Tipos de Energia

São capazes de realizar trabalho e movimento

Existem na natureza diversos tipos de energia. Eles são responsáveis por gerar trabalho e podem se manifestar por meio do movimento, calor, som e outras formas. Quando transformadas em eletricidade, a energia se apresenta em forma de luz que chega às casas, ruas e comércios.

A eletricidade tem inúmeras utilidades hoje em dia. Dá pra pensar o mundo sem a eletricidade? Hoje usamos essa tecnologia para fins básicos, como cozinhar, até os fins mais especiais, como máquinas em hospitais. Isso sem contar o uso da eletricidade para os meios tecnológicos disponíveis hoje, como os celulares e os computadores,.

Dentre os vários tipos de energia disponíveis hoje, existem os que são classificados como renováveis e não renováveis. Conheça abaixo os principais conceitos que envolvem os tipos.

Conceito de energia

Energia é a capacidade de um ente (coisa, objeto) realizar trabalho, ou seja, mover, deslocar e transformar. Cientificamente isso significa que certas mudanças passam a ocorrer na estrutura de dois objetos quando eles interagem. Essas transformações podem ser observadas na forma de calor, movimento, luz, som, fogo.

Segundo a Lei de Lavoisier, a matéria não é criada nem destruída do nada, ela apenas se transforma. Assim, a energia térmica liberada pelo sol pode se transformar em energia elétrica.

Placas solares para captar esse tipo de energia
A energia solar é um dos tipos de energia (Foto: Pixabay)

Tipos de energia

A natureza tem diversas fontes de energia. Elas podem ser encontradas nas ondas do mar, no movimento dos ventos, no interior da terra e até no calor que irradia do sol.

Esses tipos de energia podem ser classificados como cinética, potencial, térmica, química, elétrica e radiante encontradas, além de separadas como fontes renováveis e não renováveis. Entenda abaixo sobre algumas delas.

Energia renovável e não renovável

As energias não renováveis são aquelas que têm fontes finitas, ou seja, podem acabar a qualquer momento. São as energias derivadas dos combustíveis fósseis como o petróleo, gás natural e o carvão mineral. Atualmente existe um discussão sobre a dependência do uso desse tipo de energia pelo homem e como são grandes poluidoras do meio ambiente.

As energias renováveis, por outro lado, são aquelas que têm fonte inesgotável ou com capacidade de reposição natural rápida. São, por exemplo, energia solar, eólica, biomassa, geotérmica, hidrelétrica, maremotriz e outras.

O Brasil se destaca mundialmente com a geração de energia hidrelétrica e energia eólica. Também existem vários avanços na área da produção de energia solar e até pesquisas para geração de energia a partir das marés.

Tipos de energia: combustão fósforo
A combustão realizada pelo fósforo é um exemplo dos tipos de energia. (Imagem: Pixabay)

Quais os principais tipos de energia?

Conheça agora os principais tipos de energia que encontramos na natureza e como são utilizados.

Energia cinética

É a forma associada ao movimento dos corpos e se relaciona com a massa e velocidade do objeto. Quanto maior for a velocidade de deslocamento de um corpo, maior será a energia cinética liberada.

A energia cinética liberada por um objeto pode ser calculada pela fórmula seguinte:

Ec = mv² / 2

Em que,

Ec: energia cinética, medida em Joule (j);

m: massa do corpo;

v: velocidade do movimento, medida em m/s.

Energia potencial

É a energia armazenada em um objeto que está parado. A liberação dessa energia somente acontece quando o corpo é provocado. Existem dois tipos de energia potencial: a gravitacional (quando sofre influencia da gravidade) e elástica (força que a mola realiza em determinado objeto).

Energia térmica

É a energia que se apresenta na forma de calor e temperatura. Assim como na energia cinética, quanto maior for a temperatura, maior será a energia térmica liberada pelo corpo. Pela lei da termodinâmica, quando dois ou mais objetos com temperaturas diferentes estão próximos, a tendência é que as temperaturas se igualem depois de certo tempo.

Energia química

É aquela liberada a partir das reações químicas. Toda matéria é formada por ligações químicas dos átomos. Quando esse corpo passa por uma forte interferência, as ligações são quebradas e uma energia é liberada desse processo. A energia desprendida pode ser usada para ligar aparelhos (pilhas) ou movimentar objetos como o automóvel.

Energia elétrica

A energia elétrica é um dos tipos de energia mais utilizado no mundo atualmente. Por meio dela, a eletricidade chega as casa e as pessoas podem ligar seus eletrodomésticos. Em sua maior parte, é produzida em usina hidrelétrica; mas também podem ser gerada nas usinas nuclear, eólica, solar.

Após sua produção, a energia elétrica é enviada para o consumidor final através de uma complexa e integrada rede de transmissão composta por conversores, fios e enormes torres.

Energia radiante

É a energia liberada pela radiação eletromagnética. Ela se propaga em todas as direções a partir de sua fonte e se apresenta na forma de luz, calor, raios. Essas ondas podem atravessar objetos e até espaços vazios. Ela consegue chegar a uma velocidade de velocidade de 300.000 km/s no vácuo.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Rosa, Joseane. Tipos de Energia; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/tipos-de-energia >. Acesso em 18 de novembro de 2019 às 16:26.

Copiar referência

Outros Artigos de Física

Alicate feito com isolantes e condutores de energia.

Condutores e isolantes

Os materiais condutores e isolantes fazem parte do estudo da […]

Panela no fogão

Condução térmica

A condução térmica é o processo de transferência de calor […]

Modelo atômico.

Carga Elétrica

A carga elétrica é uma propriedade das partículas que estabelece […]

Capacitores

Associação de capacitores

A associação de capacitores é a combinação de vários capacitores […]