Usina Termoelétrica

Instalação industrial usada para geração de energia elétrica

Usina termoelétrica consiste em uma instalação industrial que gera eletricidade a partir do calor produzido pela queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, óleo, gás, entre outros) ou por outras fontes de calor como a madeira, bagaços e urânio enriquecido. Independente do combustível empregado, as formas de produção da energia são muito parecidas.

Assim como na energia hidrelétrica, em que um gerador impulsionado pela água gira transformando a energia potencial em energia elétrica, nas Usinas Termoelétricas a fonte de calor esquenta uma caldeira com água, gerando assim vapor d’água em alta pressão. O vapor, por conseguinte, move as pás da turbina do gerador.

Logística da Usina Termoelétrica

Na Usina Termoelétrica, quando o combustível é queimado, ele aquece um reservatório com água, produzindo vapor com uma pressão muito alta, capaz de mover as pás de uma turbina, que por sua vez, aciona o gerador.

O funcionamento das termelétricas ou termoelétricas é basicamente dessa maneira.

De uma maneira mais sucinta, o processo mencionado acima compõe a logística de uma Usina Termoelétrica.

Contudo, existem múltiplos fatores a serem considerados, já que há um conjunto de etapas com recursos diversificados e que juntos formam todo esse processo de geração.

A eletricidade é produzida a partir da energia cinética obtida pela passagem do vapor pela turbina, transformando a potência mecânica em potência elétrica. A energia gerada é transmitida através de cabos, que por sua vez é levada aos transformadores, onde tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidores. Após isso, a energia é distribuída para consumo.

Uma das maneiras de aquecer esses reservatórios de água da Usina Termoelétrica é através da queima dos combustíveis fósseis ou fissão nuclear.

Como já mencionado, os combustíveis mais utilizados são óleo combustível, óleo diesel, gás natural, urânio enriquecido e o carvão mineral.

Contudo, qualquer produto capaz de gerar calor pode ser usado como combustível, desde o bagaço de diversas plantas até restos de madeira.

A Usina Nuclear também é exemplo de geração de energia termoelétrica, porque as reações nucleares são realizadas com o propósito de aquecer a água dos reservatórios e produzir vapor, dessa forma gerando eletricidade.

A primeira Usina Termoelétrica do Brasil foi inaugurada em 1883, em Campos dos Goytacazes. A maior usina termelétrica a carvão mineral do Brasil é o Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda em Santa Catarina.

Saiba mais ! Nas termelétricas, a caldeira é aquecida com água e produz vapor que em alta pressão move as pás da turbina do gerador. A energia nuclear, por meio de reações nucleares, também é uma fonte de calor para aquecer a água. Por sua vez, após ter movimentado as turbinas o vapor é transportado a um condensador que será resfriado para ser reutilizado em um novo ciclo.

Registro interno da Usina Termoelétrica de Camaçari.
Foto da Usina Termoelétrica em Camaçari, Bahia, Brasil. (Foto: Wikipédia)

Usina Termoelétrica: Vantagens

Na Usina Termoelétrica um dos combustíveis mais utilizados é o carvão mineral. A rocha sedimentar de cor preta ou marrom é uma das fontes de geração de calor mais abundantes e que menos onera em comparação aos demais combustíveis.

Além disso, as Usinas Termoelétricas ocupam uma área pequena e possuem um nível de produtividade quase duas vezes maior do que as usinas hidrelétricas, e são mais rápidas de serem construídas.

Uma Usina Termoelétrica pode ser instalada em locais próximos às regiões de consumo, reduzindo o custo com torres e linhas de transmissão e perdas durante a transmissão da eletricidade.

É, também, uma excelente alternativa para países que não dispõem de outras fontes de energia.

Desvantagens

As fontes de energia empregadas pela Usina Termoelétrica não é renovável. Isso acaba gerando muita apreensão em relação a disponibilidade desses recursos na natureza a médio e longo prazo. Além disso, ocorre emissão de muitos poluentes durante a produção de eletricidade nas termoelétricas.

Com a queima do combustível fóssil, emite-se toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera, além dos lixos radioativos que são gerados pelas usinas nucleares.

Outro fator que deve ser levado em consideração a respeito das Usinas Termoelétricas é sobre o elevado consumo de água, que é utilizada tanto para a geração de calor quanto para alimentar o sistema de refrigeração das turbinas.

Outra desvantagem da Usina Termoelétrica é o preço final que chega para os consumidores. São valores maiores se comparados a outras fontes de geração de eletricidade, como as hidrelétricas por exemplo.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

, . Usina Termoelétrica; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/usina-termoeletrica >. Acesso em 01 de outubro de 2020 às 22:12.

Copiar referência

Outros Artigos de Física

ímã com parafusos.

Força Magnética

A força magnética está relacionada com os ímãs. Eles criam […]

Perfil de Isaac Newton

Energia Potencial Gravitacional

Energia Potencial Gravitacional está na força de atração que cada […]

Alicate feito com isolantes e condutores de energia.

Condutores e isolantes

Os materiais condutores e isolantes fazem parte do estudo da […]

Panela no fogão

Condução térmica

A condução térmica é o processo de transferência de calor […]