Terrorismo

Atos de violência física ou psicológica

O terrorismo é um tipo de violência praticada contra pessoas inocentes, com a finalidade de promover alguma causa ou percepção do mundo, seja pessoal ou coletiva, ou seja, compartilhada por um grupo, facção etc.

Ao longo do século XX e, principalmente, no século XXI, as ações terroristas tiveram e vêm tendo um grande impacto em diversas regiões do mundo. Essas ações são realizadas por vários agentes.

Origem do terrorismo

A palavra terrorismo foi vista pela primeira vez no escrito Letters on a Regicide Peace (Cartas sobre uma paz regicida), do filósofo irlandês Edmund Burke. Nessas cartas, Edmund fazia críticas à época da Revolução Francesa, conhecida como época do terror.

Edmund Burke descreve como atos terroristas as perseguições e sentenças de morte na guilhotina executadas pelos jacobinos nesse período.

Contudo, com o passar dos anos, a palavra terrorismo se espalhou por outros países, sendo usada em outras ocorrências como a guerrilha, ou guerra irregular.

Principais grupos terroristas

Existem diversos grupos terroristas espalhados pelo mundo, veja a seguir os principais:

Al-Qaeda

O nome Al-Qaeda significa “a base” em árabe. Essa é organização terrorista mais popular do Planeta Terra, principalmente por causa dos atentados às torres gêmeas – World Trade Center, ocorridos em 11 de setembro de 2001.

Torres Gêmeas foram alvo de ações de terrorismo
Ataque às torres gêmeas, um dos atentados que chocou o mundo. (Foto: Wikipédia)

Esse grupo é formado por muçulmanos fundamentalistas e tem como objetivo acabar com a interferência ocidental sobre o mundo árabe.

A Al-Qaeda foi fundada na década de 80 para proteger o território do Afeganistão contra a URSS, que queria expandir o domínio socialista sobre o país. Osama Bin Laden foi um dos seus grandes lideres.

Boko Haram

Boko Haram significa "a educação não islâmica é pecado", às vezes traduzido também como "a educação ocidental é pecado".

Esse grupo também é uma organização antiocidental que quer estabelecer a lei islâmica na Nigéria. O Boko Haram foi fundado em 2002, porém só em 2014, com o sequestro de centenas de jovens e uma série de ataques terroristas, ganhou visibilidade.

Os atentados mais violentos tiveram início em 2009, quando Mohammed Yusuf, líder e fundador do grupo, foi morto pela polícia nigeriana.

Estado Islâmico (EIIS)

O EIIS - Estado Islâmico no Iraque e na Síria - é um grupo terrorista jihadista, que atua nesses dois países. O Estado Islâmico surgiu em 2013 como uma desavença da Al-Qaeda, inspirando-se nesse grupo.

O líder do EIIS, Abu Bakr al-Baghdadi, também liderou a Al-Qaeda no Iraque, em 2010, e participou da resistência à invasão dos Estados Unidos ao território iraquiano em 2003.

O Estado Islâmico quer criar um emirado islâmico englobando os territórios da Síria e do Iraque.

Quais os tipos de terrorismo?

A prática do terror pode ser feita de diversas formas. Conheça a seguir os principais tipos de terrorismo e seus desdobramentos.

Terrorismo Indiscriminado

Nesse tipo de terrorismo não há um alvo específico. Esse tipo de terrorismo é caracterizado por ações violentas contra a população, por exemplo, colocar bombas em carros, cafés, cinemas, ônibus e outros locais públicos, para chamar atenção do governo e propagar o medo na população.

Terrorismo Seletivo

No terrorismo seletivo existe um alvo específico e suas ações são, na maioria das vezes, pautadas na chantagem, tortura, terror psicológico, dentre outros.

Os grupos Ku Klux Klan, ETA, Al-Qaeda, IRA e Frente de Libertação Islâmica, são exemplos nessa prática de terror.

A bandeira da Al-Qaeda é um símbolo de terrorismo
Bandeira da Al-Qaeda. (Foto: Wikipédia)

Terrorismo de Estado

Esse tipo de terror vem do próprio estado, com o objetivo de estabelecer a ordem. Podemos citar como exemplo o terrorismo de Estado no período do nazismo na Alemanha ou de outros regimes militares e totalitários.

Terrorismo Comunal

Esse tipo de terror é caracterizado pela ação coletiva. No terror comunitário, a população civil intervém contra algo, sem o consentimento do Estado ou autoridades. Esse tipo de terror é marcado por manifestações e atentados desordenados.

Lei Antiterrorismo (Brasil)

A Lei nº 13.260/2016, Lei Antiterrorismo do Brasil, trata da especificação, julgamento e punição para crimes de natureza terrorista no território brasileiro. Veja o que é classificado como terrorismo no país:

§ 1º São atos de terrorismo:

I – usar ou ameaçar usar, transportar, guardar, portar ou trazer consigo explosivos, gases tóxicos, venenos, conteúdos biológicos, químicos, nucleares ou outros meios capazes de causar danos ou promover destruição em massa;

II – incendiar, depredar, saquear, destruir ou explodir meios de transporte ou qualquer bem público ou privado (VETADO);

III – interferir, sabotar ou danificar sistemas de informática ou bancos de dados (VETADO);

IV – sabotar o funcionamento ou apoderar-se, com violência, grave ameaça a pessoa ou servindo-se de mecanismos cibernéticos, do controle total ou parcial, ainda que de modo temporário, de meio de comunicação ou de transporte, de portos, aeroportos, estações ferroviárias ou rodoviárias, hospitais, casas de saúde, escolas, estádios esportivos, instalações públicas ou locais onde funcionem serviços públicos essenciais, instalações de geração ou transmissão de energia, instalações militares, instalações de exploração, refino e processamento de petróleo e gás e instituições bancárias e sua rede de atendimento;

V – atentar contra a vida ou a integridade física de pessoa:

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Filipe. Terrorismo; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/terrorismo >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 19:09.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]