Texto Narrativo

Texto que narra as ações de personagens em um determinado tempo e espaço

O texto narrativo é aquele que narra uma história através da sequência de acontecimentos. A sucessão de fatos é contada por um narrador e se estrutura em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Ao longo dessa estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador. Um texto narrativo é formado por começo, meio e fim.

Uma das características do texto narrativo é que ele, geralmente, é escrito em prosa. Dessa tipologia textual destacam-se os seguintes gêneros: romance, novela, conto, crônica e fábula.

Texto Narrativo
O texto narrativo é bastante utilizado na literatura. (Foto: Pixabay)

Estrutura do texto narrativo

A estrutura básica do texto narrativo é formada por introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução: a introdução é a parte do texto na qual se apresenta o contexto, o espaço, o tempo, as personagens principais, o enredo e o narrador. Também chamada de apresentação, é nessa parte da narração que se apresenta os fatos para posteriormente desenvolver seus desdobramentos. Na introdução, o leitor fica sabendo com quem, quando e onde os fatos se passam.

Desenvolvimento: no desenvolvimento do enredo acontecem os conflitos com o surgimento de situações que acaba com o equilíbrio apresentado na introdução, modificando as circunstâncias iniciais. É a parte do texto na qual o leitor descobre a problemática da história e fica sabendo o quê e como se passa. É no desenvolvimento que acontece o clímax, ou seja, aquele momento marcante e revelador da história que fará com que o leitor não pare de ler até tudo tenha um desfecho.

Conclusão: chamada de desfecho ou desenlace, a conclusão é a parte do texto na qual os conflitos são resolvidos. Na conclusão, o leitor fica sabendo o que houve com as personagens depois de tudo e qual é a mensagem passada pela narrativa. É nessa parte que se esclarece a ligação entre os diferentes acontecimentos, bem se apresenta as consequências.

Principais elementos da narrativa

Os textos narrativos possuem elementos que são fundamentais para desenvolver uma narrativa interessante e coerente. Os principais elementos da narrativa, também chamados de elementos da narração, são:

Espaço: o espaço se refere ao local onde se desenrola a narrativa. As ações podem se desenvolver em espaço físico – quando fica especificado no texto um ambiente físico como uma casa, um parque, uma escola, etc. –,   em um espaço social – quando se evidencia no texto características do ambiente social –, ou no espaço psicológico – quando se trata de vivências, pensamentos e sentimentos do sujeito.

Tempo: o tempo da narrativa pode ser cronológico ou psicológico. Ele se refere marcação do tempo das ações e desenrolar dos fatos na história. O tempo cronológico refere-se à série de acontecimentos marcados pelas horas, dias e anos. Já o tempo psicológico tem a ver com lembranças e vivências das personagens.

Personagens:  as personagens são classificadas em personagens principais e personagens secundárias. Cada personagem desenvolve papéis diferentes na narração.

As personagens principais são essenciais para o enredo, podendo ser protagonistas – que desejam, tentam, conseguem – ou antagonistas – que dificultam, atrapalham, impedem.

Já as personagens secundárias desempenham papéis menores, podendo ser coadjuvantes – que ajudam as personagens principais em ações secundárias – ou figurantes – que ajudam na caracterização de um espaço social.

As personagens, geralmente, são caracterizadas ao longo da narrativa por meio de qualidades físicas e psicológicas. A caracterização pode ser feita pelo próprio narrador ou por outras personagens.

Enredo: o enredo é a trama em que se desenrolam as ações. Ele é composto pelos fatos ocorridos em determinado tempo e espaço que são vivenciados pelas personagens. O enredo pode ser linear, não linear, psicológico e cronológico.

Um enredo pode ser fechado, de modo que o final da história já fica definido, ou aberto, quando não há um final definitivo e conhecido para a narrativa.

Narrador: O narrador é o responsável por contar a história. Existem três tipos de narrador: narrador observador, narrador personagem e narrador onisciente.

jornais dobrados
Texto narrativo também é utilizado no jornalismo. (Pixnio)

Tipos de narrador

  • Narrador observador – aquele que narra os fatos em terceira pessoa. Esse tipo de narrador conhece os fatos, mas não participa da ação, ou seja, ele conta a história sem se envolver nela. Apesar de conhecer as ações, o narrador observador não conhece o íntimo das personagens e mantém narrativa imparcial e objetiva.
  • Narrador personagem – o narrador participante conta a história na primeira pessoa, a partir do seu ponto de vista enquanto personagem.  Esse tipo de narrador tem conhecimentos limitados sobre as outras personagens e sobre o enredo como um todo, ficando a par somente dos próprios pensamentos e das ações que também participa.  O narrador personagem transmite seu ponto de vista e as emoções, deixando a narrativa mais subjetiva.
  • Narrador onisciente – o narrador onisciente utiliza tanto a narração em terceira pessoa quanto em primeira pessoa. Esse tipo de narrador conhece as personagens e o enredo como um todo, nos mínimos detalhes, que em alguns momento sua voz chega a ser confundida com a voz das personagens.

Tipos de discurso narrativo

Em texto narrativo chama-se discurso a forma como a voz das personagens é introduzida na voz do narrador. De acordo com o uso do discurso, a narrativa pode assumir um caráter mais dinâmico ou mais estático, mais natural ou mais forçado, mais ou menos interessante, mais objetivo ou mais subjetivo.

Existem três tipos de discurso em um texto narrativo, sendo o discurso direto, indireto e livre:

  • Discurso direto – transcreve a fala das personagens de maneira exata, sem a participação do narrador.
  • Discurso indireto – o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.
  • Discurso indireto livre – permite que os acontecimentos integralmente inseridos na voz do narrador e na fala direta das personagens.

Dicas de como fazer um bom texto narrativo

Para escrever uma redação narrativa é preciso estar atento à construção e caracterização dos diversos aspectos. Ficar atento aos detalhes dos elementos da narração ajudam a escrever um bom texto narrativo. Confira algumas dicas importantes;

  • Ler textos narrativos como romances, contos e crônicas nos quais predominam a narração, pois a leitura aprimora a habilidade de construção de textos;
  • Ler jornais e revistas para observar as características de um texto narrativo e entender a estrutura utilizada pelo texto jornalístico;
  • Atentar-se para a estrutura da narração na elaboração do texto, colocando introdução, desenvolvimento e conclusão para que a história não seja prejudicada e facilite a compreensão do texto pelo leitor;
  • Descrever as personagens, o espaço e tempo com clareza já na introdução para que os leitores possam compreender todo o desenrolar da história;
  • Lembrar dos detalhes no desfecho da redação de modo que ele conclua todo o enredo, pois esquecer algum detalhe pode atrapalhar o entendimento do leitor;
  • Exercitar a elaboração de textos narrativos, pois a prática é uma forma constante de aperfeiçoamento.

Resumo sobre texto narrativo

Todo texto que narra uma história través de uma sequência de acontecimentos pode ser considerado um texto narrativo. Com isso se apresenta os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.

Dessa tipologia textual destacam-se os seguintes gêneros: romance, novela, conto, crônica e fábula.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

DIAS, Fabiana. Texto Narrativo; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/texto-narrativo >. Acesso em 22 de janeiro de 2020 às 19:07.

Copiar referência

Outros Artigos de Língua Portuguesa

Trovadores apresentando em forma de cantiga o que foi escrito em seus textos com seus instrumentos.

Características do Trovadorismo

As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]

Chegada dos portugueses.

Características do Quinhentismo

As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]

Características do Classicismo

As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]

Características do Arcadismo

As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]