Turquia

País transcontinental

A Turquia, país cujo nome oficial é República da Turquia, está localizado entre dois continentes. Ele ocupa a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental, no sudeste da Europa.

O país euro-asiático é considerado o terceiro mais populoso de toda a Europa, ficando atrás apenas da Alemanha. Além disso, a república faz fronteira com mais oito países. São eles: Bulgária, Grécia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Irã, Iraque e Síria.

Informações gerais

  • Capital: Ancara;
  • Extensão territorial: 783.560 km²;
  • Habitantes: 78.665.830 habitantes, segundo os dados de 2015;
  • Religião: Islamismo, com pequenos grupos de judeus e cristãos;
  • Sistema de Governo: República parlamentarista;
  • Clima: Mediterrânico;
  • Idioma: Turco;
  • Moeda: Lira turca.

História da Turquia

Os primeiros habitantes do país chegaram a região em meados do século XI. Esse processo aconteceu devido a uma batalha, conhecida como Batalha Manziquerta, conflito em que o Império Seljúcida saiu vitorioso diante do Império Bizantino. Dessa forma, os turcos puderam construir o Reino de Anatólia.

Com o passar dos anos e a decadência do Primeiro Império, outros povos tornaram-se independentes e começaram a expandir, entre eles os otomanos. Eles deram origem a um novo império, o Império Otomano, que teve o seu auge entre os séculos XVI e XVII.

Com os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial, os otomanos foram derrotados e tiveram seus territórios ocupados pelos vitoriosos do conflito. Como tinha uma relação muito próxima com a Alemanha, que saiu derrotada, o Império reduziu o seu tamanho físico e perdeu parte do poder militar.

Diante dessa situação, foi estabelecida, em 1923, a República da Turquia. O nome do país provem do latim medieval “Turchia”. A primeira referência de origem da palavra data de 1369, composto por duas partes: “Türk”, que quer dizer “ser humano” ou “forte”, aplicando-se aos habitantes da Turquia ou turcomanos e o sufixo “iye”, que significa “proprietário” ou “relacionado com”.

Localização

Os mares que banham a Turquia são: Mar Mediterrâneo, Mar Negro, Mar Egeu e Mar de Mármara. Seu território tem a aparência de um retângulo.

A parte europeia, a Trácia Oriental, que constitui 3% da área total do país, está localizada a oeste do mar de Mármara e dos Estreitos Turcos. A parte asiática, península da Anatólia, a qual constitui 97% da Turquia, está situada à leste.

O país abriga a maior cidade da Europa: Istambul, o que faz muitas pessoas acharem que essa seja a capital da Turquia. Isso acontece porque durante muito tempo a cidade foi capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano. Contudo, desde a queda desse último império, em 1923, que Ancara tornou-se a capital oficial.

Capital da Turquia Ancara
Ancara, capital da Turquia. (Foto: Wikipedia)

Economia

A economia do país é a 17° em PIB nominal. A agricultura tradicional é um dos grandes destaques da Turquia, com a produção de diversos frutos secos e grãos, sendo o trigo o produto em maior evidência. No ano de 2010, o setor agrícola foi responsável por cerca de 30% dos empregos gerados no país.

O país desempenha um importante papel na indústria de base, bancos, transportes e comunicações. Outras áreas importantes da economia turca são os setores de construção, eletrodomésticos, eletrônicos, têxteis, refinação de petróleo, petroquímica, alimentos, mineração, siderurgia, indústria de máquinas e automobilística.

No setor automobilístico, o país foi classificado como o sexto maior produtor da Europa, atrás apenas do Reino Unido, e o 15º do mundo, com a produção de 1.147. 110 veículos, em 2008. Além disso, é umas das principais nações na área de construção naval.

Membro da G-20 e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o país é visto como um potência regional econômica e política, além de ser destaque em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.

Em 2017, a República da Turquia atraiu a visita de 32 milhões de turistas internacionais, principalmente de brasileiros, após a passagem de uma novela, em que a língua e a cultura do país foi bastante explorada.

Cultura turca

A cultura da Turquia tem origem na união das civilizações árabes, persas e bizantinas, que formavam o antigo Império Otomano, e um pouco da cultura ocidental.

A bandeira do país é vermelha e tem o símbolo de uma lua crescente com uma estrela ao meio, na cor branca, fazendo referência ao símbolo da principal religião da República, o  islamismo.

A mais falada das línguas turcomanas é o turco, pois ela está presente no vocabulário de grande parte dos países europeus. Na língua portuguesa, existem diversas palavras de origem turca, como odalisca, por exemplo, do turco “odalick”, que significa camareira ou doméstica.

No país, o beijo entre os homens é um hábito bastante comum na hora de se cumprimentar, assim como é possível ver amigos andando de mãos dadas pelas ruas. É uma tradição religiosa as mulheres vestirem-se de roupas escuras, cobrindo todo o corpo, enquanto os homens usam turbantes.

A cerimônia da Sema, é um espetáculo tradicional no país, fundado, inclusive, como patrimônio imaterial da cultura turca. A cozinha, por sua vez, é bastante celebrada e conhecida no mundo todo. Entre os líquidos mais famosos, estão os chás e os cafés turcos.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDONÇA, Camila. Turquia; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/turquia >. Acesso em 18 de novembro de 2019 às 16:32.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]