Sustentabilidade

Apoiar, conservar e cuidar

A palavra sustentabilidade originou-se da palavra sustentável, que, por sua vez, vem do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e/ou cuidar.

A definição atual de sustentabilidade originou-se em Estocolmo, na Suécia, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que ocorreu entre os dias 5 e 16 de junho de 1972.

Também conhecida como Conferência de Estocolmo, esta foi a primeira conferência sobre meio ambiente realizada pela ONU. A reunião chamou atenção do mundo principalmente por causa de questões relacionadas à degradação ambiental e à poluição.

Como surgiu a sustentabilidade

Em 1992, na Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, foi firmada a definição de desenvolvimento sustentável; que passou a ser visto como o desenvolvimento a longo prazo, de forma que não seja esgotado os recursos naturais utilizados pela humanidade.

A Rio-92 também deu início à Agenda 21, um acordo que estabeleceu o quanto era importante o comprometimento de todos os países para resolver os problemas socioambientais. A Agenda 21 trouxe análises sobre o planejamento participativo em nível global, nacional e local; e seu objetivo era incentivar a criação de uma nova organização econômica e civilizatória.

A Agenda 21, especialmente no Brasil, tem como prioridade programas de inclusão social como: a distribuição de renda, acesso à saúde, educação e desenvolvimento sustentável – incluindo sustentabilidade urbana e rural; preservação dos recursos naturais e minerais, ética e política para o planejamento.

Esses atos prioritários foram reforçados em 2002, na Cúpula da Terra sobre Desenvolvimento Sustentável em Joanesburgo, na África do Sul, que propôs maior aproximação entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais através de programas e políticas alinhados nas questões sociais e, sobretudo, nos sistemas de proteção social.

A partir daí, a palavra sustentabilidade, foi inserida na política, no meio empresarial e nos veículos de comunicação de massa. Contudo, aqueles que utilizam a palavra sustentabilidade parecem não ter entendido os motivos da insustentabilidade. Isso porque o nível de desenvolvimento dos países continua a ser avaliado mediante ao crescimento da produção, que ocorre através da utilização dos recursos naturais.

Tipos de sustentabilidade

Sustentabilidade ambiental

A Sustentabilidade ambiental engloba a conservação e o cuidado do meio ambiente, para que esse tipo de sustentabilidade seja efetivado, os indivíduos devem estar em harmonia com o meio ambiente, para obterem melhoria na qualidade de vida.

A finalidade da sustentabilidade ambiental é que os recursos das gerações futuras não estejam esgotados por causa da satisfação das necessidades da geração atual.

Sustentabilidade econômica

É uma administração dos recursos naturais, que visa o crescimento econômico, desenvolvimento social e manutenção dos recursos naturais, que atende as obrigações sociais do trabalho adequando uma justa distribuição de renda.

Sustentabilidade social

Enfatiza o desenvolvimento na melhoria da qualidade de vida, proporcionando igualdade social, racial e econômica.

Sustentabilidade institucional

Visa à qualidade das instituições públicas e privadas. Atualmente o comportamento sustentável tem sido o alvo das organizações, de grandes empresas, que visam transmitir ideias sustentáveis para clientes e funcionários.

Sustentabilidade territorial ou espacial

Salienta o equilíbrio nas relações inter-regionais, para que diminuam as desigualdades seja investimento público, conservação da biodiversidade e o desenvolvimento ecológico.

Sustentabilidade e recursos renováveis
É preciso utilizar recursos renováveis. (Foto: Pixabay)

Exemplos de sustentabilidade

Os diferentes aspectos, que formam os conjuntos sustentáveis, devem trabalhar em parceria para que a sociedade alcance plenamente o desenvolvimento sustentável. Veja alguns exemplos de ações que fazem parte do conceito de sustentabilidade ambiental:

Reciclagem do lixo

É fácil fazer a coleta seletiva do lixo. Realizar a separação dos resíduos é um exemplo simples, que pode ser colocado em prática para colaborar com o meio ambiente.

Para facilitar a separação do lixo, que será reciclado, foram criadas cores que correspondem aos materiais descartados:

  • Verde = para vidros;
  • Azul = para papéis e papelão;
  • Vermelho = plásticos;
  • Amarelo = metais;
  • Marrom = para resíduos orgânicos;
  • Preto = para madeiras;
  • Cinza = materiais não reciclados;
  • Branco = para o lixo hospitalar;
  • Laranja = para resíduos perigosos;
  • Roxo = para resíduos radioativos.

Usar meios de transporte não poluentes

Os automóveis que utilizam combustíveis fósseis são os grandes responsáveis pela poluição da atmosfera nas grades metrópoles. Dessa forma, usar transportes alternativos, como bicicleta, ou usar o transporte público, é um exemplo de colaboração ao desenvolvimento sustentável da comunidade.

Meio de transporte para promover a sustentabilidade
Serviço de aluguel de bicicletas. (Foto: Pixabay)

Muitas cidades, principalmente nos países desenvolvidos, oferecem serviços de aluguel de bicicletas para o transporte no dia a dia. Essa atitude é um exemplo de estímulo feito pelo poder público e empresas, para que as pessoas mudem os seus hábitos e passem a utilizar meios de transporte mais ecológicos.

O estímulo ao desenvolvimento de tecnologias, que servem como alternativa para os atuais combustíveis, é outra ação voltada para um mundo mais sustentável. Os automóveis elétricos movidos a energia solar são exemplos dessas tecnologias sustentáveis.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Filipe. Sustentabilidade; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/sustentabilidade >. Acesso em 18 de novembro de 2019 às 19:54.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]