dos buracos negros
O físico se tornou muito conhecido também por conta dos seus livros, que explicavam a ciência através de uma linguagem mais compreensível.
A sua teoria mais célebre é o Teorema de Singularidade, que supõe a existência de um ponto com força gravitacional no centro dos buracos negros, capaz de atrair qualquer objeto.
Stephen William Hawking nasceu no dia 8 de janeiro de 1942, em Oxford, na Inglaterra. Coincidentemente, ele nasceu no dia do aniversário de 300 anos de morte de Galileu. Seu pai, Frank, era médico, e sua mãe, Isobel, estudou filosofia, política e economia, os dois na Universidade de Oxford. Além de Stephen, o filho mais velho, o casal teve outras duas filhas, Philippa e Mary. Ele também teve um irmão adotivo, Edward.
Coincidentemente, ele nasceu no dia do aniversário de 300 anos de morte de Galileu.
Desde criança, Stephen já mostrava a sua aptidão para as ciências, construindo brinquedos. Era chamado pelos amigos de infância de Albert Einstein.
Contrariando as expectativas do seu pai, que gostaria que ele fosse médico também, em 1959, com 17 anos, ele foi estudar física na Universidade de Oxford, onde conseguiu uma bolsa numa turma com alunos pelo menos dois anos mais velhos do que ele. Os principais temas estudados por ele eram a termodinâmica, a teoria da relatividade e a mecânica quântica.
Em 1966, conclui o doutorado na Trinity Hall, em Cambridge. Passou então a ser pesquisador e professor. Trabalhou também no Instituto de Astronomia, e no Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica.
Em 1974, ele publicou o artigo “Black Hole Explosion", em português, “Explosão do buraco negro”, apresentando a teoria que o fez conhecido mundialmente.
Em 1988, ele publicou “Uma breve história do tempo”. O livro fala sobre a origem do universo, usando uma linguagem mais simples. Esse livro foi traduzido para mais de 30 idiomas.
Stephen Hawking se casou em 1965 com Jane Wilde, que conheceu na Universidade de Oxford, onde ela fazia Letras. Com Jane, ele teve três filhos: Robert (1967), Lucy (1970) e Timothy (1979). O casal se separou em 1990. Jane escreveu um livro sobre a vida do casal, que posteriormente ganhou a versão de um filme, “A Teoria de Tudo”, vencedor do Oscar.
Em 1995, Stephen se casou novamente, agora com Elaine Mason, sua enfermeira. Eles se separaram em 2006.
Com apenas 21 anos, Stephen Hawking foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), e de acordo com o médico, ele não viveria mais do que três anos.
A ELA causa uma fraqueza muscular e o comprometimento dos neurônios motores. Acontece, então, a degeneração progressiva dos neurônios motores no cérebro e na medula espinhal, fazendo com que eles percam a capacidade de funcionar corretamente.
Os neurônios motores são os responsáveis pelos movimentos musculares, e quando eles deixam de enviar impulsos para os músculos, acontece a atrofia muscular. O raciocínio intelectual, a visão, a audição, o paladar, o olfato e o tato não são prejudicados pela doença.
O raciocínio intelectual, a visão, a audição, o paladar, o olfato e o tato não são prejudicados pela doença.
Quando se casou, Stephen já usava uma bengala para se apoiar. Em 1970, ele parou de andar e passou a precisar da cadeira de rodas. Em 1985, em viagem à Suíça, ele pegou uma forte pneumonia. Na ocasião ele já usava um respirador artificial, que os médicos sugeriram que desligassem. Jane, ainda sua esposa, não aceitou a proposta e o levou de volta para casa.
Hawking teve que ser submetido a uma traqueostomia, que o impediu de falar a partir de então. Ele passou a se comunicar através do computador, que emitia uma voz eletrônica.
Hawking teve que ser submetido a uma traqueostomia, que o impediu de falar a partir de então.
O físico morreu no dia 14 de março de 2018 em Cambridge, na Inglaterra, totalmente paralisado, mantendo apenas o movimento da bochecha direita, que o ajudava na sua comunicação.
A cosmologia teórica e a gravidade quântica foram os principais campos de pesquisa de Stephen Hawking, mas ele também escreveu diversos livros que ajudaram na divulgação de teorias cosmológicas complexas. Veja alguns deles:
Stephen Hawking recebeu o Prêmio Especial de Física Fundamental, que ofereceu 3 milhões de dólares;
Foi professor lucasiano emérito, na Universidade de Cambridge, posto que já foi ocupado anteriormente por Isaac Newton;
Ele acreditava que “o universo é governado pelas leis da ciência”;
Na teoria da relatividade, não existe tempo absoluto único; em vez disso, cada indivíduo tem sua própria medida de tempo, que depende de onde ele se encontra e de como está se movendo.
Eu não tenho nenhuma ideia (de qual seja o meu QI). Pessoas que se vangloriam dos seus QI são perdedores.
Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança.
, . Stephen Hawking; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/stephen-hawking >. Acesso em 24 de setembro de 2020 às 16:07.