Tênis

Modalidade esportiva executada por um ou dois jogadores

O tênis é um dos esportes mais populares do mundo, com cerca de 1 bilhão de fãs. O esporte também é um dos exercícios que mais exigem esforço físico.

Ele pode ser praticado tanto individualmente como em duplas, e ambas as categorias são modalidades olímpicas.

Alguns nomes marcaram a história do tênis, como o brasileiro Gustavo Kuerten, considerado o maior tenista brasileiro; a alemã Steffi Graf; o suíço Roger Federer; o espanhol Rafael Nadal e a russa Maria Sharapova. Ambos são referência quando o assunto é tênis.

História do Tênis

As literaturas não fecharam uma data certa de quando o tênis surgiu de fato. Os principais relatos do início do esporte são de diferentes períodos. Alguns apontam que no século V os praticantes dessa modalidade encontravam-se no Egito e em alguns lugares da Europa. Eles usavam somente uma bola e as mãos (que funcionavam como uma raquete).

Mais para frente, no século XII,  na França, o esporte surgiu a partir do “jeu de paume”, que em português significa “jogo da palma”. Os monges eram os praticantes da época e a atividade consistia em rebater a bola contra a parede com o auxílio das mãos.

Tênis
Monges franceses nos primórdios do jogo de tênis, que na época se chamava “jeu de paume”. (Foto: Wikimedia Commns)

Foi por meio da aristocracia europeia, principalmente a inglesa, que o esporte começou a ganhar espaço e notoriedade. Inicialmente compartilhando espaço com o criquet, um outro esporte muito bem aceito na época.

A partir do século XIV o jogo francês se transformou, uma vez que passou a ficar mais parecido com a modalidade atual.  A bola era rebatida entre dois campos divididos por uma corda e com o auxílio da raquete, uma invenção italiana que contribuiu muito para a evolução da modalidade.

O esporte se expandiu e tempos depois grupos nacionais e a federação internacional foram criados. Em 1881 as regras foram definidas pela United States National Lawn Tennis Association.

O progresso do tênis foi grande. O clube All England Croquet chegou a mudar de nome para All England Lawn Tennis and Croquet Club. Neste lugar é realizado o Torneio de Wimbledon até os dias atuais. Inclusive, a competição mais antiga de tênis no mundo aconteceu pela primeira vez neste torneio, em Londres, em 1877.

Em 1924 foram anunciadas as regras mais amplas através da Federação Internacional das Regras de Tênis, conhecida atualmente como Federação Internacional de Tênis. Dentre as principais modificações estava o acréscimo do tie-break (regra empregada para decidir um vencedor entre jogadores ou equipes que estão empatadas no final de uma competição ou conjunto de disputas). A ideia foi desenvolvido por Jimmy Van Alen. 

Tênis e Jogos Olímpicos

O esporte saiu dos Jogos Olímpicos ainda em 1924, e retornou em 1984 apenas como um evento promocional.

O evento teve tanta repercussão que o Comitê Olímpico Internacional (COI) determinou que o tênis voltasse como um esporte olímpico na edição de 1988, em Seul. Desta forma, o tênis ficou 15 edições afastados das Olimpíadas.

Atualmente o tênis pode ser classificado nas disputas de esportes individuais e nos esportes coletivos (torneios em duplas).

Os principais torneios de tênis atuais são chamados de “Grand Slam”. Entre os maiores torneios do mundo, estão: Roland Garros, Wimbledon, US Open e Australian Open.

História do Tênis no Brasil

A modalidade passou a existir no Brasil final do século XIX, com a vinda dos ingleses e franceses e o processo de urbanização das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Eles trouxeram além da bola de futebol, algumas raquetes e bolas para jogar tênis. Assim, o esporte teve início no país no mesmo período em que o futebol.

O Athletic Club, de São Paulo, fundado por ingleses em 1892, implantou e inaugurou as primeiras quadras de tênis brasileiras. Nesse mesmo período outros clubes do estado paulista também construíram suas quadras, assim como clubes do Rio Grande do Sul.

Em 1913, o estado de São Paulo realizou um campeonato estadual, marcando a primeira competição do tênis em solo nacional. 

Apenas em 1918 um esportista brasileiro conseguiu vencer uma competição nacional, antes liderada por atletas ingleses. O primeiro atleta a realizar esse feito foi Maercio Munhoz.

No ano de 1932, o Brasil iniciava na Copa Davis com Nelson Cruz, o melhor tenista brasileiro daquela época, junto com Ricardo Pernambucano, outro atleta referência do período.

Com a criação da Confederação Brasileira de Tênis, em 1955, o Brasil vinha crescendo e acompanhando campeonatos internacionais.

Nesse momento surgiu um novo grande talento brasileiro no esporte: Maria Esther Bueno, que mais tarde se tornaria a maior tenista brasileira de todos os tempod. Esther se manteve a número 1 do mundo nos anos 1959, 1960, 1964 e 1966. Os oito campeonatos conquistados no torneio em Wimbledon e o tetra campeonato no US Open, o Aberto dos Estados Unidos, marcaram a carreira da tenista.

Na história moderna do tênis brasileiro o maior nome de destaque ainda é Gustavo Kuerten. Confira os maiores jogos da carreira do grande tenista.

Regras do Tênis

O principal objetivo do tênis é lançar a bola para que o jogador rival não consiga pegar ou rebater. Confira abaixo as principais regras do esporte:

  • O jogo tem início quando um dos jogadores saca a bola no fundo da quadra;
  • O jogador ou a dupla que tiver mais pontos no final de toda partida é o vencedor;
  • A marcação dos pontos é feita em games e sets. A partida é dividida por sets e cada set tem 6 games;
  • Um jogo de tênis pode ter no máximo três ou cinco sets, depende de cada competição.

Quadra de Tênis

Os jogos podem ser realizados em quadras abertas ou fechadas. Nas competições mais simples, os jogos acontecem em uma quadra retangular que mede 23,77 metros de comprimento e 8,23 metros de largura.

A quadra é dividida ao meio por uma rede suspensa e por uma corda ou cabo metálico em dois postes com altura de 1,07 metros. A rede, por sua vez, é mais alta nas laterais.

O chão da quadra varia de acordo com o campeonato. Podem ser de grama, piso sintético ou saibro (terra batida).

Alguns termos técnicos do tênis

  • Ace – se refere a um jogador que faz um saque muito hábil e o adversário não consegue rebater a bola.
  • Approach (aproximação) – quando o tenista está próximo da rede para tentar um voleio.
  • Fault (falta) – erro ao sacar. Quando ocorre dois erros seguidos é uma “double fault” (vale ponto para o adversário).
  • Forehand – quando o tenista devolve o saque com a mão dominante e com a palma da mão virada para frente.
  • Drop shot (deixadinha) – quando um jogador lança a bola próxima a rede (usando pouca força) e causa dificuldade para o adversário rebater.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDES, Maria. Tênis; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/tenis >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 17:50.

Copiar referência

Outros Artigos de Educação Física

Importância da atividade física para saúde

A importância da atividade física para a saúde

A importância da atividade física para a saúde está diretamente […]

esportes-paralimpicos-atletismo-pista

Esportes Paralímpicos

Os Esportes Paralímpicos melhoram a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora […]

beisebol

Beisebol

Em uma partida de beisebol o objetivo  é pontuar batendo […]

ginástica laboral

Ginástica laboral

A ginástica laboral é o alongamento de várias partes do […]