Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Umbanda
Religião
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Religião » Umbanda
Postado por o_autor2019 em 11/12/2018 e atualizado pela última vez em 22/09/2020
A Umbanda é uma religião de raiz afro-brasileira criada no país por Zélio Fernandino de Moraes, em 1908. Ela tem sintetizada elementos do espiritismo, catolicismo e também do candomblé, além de outros. No Brasil 0,3% são adeptos a essa crença, segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).
A palavra Umbanda tem origem na língua quimbunda de Angola que diz respeito a "magia" ou “arte de curar". Mas, no I Congresso Brasileiro de Espiritismo de Umbanda foi declarado que o vocábulo vinha dos termos do sânscrito “aum” e “bhanda” cujo correspondem ao “limite no ilimitado”.
A palavra Umbanda tem origem na língua quimbunda de Angola que diz respeito a "magia" ou “arte de curar".
Essa religião agrega vários elementos dentre eles: africanos, com a tradição dos orixás, sincretismo ligado ao catolicismo e os elementos indígenas e espíritas. Ela tem também várias vertentes, sendo algumas identificadas como Tradicional, Mista, Esotérica, Astrológica, Sagrada, dentre outras.
Apesar das diferentes vertentes existem, no entanto, princípios que são comuns para todos os seguimentos de Umbanda. São eles: crença nos orixás, crença nos antepassados, reencarnação, imortalidade da alma, cresça em um deus único chamado de Olorum e a lei de causa e efeito como “o bem recebe o bem e o mal colhe da justiça divina”.
São eles: crença nos orixás, crença nos antepassados, reencarnação, imortalidade da alma, cresça em um deus único chamado de Olorum e a lei de causa e efeito como “o bem recebe o bem e o mal colhe da justiça divina”
Para prestar culto, os umbandistas reúnem-se em locais denominados como terreiro, barracão ou casa. A parte estrutural dos terreiros contém assentamento, peji, congá, porteira (ou tronqueira), cruzamento das almas e roncó (anexo do terreiro).
As cerimônias dos religiosos são realizadas em ambientes próximos ou junto à natureza, como: rios e cachoeiras.
Como vimos, é atribuído a Zélio Fernandino de Moraes o surgimento da Umbanda. Ele nasceu em 10 de abril de 1891, na cidade de São Gonçalo, Rio de Janeiro e morreu no dia 3 de outubro de 1975.
Em 1918 Zélio Fernandino de Moraes fundou sete tendas de Umbanda. São elas: Tenda Nossa Senhora da Guia, Tenda Nossa Senhora da Conceição, Tenda Santa Bárbara, Tenda São Pedro, Tenda Oxalá, Tenda São Jorge e Tenda São Jerônimo.
Em 1918 Zélio Fernandino de Moraes fundou sete tendas de Umbanda
De acordo com o censo de 2010 do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), os adeptos da umbanda e do candomblé somam juntos 0,3% no Brasil. Os dois primeiros lugares no ranking são ocupados pelos católicos romanos e evangélicos pentecostais/neopentecostais. Em terceiro lugar aparecem os sem religião.
De acordo com o censo de 2010 do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), os adeptos da umbanda e do candomblé somam juntos 0,3% no Brasil
Conforme o IBGE, com base no senso do mesmo ano, em relação ao recorte por cor, a maioria dos adeptos a essa religião no Brasil são negros. “A maior representatividade de pretos foi verificada na Umbanda e Candomblé, com 21,1%”, diz a pesquisa.
Em 1961 os religiosos José Manoel Alves e Dalmo da Trindade Reis compuseram o hino da Umbanda. A canção foi oficializada durante o segundo Congresso Brasileiro de Umbanda presidido por Henrique Landi Júnior. Confira abaixo o hino completo.
Em 1961 os religiosos José Manoel Alves e Dalmo da Trindade Reis compuseram o hino da Umbanda. A canção foi oficializada durante o segundo Congresso Brasileiro de Umbanda presidido por Henrique Landi Júnior
Refletiu a luz divina Em todo seu esplendor É do Reino de Oxalá Onde há paz e amor. Luz que refletiu na Terra Luz que refletiu no Mar Luz que veio de Aruanda Para tudo iluminar Umbanda é paz e amor Um mundo cheio de luz É a força que nos dá vida E a grandeza nos conduz. Avante filhos de fé Como a nossa lei não há Levando ao mundo inteiro A bandeira de Oxalá.
As entidades são os espíritos manifestos na Umbanda. Existem vários, a lista abaixo apresenta alguns exemplos:
Exus: são os que propagam mensagens dos orixás;
A história do início dessa crença é atribuída a um episódio em que Zélio, aos 17 anos, preparava-se para ingressar na Marinha do Brasil. Ele então sofreu uma paralisia que os médicos não conseguiam melhorá-lo. A partir de então Zélio teria incorporado um espírito chamado de “Caboclo das Sete Encruzilhadas”. Este, ajudou a Zélio a fundar a religião.
Batismo: o batismo é realizado pelo líder da Umbanda que podem ser o Bablorixá ou a Yalorixá;
, . Umbanda; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/umbanda >. Acesso em 23 de setembro de 2020 às 17:18.
As Dez Pragas do Egito foram dez desastres que ocorreram […]
O catolicismo é uma religião cristã que se tornou oficial […]
O sincretismo é definido como a fusão de várias religiões. […]
A Igreja Ortodoxa reúne a segunda maior comunidade cristã do […]